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Fras-le & Fremax (Stock Car)

Bruno Baptista é o pole da oitava etapa da Stock Car no Velocitta

Ricardo Zonta larga em segundo, com Felipe Lapenna em terceiro, Diego Nunes, Allan Khodair e César Ramos fechando os seis primeiros

03.09.2022  |  470 visualizações

Resumo do conteúdo

- Você baixa vídeo explicativo sobre o principal ponto de frenagem do traçado do Velocitta: 
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- Bruno Baptista cravou o tempo de 1:32.005 no Q3. Ricardo Zonta e Felipe Lapenna fecharam suas voltas em 1:32.010.

- Largada da primeira corrida acontece às 13h10 deste domingo (4) com transmissão ao vivo de Band, SporTV e várias plataformas digitais


A oitava etapa da Stock Car Pro Series começou acirrada em Mogi Guaçu (SP). Acelerando no Autódromo Velocitta pela segunda vez na temporada 2022, os pilotos foram para a pista no início da tarde deste sábado (3) para os treinos classificatórios. Bruno Baptista (Toyota Corolla/RCM Motorsport) foi o mais rápido durante o Q3 e cravou a pole com tempo de 1min32s005. Ricardo Zonta (Toyota Corolla/RCM Motorsport) e Felipe Lapenna (Chevrolet Cruze/Hot Car Competições) marcaram o mesmo tempo: 1min32s010. O critério de desempate para esses casos é quem fez a volta primeiro. Melhor para Zonta, que foi o pole position na última passagem da categoria pelo interior paulista. Completam os seis primeiros: Diego Nunes (Chevrolet Cruze/Blau Motorsport), Allam Khodair (Chevrolet Cruze/Blau Motorsport) e César Ramos (Toyota Corolla/Ipiranga Racing).

Os dois primeiros colocados na briga pelo título não foram longe. O atual líder Gabriel Casagrande (Chevrolet Cruze/A Mattheis Vogel Motorsport) avançou para o Q2 na linha de corte. Na sessão seguinte o paranaense ficou com a nona marca, largando da quinta fila para a primeira corrida de domingo. Daniel Serra, vice-líder, ficou com a 21ª colocação.

O circuito de Mogi Guaçu é um dos que mais exige do sistema de freios no atual calendário; considerada das mais travadas da temporada, tem como freada mais forte na aproximação para a curva 1, no final da reta principal e uma freada em descida, para a sequência do “saca-rolhas”, uma seção que traz uma sequência de três curvas – esquerda-direita-esquerda – em um acentuado declive.

Como há pouco espaço e tempo para que as rodas recebam para o resfriamento do sistema de freios, a temperatura é um fator determinante na pilotagem, especialmente quando os carros andam muito próximos uns dos outros. No entanto, as pastilhas de freio que a Fras-le fornece para todas as equipes são projetadas para suportarem temperaturas de até 840ºC, enquanto os discos fornecidos pela Fremax aguentam temperaturas constantes de até 720ºC sem prejuízos ao desempenho e à segurança do conjunto. No Velocitta, os pilotos passam 25% do tempo de volta com o pé no pedal do freio.

A previsão do tempo para o domingo de corrida no Velocitta tem temperatura máxima na casa dos 22°C, nublado e parcialmente ensolarado ao longo do dia com probabilidade de precipitação em 17% de acordo com o site Accuweather.


A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!
“Aqui é uma das pistas que a gente mais usa o freio e precisa da performance dele. Não tem tantas retas para esfriar e o freio é super importante, buscando um acerto que ajude nessa questão e hoje conseguimos ter isso”.
(Bruno Baptista, Toyota Corolla #44)

A pista do Velocitta na ótica da FRAS-LE & FREMAX
“A frenagem mais desafiadora é na aproximação da curva da reta oposta que é em descida. O carro chega numa velocidade alta e faz uma redução brusca porque é uma curva fechada e em descida. Isso faz com que o peso do carro seja transferido para a parte dianteira, sobrecarregando o freio dianteiro naquele ponto. A temperatura é mais alta, o piloto precisa de uma pressão maior de frenagem e é um ponto de ultrapassagem. Então naquele ponto o freio é fundamental para manter a estabilidade do carro, atacar a curva na posição correta e ainda tentar uma ultrapassagem”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

