Resumo do conteúdo
- Você baixa vídeo explicativo sobre o principal ponto de frenagem do traçado do Velocitta (com explicação de Matías Rossi, piloto da Vogel-A.Mattheis): baixar via WeTransfer ou via YouTube;
- Classificação disputada com temperatura ambiente de 28ºC e 50,5ºC no asfalto;
- Largada da primeira corrida acontece às 13h30 deste domingo (15) com transmissão ao vivo de Band, SporTV e várias plataformas digitais
A Stock Car Pro Series definiu no início da tarde deste sábado (14), no circuito do Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), o grid de largada da quarta etapa da temporada. As disputas pela vitória nas duas corridas programadas para este domingo (15) começam às 13h30, com transmissão ao vivo por Band, SporTV3, YouTube oficial da categoria, facebook do jornal Estadão e diversas plataformas digitais.
Quem vai largar na frente na pista de 3.438 metros, pela segunda vez, é Ricardo Zonta. O piloto da RCM Motorsport marcou 1min31s762 em sua melhor volta na fase final da definição, garantindo sua primeira pole position na temporada. Um sábado quente no interior paulista, com termômetros marcando 28ºC de temperatura ambiente e 50,5ºC no asfalto. E para o autor da pole position na pista em que mais se usa os freios (1/4 do tempo de volta), a sensibilidade foi fator-chave. No calor da pista de Mogi Guaçu (SP), suportar altas temperaturas era fundamental: os discos de freio fornecidos pela Fremax à Stock Car suportam mais de 720ºC de trabalho, enquanto as pastilhas de freio da Fras-le são projetadas para aguentar até 840ºC sem comprometer desempenho, durabilidade e segurança.
O clima deve mudar para as corridas deste domingo. A previsão do tempo aponta temperatura máxima não passando de 23 graus com sol e muitas nuvens, com alta probabilidade de chuva (94%) do início ao fim da tarde, um ingrediente a mais no tempero da disputa pelo título de 2022, que por enquanto tem Daniel Serra na liderança apenas um ponto à frente de Gabriel Casagrande. Entretanto, no Velocitta o tricampeão sai apenas da 14ª posição, enquanto o campeão de 2021 sai em quinto.
No grid, Zonta terá a companhia de Cesar Ramos na primeira fila. Na segunda, o primeiro Chevrolet Cruze é o #110 de Felipe Lapenna, que larga em terceiro, com Guilherme Salas em quarto. Casagrande e Barrichello formam a terceira fila, enquanto Allam Khodair, Felipe Baptista, Nelsinho Piquet e Diego Nunes fecham os dez primeiros.
A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.
Fala, piloto!
“Nessa pista, onde se usa muito o freio, o importante é frear com sensibilidade. É uma pista que na maior parte das curvas você só apoia no freio, e isso é algo que julgo como um diferencial que tenho, porque às vezes a gente tenta tirar mais do carro e acaba prejudicando o tempo de volta, porque o Stock Car é um carro pesado, então ele transfere muito esse peso nas curvas. Por isso, sensibilidade é chave e consegui encaixar tudo direitinho”.
(Ricardo Zonta, RCM Motorsport, Toyota Corolla #10) – Autor da Pole Position
A pista do Velocitta na ótica da FRAS-LE & FREMAX
“Como o Velocitta é um autódromo que tem freadas em descidas, isso acaba exigindo bastante do freio dianteiro com freadas fortes e temperaturas elevadas por conta disso. O freio tem uma grande importância por conta disso, então ele pode ser decisivo para os resultados, já que esse pode ser o diferencial para conseguir boas ultrapassagens em um circuito difícil de passar.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)
4ª Etapa – Stock Car Pro Series 2022
MOGI GUAÇU (SP)
Autódromo do Velocitta
Extensão: 3.438 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 12 (8 à esquerda e 4 à direita)
Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 3
Força lateral: 2
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito
Inauguração: 2012
Previsão climática: Mínima de 13ºC e Máxima de 23ºC, com 94% de possibilidade de chuva no domingo de acordo com o AccuWeather.
Vencedores em 2021: Gabriel Casagrande e Lucas Foresti (Etapa 3)/Rubens Barrichello e Ricardo Zonta (Etapa 4)/Guilherme Salas e Thiago Camilo (Etapa 10).
PROGRAMAÇÃO DA ETAPA
Domingo, 15 de maio
13h30 – Stock Car Pro Series – Corrida 01 (30 minutos + 1 volta)
14h05 – Stock Car Pro Series – Corrida 02 (30 minutos + 1 volta)
Sobre a FRAS-LE:
No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.
A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.
Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock
Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.
FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial
FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil
Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517
Roberta Duarte – Fras-le FREMAX
roberta.duarte@fras-le.com
Ricardo Zonta é o pole position da Stock Car no Velocitta
(Luís França/P1 Media Relations)
Cesar Ramos larga da segunda posição
(Luís França/P1 Media Relations)
Felipe Lapenna é o melhor Chevrolet Cruze no grid, em terceiro
(Luís França/P1 Media Relations)
Para Zonta, sensibilidade aos freios foi chave para a volta da pole position
(Luís França/P1 Media Relations)
Guilherme Salas fecha a segunda fila saindo em quarto
(Luís França/P1 Media Relations)
E Rubens Barrichello fecha os seis primeiros no grid
(Luís França/P1 Media Relations)
Gabriel Casagrande, vice-líder do campeonato, sai da quinta posição
(Luís França/P1 Media Relations)