Capa

Fras-le & Fremax (Stock Car)

Os números do retorno da Stock Car ao Rio de Janeiro

Nova e veloz pista do galeão representará grandes desafios aos freios
(Luis França/P1 Media Relations)

Circuito recebe o nome de Cacá Bueno, maior vencedor da Stock no RJ
(Luis França/P1 Media Relations)

Rubens Barrichello venceu as duas provas de Goiânia na etapa anterior
(Luis França/P1 Media Relations)

Gabriel Casagrande segue na liderança do campeonato
(Vanderley Soares/P1 Media Relations)

35,3% dos pilotos que disputaram a última prova da categoria no Rio de Janeiro, em 2012, seguem no grid atual; 64,7% disputam uma prova da Stock Car em solo carioca pela primeira vez;

05.04.2022  |  460 visualizações

Resumo do conteúdo

- Vídeo explicativo sobre o principal ponto de frenagem da nova pista do Galeão, narrado por Cacá Bueno. Material de livre uso editorial:

* Baixar via WeTransfer ou
* Conferir direto no YouTube

- Stock Car retorna ao Rio de Janeiro pela primeira vez em quase dez anos. Intervalo entre a última corrida, em 2012, e a do fim de semana é de 3.921 dias; 12 pilotos (35,3%) do grid daquela última prova seguem no plantel atual, enquanto 22 competidores (64,7%) correm de Stock Car no RJ pela primeira vez;

- A largada para a terceira etapa da Stock Car começa às 13h20 com transmissão ao vivo na TV por Band e canais SporTV, além de várias plataformas digitais oficiais;

Decolagem autorizada. Acontece neste final de semana o tão aguardado retorno da Stock Car ao Rio de Janeiro. A terceira etapa da temporada 2022 será disputada neste domingo (10) a partir das 13h20, horário da primeira largada das duas provas que são realizadas em sequência; e o que traz ainda mais expectativa é a nova pista que será o palco da prova: o Aeroporto Internacional RioGaleão – Tom Jobim, na Ilha do Governador.

A última vez que a Stock Car disputou uma prova no Rio de Janeiro foi em 15 de julho de 2012, no extinto Autódromo Internacional Nelson Piquet em Jacarepaguá. A antiga pista deu lugar ao complexo olímpico da Rio-2016. Na ocasião, a vitória foi de Allam Khodair, defendendo a equipe Vogel, hoje do atual campeão Gabriel Casagrande.

Aquela prova foi a de número 42 da Stock Car em solo carioca e a de número 375 na contagem geral da categoria. Quase 10 anos depois – mais precisamente 3.921 dias -, a principal competição de automobilismo da América Latina retorna à Cidade Maravilhosa para as corridas de número 43 e 44 no Rio e as de 565 e 566 na contagem total.

Entre os 34 pilotos do grid atual da Stock Car Pro Series, 12 (ou 35,3%) participaram daquela prova em 2012: a vitória foi de Allam Khodair (à época pela Vogel, hoje na Blau Motorsport), com Thiago Camilo (então na Ipiranga RCM, hoje na Ipiranga A.Mattheis) em segundo e Ricardo Maurício (Eurofarma-RC) em terceiro. Denis Navarro (Vogel, hoje na Cavaleiro Sports) foi o sétimo colocado, Cacá Bueno (Red Bull, hoje na Crown Racing) o oitavo, Júlio Campos (Carlos Alves Competições, hoje na Lubrax Podium) foi 11º. Antes de ser tricampeão, Daniel Serra (Red Bull, hoje Eurofarma-RC) foi o 13º colocado, com Galid Osman (Full Time, hoje na Shell V-Power) o 15º, Marcos Gomes (Full Time, hoje na Cavaleiro Sports o 21º, Ricardo Zonta (Gramacho Racing, hoje RCM Motorsport) foi o 24º colocado; Átila Abreu (AMG, hoje na Shell V-Power) e Diego Nunes (Hot Car, hoje na Blau Motorsport) não completaram a corrida.

À exceção dos citados acima, 22 pilotos (64,7% do grid) irão acelerar um Stock Car no Rio de Janeiro pela primeira vez, inclusive pilotos experientes como Rubens Barrichello, Felipe Massa, Nelsinho Piquet, além do atual campeão Gabriel Casagrande.

Circuito é grande atração – O traçado montado nas pistas de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional RioGaleão – Tom Jobim. Em homenagem ao pentacampeão da categoria, o circuito foi batizado de Cacá Bueno, único carioca regular no grid – no fim de semana, ele ganha a companhia do conterrâneo Thiago Vivacqua, que irá estrear pela RKL Competições no carro número 7.

Os atributos do circuito quase o caracterizam como um oval. Das sete curvas, seis são para a direita e apenas uma à esquerda. São 3.226 metros, e neste percurso os pilotos deverão andar em aceleração máxima por cerca de 2.151 metros, ou 64% do tempo de volta, estimado inicialmente em 1min05s.

As simulações sugerem uma média de velocidade na ordem de 175 a 180 km/h, tornando a pista do Circuito Cacá Bueno a segunda mais veloz da temporada – atrás somente do oval de Goiânia, onde a aceleração plena ocorre em 80% do tempo de volta, e a média da volta que deu a pole position a Rubens Barrichello no último dia 19 foi de 193 km/h.