Confira o grid de largada da oitava etapa:
1. Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min32s005
2. Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min32s010
3. Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), 1min32s010
4. Diego Nunes (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min32s098
5. Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min32s207
6. Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min32s257

Eliminados no Q2
7. Matías Rossi (A.Mattheis-Vogel/Toyota Corolla), 1min32s263
8. Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1 min32s329
9. Gabriel Casagrande (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze), 1min32s457
10. Nelson Piquet Jr. (Motul TMG Racing/Toyota Corolla), 1min32s524
11. Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), 1min32s532
12. Felipe Baptista (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min32s592
13. Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min32s594
14. Julian Santero (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min32s672
15. Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min32s718

Eliminados no Q3
16. Pedro Cardoso (Crown II Racing/Chevrolet Cruze), 1min32s452
17. Rodrigo Baptista (Crown Racing/Chevrolet Cruze), 1min32s456
18. Sergio Jimenez (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), 1min32s492
19. Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min32s556
20. Cacá Bueno (Crown Racing/Chevrolet Cruze), 1min32s595
21. Daniel Serra (Eurofarma-RC/Chevrolet Cruze), 1min32s639
22. Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), 1min32s693
23. Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Toyota Corolla), 1min32s771
24. Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min32s811
25. Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet Cruze), 1min32s861
26. Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet Cruze), 1min32s875
27. Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min32s881
28. Gaetano Di Mauro (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1min32s888
29. Lucas Foresti (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1min33s022
30. Tony Kanaan (Full Time Bassani/Toyota Corolla), 1min33s103
31. Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), 1min34s741

8ª Etapa – Stock Car Pro Series 2022
MOGI GUAÇU (SP)
Autódromo do Velocitta
Extensão:
 3.438 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 12 (8 à esquerda e 4 à direita)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 3
Força lateral: 2
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito

Inauguração: 2012
Previsão climática: Mínima de 12ºC e Máxima de 22ºC, nublado e parcialmente ensolarado com 17% de probabilidade de chuva no domingo de acordo com o AccuWeather.

PROGRAMAÇÃO DA ETAPA

Domingo, 4 de setembro
13h10 – Stock Car Pro Series – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
13h48 – Stock Car Pro Series – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

Sobre a FRAS-LE:
A Fras-le destaca-se por ser um powerhouse de reposição em autopeças, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. Além disso, é uma das maiores fabricantes mundiais de material de fricção, atendendo os segmentos de montadoras e reposição. A companhia desenvolve, produz e comercializa produtos para automóveis, motos, veículos pesados, aviação e também para as linhas ferroviária e industrial. Com unidades nos Estados Unidos, China, Argentina, Uruguai e Índia, possui 11 plantas industriais, seis centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças. Desde 1996 a Fras-le é controlada pelas Empresas Randon.

A empresa é líder no mercado de reposição e coloca ao alcance do consumidor produtos com a qualidade da peça original, por meio das marcas Fras-le, Lonaflex, Fremax, Controil e Nakata. Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A Fremax, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car,  assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock.

FRAS-LE
Site: 
www.fras-le.com
Facebook: 
@FrasleOficial
Instagram: 
@frasleoficial

FREMAX:
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www.fremax.com
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Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Priscila Brando – Fras-le FREMAX
priscila.brando@fras-le.com

 

  • Bruno Baptista cravou a pole no Velocitta
    (Luís França/P1 Media Relations)

  • Para Baptista, acerto que ajude a esfriar o freio é importante no Velocitta
    (Luís França/P1 Media Relations)

  • Ricardo Zonta fez a dobradinha da RCM Motorsport
    (Luís França/P1 Media Relations)

  • Felipe Lapenna ficou com o terceiro tempo, empatado com Zonta
    (Luís França/P1 Media Relations)

  • Diego Nunes fecha a segunda fila
    (Luís França/P1 Media Relations)

  • Allam Khodair foi o quinto colocado
    (Luís França/P1 Media Relations)

  • César Ramos ficou com o sexto tempo
    (Luís França/P1 Media Relations)

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