Capa

Fras-le & Fremax (Stock Car)

Com a maior freada da temporada, Interlagos abre segunda metade de 2022 da Stock Car

Poder de frenagem dos carros da principal categoria do automobilismo brasileiro é posto à prova no mais conhecido autódromo brasileiro; fim de semana vê o retorno de Felipe Fraga e disputa intensa pela liderança do campeonato

27.07.2022  |  617 visualizações

Resumo do conteúdo

- Nos links a seguir você baixa vídeo explicativo sobre os principais desafios para os freios dos Stock Cars em Interlagos. Material de livre uso editorial;
:: Baixar via WeTransfer
:: Via YouTube (para ‘embed’ em sites e portais):

- Atração da etapa é a presença de Felipe Fraga pela Eurofarma-RC; campeão de 2016 substitui o tricampeão Daniel Serra em Interlagos. Atual líder da tabela disputa prova na Bélgica e se ausenta no fim de semana;

- Largadas da sétima etapa da Stock Car Pro Series em Interlagos estão programadas para as 13h10 e 13h45 deste domingo (31), com transmissão ao vivo por Band, SporTV, YouTube oficial e mais plataformas digitais.


A Stock Car Pro Series abre a segunda metade do campeonato 2022 no mesmo local onde iniciou a atual temporada, o Autódromo Internacional José Carlos Pace, no bairro de Interlagos, em São Paulo. Depois da disputa da Corrida de Duplas, em fevereiro, o tradicional circuito recebe a sétima etapa com a disputa pela liderança acesa e perspectivas de nova mudança de líder da tabela.

Isso porque o atual primeiro colocado na classificação geral, Daniel Serra, não estará em Interlagos no final de semana. O tricampeão da Stock Car, que tem 11 pontos de vantagem sobre o atual campeão Gabriel Casagrande, irá disputar as 24 Horas de Spa Francorchamps, na Bélgica, pela Ferrari. E com 56 pontos em disputa, o vice-líder tem bons prospectos na busca por recuperar a ponta.

Serra será substituído pelo tocantinense Felipe Fraga, campeão da Stock Car em 2016. Fraga, atualmente competindo no DTM, onde venceu a última prova, usará o número 74 no Chevrolet Cruze da Eurofarma-RC.

Interlagos é a pista que mais exige dos freios em todo calendário. A primeira curva de seus 4.309 metros, o S do Senna, é a que traz a frenagem mais intensa de toda a temporada para os discos Fremax e as pastilhas Fras-le. Os carros vêm pela reta principal a cerca de 240 km/h para contornar a primeira perna da curva a 75 km/h. Tamanha redução vem de uma forte frenagem que dura, em média, cinco segundos e o carro percorre pouco menos de 200 metros. A redução de 165 km/h em tão curto espaço e tempo gera uma desaceleração de 1,5 G, segundo os departamentos de engenharia da Fras-le e da Fremax.

Logo depois, na Reta Oposta, os pilotos também fazem significativa redução de velocidade para o contorno da Curva do Lago, reduzindo de 230 para 110 km/h em apenas 140 metros e três segundos. São os dois mais importantes pontos de ultrapassagem do traçado.

Outra curva famosa do traçado paulistano, o Laranjinha, é um rápido contorno à direita com duas tangências e inclinação negativa em relação ao ponto de apoio. Em apenas dois segundos, os discos Fremax e pastilhas Fras-le reduzem a velocidade de 200 para 125 km/h, em uma das curvas mais rápidas de Interlagos.

As temperaturas sobem também no chamado miolo do circuito: Pinheirinho, Bico de Pato e Junção – esta última, de grande importância, contornada em subida em direção à reta principal. Os discos de freio da Fremax são projetados para enfrentar até 720ºC em condições de corrida, enquanto as pastilhas de freio da Fras-le suportam até 840ºC sem prejuízo à eficiência e segurança do conjunto.

O fim de semana reserva dois treinos livres na sexta-feira (29), o classificatório no sábado (30) às 13h10 e no domingo (31) a largada da primeira prova acontece no mesmo horário; a segunda corrida tem largada programada para as 13h45. As provas do domingo têm transmissão ao vivo de Band, SporTV, canal oficial da Stock Car no YouTube, Motorsport.TV e outras plataformas digitais.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!*
“Interlagos tem muitas curvas e boas retas que auxiliam na refrigeração dos freios. O carro ‘respira’ bem nestes trechos. A freada do S do Senna é a mais forte da pista, mas o trecho é um pouco inclinado, o que ajuda a parar o carro um pouco. Na parte interna do circuito, a gente vai com menos pressão no pedal do freio para tentar carregar bastante velocidade dentro das curvas. É uma pista exigente com os freios, mas não complicada. Para ser rápido, o foco tem de estar nos mínimos detalhes”.
(Felipe Fraga, Eurofarma-RC, Chevrolet Cruze, #74)
*Felipe Fraga substitui Daniel Serra nesta etapa.

