Capa

Fras-le & Fremax (Stock Car)

Stock Car: Barrichello encara "castigo" para cravar a pole position em Goiânia

Tomada de tempos aconteceu em uma fase, com os pilotos divididos em grupos de três e quatro carros. Um dos primeiros a ir para a pista, Rubens Barrichello cravou 50s111 e não foi superado por ninguém

19.03.2022  |  351 visualizações

Resumo do conteúdo

- Você baixa vídeo explicativo sobre o principal ponto de frenagem do traçado oval de Goiânia, com narração de Ricardo Maurício: baixar via WeTransfer ou via YouTube; material para livre uso editorial; 

- Temperatura ambiente de 31ºC durante o classificatório, com asfalto registrando 47ºC;

- Toyota dominou as quatro primeiras posições do grid com Barrichello, Rossi, Ramos e Zonta; líder do campeonato, Casagrande larga em 12º; Resultado final teve 31 pilotos dentro do mesmo segundo;

- Largada da primeira corrida acontece às 15h10 deste domingo (20) com transmissão ao vivo de Band, SporTV e várias plataformas digitais

Uma tarde quente marcou a tomada classificatória de tempos para a segunda etapa da temporada 2022 da Stock Car Pro Series em Goiânia (GO) neste sábado (19), em que Rubens Barrichello marcou a pole position para a corrida que começa neste domingo (20) às 15h10 com transmissão ao vivo de Band, SporTV e plataformas digitais oficiais da categoria.

Pouco antes do início da classificação, foi anunciada uma mudança no formato visando a segurança dos pilotos no veloz traçado oval de 2.695 metros, que exige duas freadas fortes e registra velocidades superiores a 250 km/h. Tradicionalmente, os pilotos vão à pista divididos em dois grupos de acordo com a classificação do campeonato; os 15 mais rápidos passam à segunda fase e os seis mais rápidos do Q2 disputam a pole position no Q3.

Em Goiânia, os pilotos foram divididos em nove grupos – sete com quatro pilotos e dois com três – de acordo com a posição no campeonato, em uma fase apenas. Cada piloto tinha direito a três voltas cronometradas. Barrichello fez parte dos quatro primeiros pilotos a irem para a pista sob 31 graus – no asfalto, a temperatura era de 47ºC. O formato se mostrou competitivo: dos 33 pilotos que foram à pista, 31 registraram tempos dentro do mesmo segundo do pole.

Rubinho foi à pista na companhia de Matías Rossi, Renato Braga e André Moraes Júnior. O piloto da Full Time Sports registrou 50s111 e só lhe restou esperar nos boxes da equipe de olho na tela da cronometragem vendo todos os outros tentarem superar sua marca, o que não aconteceu.

“A pior coisa era ficar de castigo olhando para a tela da cronometragem e esperando os outros passarem nesse método que foi a classificação aqui. Era um vazio enorme, mas valeu cada segundo”, disse o campeão de 2014 da Stock Car e maior vencedor da categoria em Goiânia – condição que ele divide com Ricardo Maurício, vencedor das duas provas no oval da capital goiana em 2021 e que larga amanhã da nona posição.

No classificatório não era permitido aos pilotos buscar o vácuo dos carros à frente, colocando todos em condições iguais na disputa pela pole. “O equilíbrio do carro foi fundamental. Treinei bastante tempo sozinho, sem vácuo. Tive chance de me equilibrar bem. Desde que desceu do caminhão meu carro já estava voador. Estou muito, muito feliz”, afirmou.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!
“O equilíbrio do carro foi fundamental. Treinei bastante tempo sozinho, sem vácuo. Tive chance de me equilibrar. Meu carro desceu do caminhão já voando. São aquelas coisas que acontecem. Eu ia sair do grupo 2, aí mudou por segurança. A pior coisa era ficar de castigo olhando para a tela da cronometragem e esperando os outros passarem nesse método que foi a classificação aqui. Era um vazio enorme, mas valeu cada segundo”.”.
(Rubens Barrichello, Full Time Sports – Toyota Corolla #111)

A pista de Goiânia na ótica da FRAS-LE & FREMAX
“Goiânia é um dos melhores circuitos do Brasil, o que torna a prova sempre muito competitiva. O clima da cidade não costuma ser muito favorável para o resfriamento do carro como um todo, principalmente para os freios. Umidade do ar baixa, temperatura ambiente e do asfalto elevadas... tudo isso colabora para ser um dos circuitos mais difíceis para aplicação de freio. Isso sem contar que as velocidades de reta que são altas e isso exige muito mais dos freios”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

