Resumo do conteúdo
- Após a tomada de tempo os dois carros da RCM Motorsport (#44 e #10) foram desclassificados por irregularidades técnicas e Felipe Lapenna ficou com a Pole Position; Momentos antes da corrida um efeito suspensivo colocou Bruno Baptista e Ricardo Zonta na primeira fila.
- Gabriel Casagrande é o líder da categoria e terminou as provas em 10º e 18º.
- Aspas dos vencedores, resultados completos e classificação do campeonato ao final do texto;
- Próxima etapa acontece em Santa Cruz do Sul (RS) nos dias 24 e 25 de setembro.
O Autódromo Velocitta foi palco de disputas dentro e fora das pistas neste fim de semana. Na tarde de sábado (3), após o treino classificatório a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) anunciou a desclassificação dos dois primeiros colocados e os pilotos Bruno Baptista e Ricardo Zonta, ambos da RCM Motorsports, por desacordo com o regulamento técnico. Com isso, Felipe Lapenna (Hot Car Competições) levou a pole. Momentos antes da largada, neste domingo (4), a equipe RCM conseguiu um efeito suspensivo e o grid foi formado com Baptista e Zonta na primeira fila. Lapenna venceu a primeira corrida e Ricardo Maurício foi o vencedor da segunda.
Na primeira corrida, Baptista manteve a liderança na largada e Lapenna pulou de terceiro para segundo. Zonta teve que se defender sua posição e acabou caindo algumas posições. Na abertura da janela, na volta 8, os dois líderes continuaram na pista e esticaram o stint até o 10º giro, quando Lapenna liderava com 1s8 de vantagem sobre Baptista. Na saída dos boxes, o #110 saiu na frente e na volta seguinte abriu vantagem de 2s8. Só restou ao piloto da Hot Car administrar a vantagem por mais 20 voltas e receber a bandeira quadriculada. Essa foi a primeira vitória da equipe sob o comando da chefe de equipe Babi Rodrigues e a segunda na história do time. Completam o pódio da primeira prova Bruno Baptista em segundo e Thiago Camilo (Ipiranga Racing) em terceiro.
Após o fim da prova, os comissários desportivos puniram Santero em 5 segundos em incidente com Casagrande e 20s por queima de largada. Com as punições o piloto do #68 cai de quinto para 14º. A mesma punição foi aplicada ao piloto Sérgio Jimenez, que terminou na 13ª colocação e caiu para 15º.
Com a inversão do grid, o líder do campeonato Gabriel Casagrande largou na ponta, mas teve problemas e terminou apenas na 20ª colocação. Quem assumiu a liderança da prova foi Pedro Cardoso, que largou em terceiro. Lapenna, vencedor da primeira prova abandonou a prova logo após a largada.
Na quinta volta, Julian Santero partiu para cima e passou Cardoso. Barrichello tentou aproveitar o momento, mas não conseguiu concluir a ultrapassagem. Camilo se aproveitou e entrou na disputa da quarta colocação com Barrichello, os dois se chocaram e caíram para sexto (Camilo) e oitavo (Barrichello).
Após o fechamento da janela das paradas obrigatórias, o argentino liderava a prova. Faltando poucas voltas para o final, Ricardo Maurício passou Santero e abriu 4 segundos para receber a bandeirada após 20 giros. Completou o pódio o piloto Ricardo Zonta. Ao final da prova, Julian Santero foi punido em 20s por queima de largada e caiu de segundo para a nona colocação. Com a punição que sobe para o top 3 é Gaetano Di Mauro. Galid Osman recebeu punição por incidente no pit lane e caiu de 15º para 22º.
Gabriel Casagrande sai do Velocitta com 18 pontos de vantagem para Daniel Serra. Matías Rossi, Rubens Barrichello e Bruno Baptista completam o top 5 da classificação geral.
A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.
Falem, pilotos!
“Eu gosto muito do Velocitta, é um autódromo maravilhoso e é demais conquistar essa primeira vitória aqui. Fico muito feliz pela equipe, pela Babi (Rodrigues) e pelo esforço de todos para chegarmos até aqui. Finalmente chegou a tão sonhada vitória. Sobre os freios, eu não posso reclamar. É uma pista difícil de resfriar os freios e teve um momento que eu estava andando muito perto do Bruno (Baptista) e tive que ponderar, mas depois que eu passei deu tudo certo”.