Outro detalhe que as equipes já estão levando muito em consideração é a superfície da pista, 100% de concreto, em vez do asfalto habitual. A principal diferença é o nível de aderência oferecido pelo concreto, mais alto, inclusive em situações de pista molhada.

“Por proporcionar uma aderência maior, o concreto vai permitir frenagens mais fortes a reduções mais rápidas de velocidade e, consequentemente, maior temperatura nos discos e pastilhas de freio”, explica André Brezolin, engenheiro de projeto da Fras-le e da Fremax, fornecedoras oficiais das pastilhas e discos de freio da Stock Car, materiais que suportam altíssimas temperaturas de trabalho – 840ºC nas pastilhas Fras-le e 720ºC nos discos Fremax.

A Stock Car é transmitida ao vivo pela Band, canais SporTV, mídias oficiais da categoria (YouTube, Facebook e TikTok), Motorsport.TV, mídias do Estadão e Twitch da Tribo do Gaules.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!
“O circuito do Galeão tem uma reta de 1.300 metros, onde deveremos alcançar velocidades superiores a 260 km/h. Ao final desta reta, temos uma forte freada, feita em curva, que não é feita com o carro em linha reta, para uma ‘quebrada’ à direita, saindo da pista de pouso principal, e isso traz um pouco de dificuldade para encontrar o ponto ideal. No entanto, isso também significa mais oportunidades de ultrapassagem”.
(Cacá Bueno, Crown  Racing – Chevrolet Cruze #0)

A pista do Galeão na ótica da FRAS-LE & FREMAX
“A maior preocupação são as altas velocidades nas longas retas de uma pista com curvas extremamente fechadas, de baixa velocidade. Velocidade alta, temperatura alta e expectativa de corridas muito disputadas, com os carros andando muito próximos, traz uma preocupação com sobrecarga de temperatura, mais até do fluido dos freios do que com os discos e as pastilhas”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

3ª Etapa – Stock Car Pro Series 2022
RIO DE JANEIRO (RJ)
Aeroporto Internacional RioGaleão – Tom Jobim
Extensão:
 3.226 metros
Sentido: horário
Curvas: 7 (6 à direita e 1 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Projeções Fras-le e Fremax

Abrasividade do concreto: -
Força lateral: -
Nível de exigência dos freios: 3
Pneu mais exigido: traseiro esquerdo

Inauguração: 2022
Previsão climática: Mínima de 22ºC e Máxima de 26ºC, com sol e aumento de nuvens no período da tarde, com possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite, segundo o Climatempo.
Última corrida: 2012 no extinto autódromo de Jacarepaguá. Vitória de Allam Khodair.

PROGRAMAÇÃO DA ETAPA
Sábado, 9 de abril
8h30 – Stock Series – Shakedown
8h50 – Stock Car – Shakedown
9h10 – Stock Series – 1º Treino – Grupo único
9h55 – Stock Car – 1º Treino – 1º Grupo
10h40 – Stock Car – 1º Treino – 2º Grupo
12h – Stock Series – 2º Treino – Grupo único
12h50 – Stock Car – 2º Treino – 1º Grupo
13h35 – Stock Car – 2º Treino – 2º Grupo
14h40 – Stock Series – Classificação
15h40 – Stock Car – Classificação
17h – Stock Series – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
Domingo, 10 de abril
9h50 – Stock Series – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
13h20 – Stock Car – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
13h57 – Stock Car – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)


Sobre a FRAS-LE:
No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda. 

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.


FRAS-LE
Site: 
www.fras-le.com
Facebook: 
@FrasleOficial
Instagram: 
@frasleoficial

FREMAX:
Site: 
www.fremax.com
Facebook:
@FremaxBrasilOficial
Instagram: 
@fremaxbrasil

Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Roberta Duarte – Fras-le FREMAX
roberta.duarte@fras-le.com

Leia também...

17.12.2023

Gabriel Casagrande é bicampeão da Stock Car Pro Series em dia com vitórias de Ricardo Zonta e Felipe Massa

Grande final da temporada 2023 foi com altas doses de emoção, disputas e pilotos jogando com as estratégias de paradas nos boxes

13.12.2023

Com sete candidatos ao título, Interlagos recebe a etapa final da Stock Car Pro Series neste fim de semana

Sistema de freios pode ser grande trunfo na busca pelo tão sonhado troféu da temporada 2023 da principal categoria do automobilismo nacional

26.11.2023

Cascavel tem corridas espetaculares e a primeira vitória de Felipe Massa na Stock Car

Ele e Bruno Baptista foram os vencedores deste domingo (26) no oeste do Paraná na penúltima etapa do campeonato, em final de semana difícil para os líderes do campeonato

22.11.2023

Stock Car: Cascavel recebe e a penúltima etapa da temporada na pista mais "amiga" dos freios do calendário

Circuito do Oeste Paranaense é de alta velocidade e não exige tanto do sistema de freios Fras-Le/FREMAX

Entre em contato