Resultado do Classificatório / Grid de Largada:
1. #111 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla), 50.111
2. #117 Matias Rossi (AMattheis Vogel Motorsport/Corolla), 50.256
3. #30 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla), 50.267,
4. #10 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla), 50.276
5. #4 Julio Campos (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), 50.331
6. #44 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Corolla), 50.354
7. #8 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Corolla), 50.375
8. #6 Tony Kanaan (Full Time Bassani/Corolla), 50.380
9. #90 Ricardo Mauricio (Eurofarma-RC/Cruze), 50.399
10. #33 Nelson Piquet Jr (Motul TMG Racing/Corolla), 50.411
11. #5 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze), a 50.437
12. #83 Gabriel Casagrande (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze), a 50.448
13. #21 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla), a 50.453
14. #73 Sergio Jimenez (Scuderia Chiarelli/Corolla), a 50.459
15. #19 Felipe Massa (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), a 50.475
16. #80 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze), 50.513
17. #11 Gaetano di Mauro (KTF Sports/Cruze), 50.527
18. #51 Átila Abreu (Shell V-Power/Cruze), 50.531
19. #28 Galid Osman (Shell V-Power/Cruze), 50.573
20. #70 Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze), 50.578
21. #43 Pedro Cardoso (Crown II Racing/Cruze), 50.585
22. #18 Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze), a 50.610
23. #85 Guilherme Salas (KTF Racing/Cruze), 50.720
24. #101 Gianluca Petecof (Full Time Sports/Corolla), 50.795
25. #110 Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Cruze), a 50.835
26. #3 Digo Baptista (Crown Racing/Cruze), 50.954
27. #0 Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze), 50.985
28. #88 Beto Monteiro (Scuderia Chiarelli/Corolla), 50.987
29. #86 Gustavo Frigotto (RKL Competições/Cruze), 51.027
30. #121 Felipe Baptista (KTF Racing/Cruze), 51.034
31. #12 Lucas Foresti (KTF Sports/Cruze), 51.098
32. #22 A.Moraes Jr (Hot Car Competições/Cruze), 51.212
33. #55 Renato Braga (RKL Competições/Cruze), 51.231
34. #29 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Cruze), não classificou

2ª Etapa – Stock Car Pro Series 2022
GOIÂNIA (GO)
Autódromo Internacional de Goiânia
ANEL EXTERNO
Extensão:
 2.695 metros
Sentido: horário
Curvas: 3 (todas à direita)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro esquerdo

Inauguração: 1974
Previsão climática: Mínima de 20ºC e Máxima de 32ºC, com 1% de possibilidade de chuva no domingo de acordo com o AccuWeather.
Vencedores em 2021: Ricardo Maurício venceu as duas corridas na etapa do Anel Externo em 2021.

PROGRAMAÇÃO DA ETAPA
Domingo, 20 de março
15h10 – Stock Car Pro Series – Corrida 01 (30 minutos + 1 volta)
15h37 – Stock Car Pro Series – Corrida 02 (30 minutos + 1 volta)

Sobre a FRAS-LE:
No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda. 

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.


FRAS-LE
Site: 
www.fras-le.com
Facebook: 
@FrasleOficial
Instagram: 
@frasleoficial

FREMAX:
Site: 
www.fremax.com
Facebook:
@FremaxBrasilOficial
Instagram: 
@fremaxbrasil

Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Roberta Duarte – Fras-le FREMAX
roberta.duarte@fras-le.com

  • Rubens Barrichello é o pole position da etapa de Goiânia da Stock Car
    (Luís França/P1 Media Relations)

  • Barrichello tem seis vitórias em Goiânia pela Stock Car
    (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

  • O argentino Matías Rossi faz sua primeira prova em 2022 e larga em segundo
    (Luís França/P1 Media Relations)

  • Cesar Ramos larga da terceira posição neste domingo às 15h10
    (Luís França/P1 Media Relations)

Leia também...

17.12.2023

Gabriel Casagrande é bicampeão da Stock Car Pro Series em dia com vitórias de Ricardo Zonta e Felipe Massa

Grande final da temporada 2023 foi com altas doses de emoção, disputas e pilotos jogando com as estratégias de paradas nos boxes

13.12.2023

Com sete candidatos ao título, Interlagos recebe a etapa final da Stock Car Pro Series neste fim de semana

Sistema de freios pode ser grande trunfo na busca pelo tão sonhado troféu da temporada 2023 da principal categoria do automobilismo nacional

26.11.2023

Cascavel tem corridas espetaculares e a primeira vitória de Felipe Massa na Stock Car

Ele e Bruno Baptista foram os vencedores deste domingo (26) no oeste do Paraná na penúltima etapa do campeonato, em final de semana difícil para os líderes do campeonato

22.11.2023

Stock Car: Cascavel recebe e a penúltima etapa da temporada na pista mais "amiga" dos freios do calendário

Circuito do Oeste Paranaense é de alta velocidade e não exige tanto do sistema de freios Fras-Le/FREMAX

Entre em contato