(Felipe Lapenna, Hot Car Competições, Chevrolet Cruze, #110)
Vencedor da Corrida 1
“Primeiro que o Velocitta é uma pista com muitas freadas fortes e o freio se comportou super bem, não ouvimos nenhuma reclamação durante o fim de semana inteiro. Seria legal ter mais grip, porque assim a gente poderia frear mais dentro ainda. Nas aproximações é necessário ter cuidado para não travar, mas graças a Deus tivemos um excelente funcionamento e muito constante do começo até o final”.
(Ricardo Maurício, Eurofarma-RC, Chevrolet Cruze, #90)
Vencedor da Corrida 2
Resultado da Corrida 1 (extra-oficial)
1 Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), 20 voltas em 31min48s195
2 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 2s558
3 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 5s994
4 Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 7s828
5 Matías Rossi (A.Mattheis-Vogel/Toyota Corolla), a 9s211
6 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 9s546
7 Pedro Cardoso (Crown II Racing/Chevrolet Cruze), a 11s758
8 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 11s836
9 Gabriel Casagrande (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze), 12s823
10 Diego Nunes (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 14s073
11 Felipe Baptista (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 14s175
12 Nelson Piquet Jr. (Motul TMG Racing/Toyota Corolla), a 14s429
14 Lucas Foresti (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 31s140
15 Sergio Jimenez (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), 43s211
16 Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet), a 1min06s845
17 César Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 1min07s203
18 Cacá Bueno (Crown Racing/Chevrolet Cruze), a 1min07s525
19 Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 1min08s580
20 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 1min12s296
21 Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), a 1min13s193
22 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 1min14s404
23 Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet Cruze), a 1min18s429
24 Rodrigo Baptista (Crown Racing/Chevrolet Cruze), a 1min20s488
25 Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), a 1min22s364
26 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Toyota Corolla), a 1min50s340
27 Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), 1 volta
28 Gaetano Di Mauro (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1 volta
29 Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet Cruze), 1 volta
30 Tony Kanaan (Full Time Bassani/Toyota Corolla), 1 volta
Não completou
Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze)
Resultado da Corrida 2 (extra-oficial)
1 Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 20 voltas em 32min03s788
2 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 7s525
3 Gaetano Di Mauro (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 8s138
4 Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet Cruze), a 13s525
5 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 17s340
6 Nelson Piquet Jr. (Motul TMG Racing/Toyota Corolla), a 18s543
7 Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet), a 20s616
8 Julian Santero (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 24s190
9 Matías Rossi (A.Mattheis-Vogel/Toyota Corolla), a 22s976
10 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 26s539
11 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 30s595
12 Pedro Cardoso (Crown II Racing/Chevrolet Cruze), 31s650
13 Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), 31s817
14 Tony Kanaan (Full Time Bassani/Toyota Corolla), 32s337
15 Diego Nunes (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 34s923
16 Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 35s950
17 Gabriel Casagrande (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze), 36s876
18 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 38s235
19 Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), 41s455
20 Lucas Foresti (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 44s148
21 Rodrigo Baptista (Crown Racing/Chevrolet Cruze), 46s097
15 Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet Cruze), 34s273
Não completaram
Cacá Bueno (Crown Racing/Chevrolet Cruze)
Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze)
César Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla)
Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze)
Felipe Baptista (KTF Racing/Chevrolet Cruze)
Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze)
Sergio Jimenez (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla)
Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze)
Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Toyota Corolla)
Classificação do Campeonato após 8 etapas extra-oficial (top-10):
1. Gabriel Casagrande, 220 pontos
2. Daniel Serra, 202
3. Matías Rossi, 198
4. Rubens Barrichello, 187
5. Bruno Baptista, 174
6. Gaetano di Mauro, 167
7. Thiago Camilo, 162
8. Ricardo Zonta, 159
9. Nelsinho Piquet, 146
10. Cesar Ramos, 140
Sobre a FRAS-LE:
No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.
A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.
Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock
Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.
FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial
FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil
Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517
Priscila Brando – Fras-le FREMAX
priscila.brando@fras-le.com