A pista de Interlagos na ótica da FRAS-LE & FREMAX

“Interlagos é o circuito mais desafiador da temporada porque traz frenagens muito fortes. Exige muito dos freios, especialmente no fim da reta dos boxes, na frenagem para o S do Senna, que é muito forte e isso eleva muito a temperatura dos discos e das pastilhas. É um circuito muito competitivo, muito conhecido de todos os pilotos, então o equipamento é levado ao limite o tempo todo”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)


7ª Etapa – Stock Car Pro Series 2022

SÃO PAULO (SP)
Autódromo Internacional José Carlos Pace
INTERLAGOS
Extensão: 4.309 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 13 (4 à direita e 9 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito

Inauguração: 1940
Previsão climática: Mínima de 10ºC e Máxima de 22ºC, com sol entre algumas nuvens, sem possibilidade de chuva para o sábado e o domingo, de acordo com o AccuWeather.
Vencedores em 2022: Gabriel Casagrande/Gabriel Robe (resultado geral na soma das baterias); Gabriel Casagrande (corrida 1) e Enzo Elias (corrida 2)
*O Autódromo de Interlagos recebeu a Corrida de Duplas na abertura da temporada.

PROGRAMAÇÃO DA ETAPA:
Sexta-feira, 29 de Julho

08h35 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 1
09h25 – Stock Series – Shakedown
09h45 – Stock Car – Shakedown
10h40 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 2
11h30 – Stock Series – Treino Livre 1
12h10 – Stock Car – Treino Livre 1
14h05 – Stock Series – Treino Livre 2
15h40 – BRB Fórmula 4 Brasil – Classificação
16h10 – Stock Car – Treino Livre 2

Sábado, 30 de Julho
08h00 – Stock Series – Treino Livre 3
09h35 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
10h30 – Stock Series – Classificação
12h45 – Stock Car - Warmup
13h10 – Stock Car – Classificação
14h30 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 (18 minutos + 1 volta)
15h30 – Stock Series – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)

Domingo, 31 de Julho
10h00 – Visitação aos boxes
11h30 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
13h10 – Stock Car – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
13h45 – Stock Car – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

16h10 – Stock Series – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)


Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências  nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos  mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

 A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.  

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock
Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A FREMAX, desde 2004,  também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car,  assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil

 


Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Priscila Brando – Fras-le FREMAX
priscila.brando@fras-le.com

  • Interlagos recebe a sétima etapa da Stock Car Pro Series neste fim de semana
    (Luís França/P1 Media Relations)

  • A freada do S do Senna é a mais forte de toda a temporada
    (Duda Bairros/Stock Car)

  • Nela, os carros reduzem a velocidade em 165 km/h em poucos metros
    (Luís França/P1 Media Relations)

  • O líder Daniel Serra não estará presente na etapa paulistana
    (Luís França/P1 Media Relations)

  • E será substituído por Felipe Fraga no fim de semana
    (Duda Bairros/Stock Car)

  • Assim, o vice-líder Gabriel Casagrande vê boas chances de retomar a liderança
    (Luís França/P1 Media Relations)

  • Fras-le e Fremax: fornecedoras oficiais pastilhas e discos de freio da Stock Car
    (Luís França/P1 Media Relations)

Leia também...

17.12.2023

Gabriel Casagrande é bicampeão da Stock Car Pro Series em dia com vitórias de Ricardo Zonta e Felipe Massa

Grande final da temporada 2023 foi com altas doses de emoção, disputas e pilotos jogando com as estratégias de paradas nos boxes

13.12.2023

Com sete candidatos ao título, Interlagos recebe a etapa final da Stock Car Pro Series neste fim de semana

Sistema de freios pode ser grande trunfo na busca pelo tão sonhado troféu da temporada 2023 da principal categoria do automobilismo nacional

26.11.2023

Cascavel tem corridas espetaculares e a primeira vitória de Felipe Massa na Stock Car

Ele e Bruno Baptista foram os vencedores deste domingo (26) no oeste do Paraná na penúltima etapa do campeonato, em final de semana difícil para os líderes do campeonato

22.11.2023

Stock Car: Cascavel recebe e a penúltima etapa da temporada na pista mais "amiga" dos freios do calendário

Circuito do Oeste Paranaense é de alta velocidade e não exige tanto do sistema de freios Fras-Le/FREMAX

Entre em contato