- Declarações dos pilotos vencedores ao final do texto;
- Sexta etapa da Stock Car Pro Series será neste domingo (3) com transmissão ao vivo de Band, SporTV e YouTube oficial da categoria, além de outras plataformas digitais;
- Circuito gaúcho é o primeiro a receber um fim de semana de etapa dupla nesta temporada.
A primeira etapa das duas previstas para este fim de semana no Velopark, em Nova Santa Rita (RS), terminou com as vitórias de Gabriel Casagrande e Nelson Piquet Jr. Com a vitória na Corrida 1 neste sábado (2), o paranaense – que também foi o pole position - segue líder do campeonato com 173 pontos, 18 a mais que Daniel Serra, o segundo colocado. Piquet Jr venceu a segunda corrida após terminar em 10ª na primeira prova e largar na pole com a inversão de grid. No domingo (3) os pilotos voltam à pista para a disputa da sexta etapa da temporada 2022 da Stock Car Pro Series, a principal categoria do esporte a motor brasileiro.
A primeira corrida válida pela quinta etapa foi marcada pela disputa entre os paranaenses Casagrande e Ricardo Zonta, que trocaram algumas vezes a liderança até as paradas obrigatórias, quando o piloto do Chevrolet Cruze #83 assumiu a ponta e somou 30 pontos no ranking do campeonato. Ricardo Zonta ficou com a segunda colocação e o gaúcho Cesar Ramos completou o pódio com o terceiro lugar.
Na segunda corrida, com a inversão dos 10 primeiros colocados do grid, Piquet Jr dividiu a primeira fila com Guilherme Salas, mas foi com o argentino Matias Rossi com quem o brasiliense travou uma batalha pela primeira colocação na parte final da prova. A poucas voltas do fim, o piloto do Toyota Corolla #33 acionou o Push To Pass para liberar toda a potência do motor, ultrapassar e administrar a vantagem para o argentino, que terminou na segunda colocação e teve Guilherme Salas em terceiro. Casagrande terminou a segunda prova na oitava colocação e abriu boa distância para o vice-líder Daniel Serra. A vantagem, que era de um ponto, subiu para 18.
Com o fim da quinta etapa, as equipes terão cerca de 17 horas para deixar os carros prontos para a sexta etapa, que começa com um warm up às 9h de domingo (3). Depois disso, os pilotos voltam a fazer mais uma sessão de classificação às 9h45 e em seguida duas corridas a partir das 14h10.
A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.
Falem, pilotos!
“Tivemos que fazer uma largada um pouco diferente do que estamos acostumados, mas foi muito tranquilo, poucas intervenções do safety car na etapa. O carro se comportou muito bem: pneu, freio, câmbio... tudo funcionou direitinho para que a gente conseguisse chegar até o final. Quero agradecer a equipe pelo equipamento que me deram e eu pude, mesmo com o lastro de 30 quilos (dado ao líder do campeonato), fazer a pole position, conquistar a vitória na corrida 1 e terminar em oitavo na segunda prova. É um resultado muito importante para o campeonato”.
(Gabriel Casagrande, A Mattheis Vogel Motorsport, Chevrolet Cruze #83), pole position e vencedor da Corrida 1
“Eu consegui manter a calma; é uma pista que tem baixa velocidade, então você tem muita ultrapassagem, tem muito piloto encostando um no outro, muito contato e eu tive calma para manter o carro ‘vivo’. É uma pista fácil de estragar o carro e fomos conversando com a equipe para saber qual pneu trocar. O safety car ajudou na nossa estratégia, já que abastecemos pouco na primeira prova. Foi um trabalho de equipe, com diálogo muito bom entre time, engenheiro e piloto. Eles merecem muito mais do que só uma vitória, e espero que eu consiga dividir isso ainda mais vezes com eles”.
(Nelson Piquet Jr, Motul TMG Racing, Toyota Corolla #33), vencedor da Corrida 2
Resultado – Corrida 1 (top-10 extra-oficial)
1. #83 Gabriel Casagrande (A.Mattheis-Vogel/Cruze), 32 voltas em 31min30s866
2. #10 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla), a 2.146
3. #30 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla), a 3.280
4. #29 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Cruze), a 4.267
5. #4 Julio Campos (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), a 8.224
6. #111 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla), a 9.991
7. #8 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Corolla), a 10.588
8. #117 Matias Rossi (A.Mattheis-Vogel/Corolla), a 12.097
9. #85 Guilherme Salas (KTF Racing/Cruze), a 15.173
10. #33 Nelson Piquet Jr (Motul TMG Racing/Corolla), a 16.267
Resultado – Corrida 2 (top-10 extra-oficial)
1. #33 Nelson Piquet Jr (Motul TMG Racing/Corolla), 28 voltas em 31min23s299
2. #117 Matias Rossi (A Mattheis Vogel Motorsport/Corolla), a 1.152
3. #85 Guilherme Salas (KTF Racing/Cruze), a 2.923
4. #111 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla), a 5.354
5. #8 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Corolla), a 8.418
6. #18 Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze), a 10.434
7. #11 Gaetano Di Mauro (KTF Sports/Cruze), a 11.001
8. #83 Gabriel Casagrande (A Mattheis Vogel Motorsport/Cruze), a 11.677
9. #80 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze), a 12.537
10. #0 Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze), a 12.949
Classificação do campeonato após a 5ª Etapa (top10 extra-oficial):
1. Gabriel Casagrande, 173 pontos
2. Daniel Serra, 155
3. Rubens Barrichello, 134
4. Ricardo Zonta, 103
5. Gaetano Di Mauro, 100
6. Guilherme Salas, 96
7. Matias Rossi, 95
8. Nelson Piquet Jr, 95
9. Cesar Ramos, 93
10. Bruno Baptista, 91
Sobre a FRAS-LE:
No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.
A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.
Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock
Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.
FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial
FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil
Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517
Roberta Duarte – Fras-le FREMAX
roberta.duarte@nakata.com.br
Os vencedores do sábado da Stock Car no Velopark: Casagrande (d) e Piquet (e)
(Luís França/P1 Media Relations)
Gabriel Casagrande foi o autor da pole position da quinta etapa, no Velopark
(Luís França/P1 Media Relations)
Venceu a primeira corrida deste sábado (2)
(Luís França/P1 Media Relations)
Gabriel agora abre vantagem de 18 pontos na liderança do campeonato
(Luís França/P1 Media Relations)
Pódio da Corrida 1: Casagrande, Ricardo Zonta e Cesar Ramos
(Luís França/P1 Media Relations)
Nelsinho Piquet largou em 16º e terminou a primeira prova em 10º
(Luís França/P1 Media Relations)
Largou na frente na inversão de grid e não desperdiçou a oportunidade
(Luís França/P1 Media Relations)
Foi a segunda vitória de Piquet na Stock Car, a primeira nesta temporada
(Luís França/P1 Media Relations)
Pódio da Corrida 2: Piquet, Matías Rossi e Guilherme Salas
(Luís França/P1 Media Relations)