Resumo do conteúdo
- Você baixa vídeo explicativo sobre o principal ponto de frenagem do traçado oval de Goiânia, com narração de Ricardo Maurício: baixar via WeTransfer ou via YouTube;
- Rubens Barrichello mal chegou da Argentina, onde participou de um evento, e já liderou o primeiro treino livre da segunda etapa da Stock Car Pro Series. Rafael Suzuki foi o segundo colocado, seguido por Ricardo Zonta;
- Largada da primeira corrida acontece às 15h10 deste domingo (20) com transmissão ao vivo de Band, SporTV e várias plataformas digitais
Com sol e calor, o Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, foi o palco para o início das atividades da segunda etapa da Stock Car Pro Series. Os pilotos foram para os 2.695 metros do circuito oval para apenas um treino livre, no início da tarde. E Rubens Barrichello, que busca o desempate contra Ricardo Maurício em número de vitórias na capital goiana, foi o mais veloz do dia.
O campeão de 2014 marcou 50s190 em sua melhor volta, 0s209 mais veloz que Rafael Suzuki, da mesma equipe Full time, o segundo colocado. “Eu estou muito feliz com o balanço do carro. Goiânia para mim sempre traz um ar de casa. A gente começou muito bem. Aqui tem esse jogo de vácuo aqui e ali, mas o fato de termos começado bem é super encorajador”, disse Rubinho.
Do tempo marcado por Barrichello ao penúltimo da tabela, o estreante André Moraes Júnior, da Hot Car, 0s972 – menos de um segundo de diferença. O próprio André destacou a importância do uso do vácuo no traçado. “Hoje optamos por fazer uma aclimatação com o carro e com a pista, já que nunca andei neste circuito oval de Goiânia. Para conseguir uma volta rápida é essencial andar no vácuo de outro carro aqui. Como estávamos testando algumas coisas no carro e focando no programa de adaptação, andamos praticamente sozinhos na pista, longe de outros carros. Mesmo assim, estou feliz com o progresso e empolgado para o fim de semana”, explicou.
Ricardo Maurício, da Eurofarma-RC, empatado em número de vitórias em Goiânia com Barrichello (seis para cada), terminou o dia no quarto lugar. Dos 34 carros inscritos para a segunda etapa, 33 treinaram. A ausência ficou por conta do tricampeão Daniel Serra, também da Eurofarma-RC, que está nos Estados Unidos disputando as Mil Milhas de Sebring, prova válida pelo Campeonato Mundial de Endurance, onde o piloto defende a Ferrari na classe GT-Pro. Ele termina a corrida e voa da Flórida direto para Goiânia a tempo de largar no domingo às 15h10.
No sábado (19) a partir das 14h30, a classificação será transmitida ao vivo por SporTV, pelo YouTube da Stock Car e pelo Motorsport.TV. No domingo (20), todas as plataformas transmitem as duas corridas da categoria a partir das 15h10, além da Band, que também mostra as duas corridas ao vivo.
A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.
Resultado do Treino Livre
1. 111 Rubens Barrichello (Full Time/Toyota) – 50s190
2. 8 Rafael Suzuki (Full Time/Toyota) – a 0s219
3. 10 Ricardo Zonta (RCM/Toyota) – a 0s249
4. 90 Ricardo Maurício (Eurofarma-RC/Chevrolet) – 0s307
5. 73 Sérgio Jimenez (Scuderia Chiarelli/Toyota) – a 0s309
6. 80 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet) – a 0s317
7. 101 Gianluca Petecof (Full Time/Toyota) – a 0s325
8. 43 Pedro Cardoso (KTF/Chevrolet) – 0s361
9. 30 Cesar Ramos (Ipiranga-A.Mattheis/Toyota) – a 0s373
10. 11 Gaetano di Mauro (KTF/Chevrolet) – a 0s405
12. 51 Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet) – a 0s405
13. 85 Guilherme Salas (KTF/Chevrolet) – a 0s407
13. 6 Tony Kanaan (Full Time/Toyota) – a 0s422
14. 19 Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet) – a 0s430
15. 33 Nelsinho Piquet (TMG/Toyota) – a 0s462
16. 83 Gabriel Casagrande (Vogel A.Mattheis/Chevrolet) – a 0s473
17. 44 Bruno Baptista (RCM/Toyota) – a 0s502
18. 121 Felipe Baptista (KTF/Chevrolet) – a 0s543
19. 4 Júlio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet) – a 0s549
20. 28 Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet) – a 0s557
21. 110 Felipe Lapenna (Hot Car/Chevrolet) – a 0s586
22. 12 Lucas Foresti (KTF/Chevrolet) – a 0s596
23. 70 Diego Nunes (Blau/Chevrolet) – a 0s598
24. 3 Rodrigo Baptista (Crown/Chevrolet) – a 0s642
25. 18 Allam Khodaair (Blau/Chevrolet) – a 0s668
26. 117 Matías Rossi (Vogel A.Mattheis/Toyota) – a 0s696
27. 88 Beto Monteiro (Scuderia Chiarelli/Toyota) – a 0s702
28. 5 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet) – a 0s748
29. 21 Thiago Camilo (Ipiranga A.Mattheis/Toyota) – a 0s759
30. 0 Cacá Bueno (Crown/Chevrolet) – a 0s824
31. 86 Gustavo Frigotto (RKL/Chevrolet) – a 0s934
32. 22 André Moraes Jr. (Hot Car/Chevrolet) – a 0s972
33. 55 Renato Braga (RKL/Chevrolet) – a 1s082
2ª Etapa – Stock Car Pro Series 2022
GOIÂNIA (GO)
Autódromo Internacional de Goiânia
ANEL EXTERNO
Extensão: 2.695 metros
Sentido: horário
Curvas: 3 (todas à direita)
Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro esquerdo
Inauguração: 1974
Previsão climática: Mínima de 20ºC e Máxima de 32ºC, com 1% de possibilidade de chuva no domingo de acordo com o AccuWeather.
Vencedores em 2021: Ricardo Maurício venceu as duas corridas na etapa do Anel Externo em 2021.
PROGRAMAÇÃO DA ETAPA
Sábado, 19 de março
10h25 – Stock Car Pro Series – 2º treino, 1º Grupo
11h05 – Stock Car Pro Series – 2º treino, 2º Grupo
14h30 – Stock Car Pro Series – Classificação
Domingo, 20 de março
15h10 – Stock Car Pro Series – Corrida 01 (30 minutos + 1 volta)
15h37 – Stock Car Pro Series – Corrida 02 (30 minutos + 1 volta)
Sobre a FRAS-LE:
No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.
A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.
Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock
Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.
FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial
FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil
Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517
Roberta Duarte – Fras-le FREMAX
roberta.duarte@fras-le.com