Resumo do conteúdo
- Vídeo explicativo sobre o principal ponto de frenagem da nova pista do Galeão, narrado por Cacá Bueno. Material de livre uso editorial:
* Baixar via WeTransfer ou
* Conferir direto no YouTube
- Temperatura de pista no momento da classificação em 46°C, temperatura ambiente em 28°C.
- A largada para a terceira etapa da Stock Car começa às 13h deste domingo (10) com transmissão ao vivo na TV por Band e canais SporTV, além de várias plataformas digitais oficiais;
A etapa histórica da Stock Car Pro Series no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, já começou emocionante desde o treino classificatório deste sábado (9). A posição de honra no grid de largada para a corrida do GP Galeão, terceira etapa da temporada 2022, foi definida na última volta, quando Daniel Serra (Chevrolet Cruze/Eurofarma RC) desbancou por 0s024 o então líder Sérgio Jimenez, que conquistaria sua primeira pole position na categoria.
O que chamou a atenção para a conquista do tricampeão Serra foi que na saída para o Q3, ele era o terceiro de uma fila lenta formada por Rafael Suzuki (Toyota Corolla/Full Time Bassani) e seu companheiro de equipe Ricardo Maurício (Chevrolet Cruze/Eurofarma RC). O piloto do carro #29 se livrou dos dois e abriu sua volta rápida para conquistar sua 14ª pole na Stock Car, percorrendo os 3.226 metros em 1min05s731.
Dessa forma, as três primeiras filas para a primeira corrida serão formadas por Daniel Serra (1) e Sérgio Jimenez (2), Ricardo Maurício (3) e Rafael Suzuki (4), Matias Rossi (5) e César Ramos (6). Estes dois últimos se envolveram num incidente no final do classificatório, impossibilitando que abrissem suas voltas rápidas.
O retorno da classificação em três etapas deixou medalhões de fora da briga pela pole. Foi o caso do atual campeão Gabriel Casagrande, que ficou em 10º no Q2 e não avançou para a “super pole”. Rubens Barrichello ficou a um décimo da linha de corte, em sétimo, e Beto Monteiro que vinha se destacando na classificação viu o seu capô voar e vai partir da 13ª colocação. O rookie Gianluca Petecof ficou em 15º no Q2 e parte da mesma posição para a primeira prova.
Altíssimas velocidades foram alcançadas nas longas retas do circuito montado no aeroporto do Galeão. Denis Navarro, da Cavaleiro Sports, larga da 25ª posição, mas alcançou velocidade de 269,8 km/h nos treinos livres.
Neste domingo (10) os pilotos voltam para a pista para duas corridas em sequência. A primeira terá largada a partir das 13h20 com duração de 30 minutos mais uma volta. A segunda corrida tem o mesmo tempo de duração e a ordem de largada será definida pela chegada da primeira corrida, invertendo o grid para os 10 primeiros colocados. Nas duas provas existe uma janela de pit stop com uma troca de pneu obrigatória e reabastecimento em uma das duas disputas.
A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.
Fala, piloto!
“Acho que temos que avaliar o todo: o evento, onde nós estamos, a estrutura que foi montada... realmente é muito legal tudo o que montaram, principalmente por ser a primeira vez. Alguns dizem que a pista é ondulada, que a pista tem concreto... e eu acho que isso tudo faz parte do show, a pista é legal, é boa de guiar e eu acho que vai ser uma corrida legal de assistir, com ultrapassagens e uma reta muito longa. Os freios perdem um pouco de temperatura, mas dá para frear legal... principalmente porque as frenagens são muito fortes e a temperatura sobe muito e aí quando a gente chega para frear, eles não estão frios”.
(Daniel Serra, RC Eurofarma – Chevrolet Cruze #29) Pole Position
A pista do Galeão na ótica da FRAS-LE & FREMAX
“A maior preocupação são as altas velocidades nas longas retas de uma pista com curvas extremamente fechadas, de baixa velocidade. Velocidade alta, temperatura alta e expectativa de corridas muito disputadas, com os carros andando muito próximos, traz uma preocupação com sobrecarga de temperatura, mais até do fluido dos freios do que com os discos e as pastilhas”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)
Resultado do Classificatório / Grid de Largada:
Q3
1. #29 Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1:05.731
2. #73 Sergio Jimenez (Scuderia CJ/Toyota Corolla), 1:05.755
3. #90 Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1:05.872
4. #117 Matias Rossi (A Mattheis Vogel Motorsport/Toyota Corolla), 1:13.844
5. #30 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1:13.948
6. #8 Rafael Suzuki (Full Time Bassani), 1:16.733
Eliminados no Q2
7. #111 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1:05.943
8. #4 Julio Campos (Lubrax Podium Stock Car Team/Chevrolet Cruze), 1:05.947
9. #19 Felipe Massa (Lubrax Podium Stock Car Team/Chevrolet Cruze), 1:05.982
10. #83 Gabriel Casagrande (A Mattheis Vogel Motorsports/Chevrolet Cruze), 1:05.993
11. #21 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1:06.004
12. #85 Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1:06.078
13. #88 Beto Monteiro (Scuderia CJ/Toyota Corolla), 1:06.097
14. #80 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1:06.168
15. #101 Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1:06.200
Eliminados no Q1
16. #10 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1:06.331
17. #121 Felipe Baptista (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1:06.345
18. #18 Allam Khodair (Blau Motorsports/Chevrolet Cruze), 1:06;353
19. #51 Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet Cruze), 1:06.393
20. #12 Lucas Foresti (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1:06.398
21. #0 Cacá Bueno (Crown Racing/Chevrolet Cruze), 1:06.405
22. #33 Nelson Piquet Jr (Motul TMG Racing/Toyota Corolla), 1:06.415
23. #43 Pedro Cardoso (Crown II Racing/Chevrolet Cruze), 1:06.440
24. #70 Diego Nunes (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1:06.449
25. #5 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1:06.453
26. #44 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1:06.605
27. #3 Digo Baptista (Crown Racing/Chevrolet Cruze), 1:06.620
28. #28 Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet Cruze), 1:06.624
29. #6 Tony Kanaan (Full Time Bassani/Toyota Corolla), 1:06.739
30. #11 Gaetano Di Mauro (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1:06.846
31. #110 Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), 1:06.865
32. #54 Tuca Antoniazzi (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), 1:06.987
33. #7 Thiago Vivacqua (RKL Competições/Chevrolet Cruze), 1:07.695
3ª Etapa – Stock Car Pro Series 2022
RIO DE JANEIRO (RJ)
Aeroporto Internacional RioGaleão – Tom Jobim
Extensão: 3.226 metros
Sentido: horário
Curvas: 7 (6 à direita e 1 à esquerda)
Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Projeções Fras-le e Fremax
Abrasividade do concreto: -
Força lateral: -
Nível de exigência dos freios: 3
Pneu mais exigido: traseiro esquerdo
Inauguração: 2022
Previsão climática: Mínima de 22ºC e Máxima de 26ºC, com sol e aumento de nuvens no período da tarde, com possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite, segundo o Climatempo.
Última corrida: 2012 no extinto autódromo de Jacarepaguá. Vitória de Allam Khodair.
PROGRAMAÇÃO DA ETAPA
Domingo, 10 de abril
9h50 – Stock Series – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
13h20 – Stock Car – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
13h57 – Stock Car – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
Sobre a FRAS-LE:
No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.
A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.
Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock
Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.
FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial
FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil
Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517
Roberta Duarte – Fras-le FREMAX
roberta.duarte@fras-le.com