Capa

Fras-le (Copa Truck)

Copa Truck: Cirino comemora retorno à liderança e freios constantes no Tarumã

Vitória e sexto lugar, contra um nono e um sétimo do adversário Beto Monteiro, colocaram o paranaense de volta à ponta da tabela da temporada 2022. O domingo (18) ainda reserva a disputa da oitava etapa no tradicional e veloz circuito gaúcho

17.09.2022  |  760 visualizações

Resumo do conteúdo

- Vídeo exclusivo com explicação do principal ponto de frenagem, narrado pelo piloto Regis Boessio
:: Baixar via WeTransfer
:: Ver no YouTube (disponível para anexação em sites);

- Com uma vitória e um sexto lugar, Wellington Cirino retomou a liderança do campeonato, com seis pontos de vantagem sobre Beto Monteiro. Classificação atualizada do top-10 da Copa Truck ao final do texto, bem como declarações dos vencedores deste sábado (17);

- Provas terão transmissão ao vivo neste domingo (18) por Band, SporTV e pelo canal oficial da Copa Truck no YouTube.


==

Com 21 graus de temperatura ambiente neste sábado (17) de muito sol em Viamão (RS), o circuito de Tarumã anotou 44,3ºC no asfalto para a sétima etapa da Copa Truck. As duas disputas foram vencidas por pilotos da equipe ASG Motorsport/Mercedes-Benz: Wellington Cirino levou a primeira e retomou a liderança do campeonato, enquanto Roberval Andrade venceu a prova complementar.

O tradicional e desafiador traçado de 3.016 metros é um dos que trazem as maiores médias de velocidade por volta entre os autódromos brasileiros. Mas há um ponto em específico que traz grande exigência ao sistema de freios – e também às pastilhas de freio Fras-le desenvolvidas especialmente para a categoria: a curva 4, na qual os caminhões se aproximam a cerca de 170 km/h e na freada reduzem a velocidade para apenas 60 km/h em meros quatro segundos – e cerca de 130 metros. Mesmo em uma pista menos exigente com os freios, técnicos da Fras-le registraram temperaturas máximas de 489,3ºC nos freios ao final das corridas.

As duas provas foram bastante disputadas atrás dos líderes. Wellington Cirino largou da pole position e não deu chance para seus adversários, que se envolveram em várias brigas por posição. Felipe Giaffone terminou na segunda posição, seguido de Paulo Salustiano – que não deu sossego ao piloto da Iveco durante a prova. O paranaense da Mercedes-Benz recebeu a bandeirada da vitória com 5,3 segundos de vantagem para o segundo colocado. Após Giaffone e Salustiano, André Marques, Felipe Tozzo, Jaidson Zini, Roberval Andrade (que cumpriu punição com passagem pelos boxes por queima de radar) e Danilo Alamini fecharam os oito primeiros que inverteram as posições no grid da segunda corrida.

Assim, largando da segunda posição, Andrade não quis saber de perder tempo e logo tomou a liderança de Alamini para vencer também com tranquilidade – 3,6 segundos sobre André Marques, o segundo colocado. Salustiano, Giaffone, Alamini, Cirino, Monteiro e Tozzo fecharam os oito melhores da segunda corrida.

A vitória devolveu Cirino à liderança do campeonato, com 221 pontos, graças à punição sofrida por Beto Monteiro por queima de radar – o pernambucano, líder do campeonato, teve de cumprir uma passagem obrigatória pelos boxes e terminou a primeira disputa na nona posição. Beto coloca-se seis pontos atrás com 215 e cinco à frente de Giaffone, agora com 210. Salustiano segue em quarto, com 188, só dois pontos à frente do ascendente Roberval Andrade – que ainda reúne chances matemáticas de título.

A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.

Falem, pilotos!
“O freio aqui em Tarumã se manteve muito constante, porque a gente tem praticamente uma só frenagem muito forte. Os contornos de curva são muito rápidos, e a gente até que usa pouco os freios. Então foi tudo muito equilibrado do começo ao fim, e pudemos até usar menos refrigeração nas pastilhas, porque aqui elas suportam bem mais. Hoje deu tudo certo e amanhã vai ser melhor ainda”.
(Wellington Cirino, ASG Motorsport, Mercedes-Benz #6)
Vencedor Corrida 1

“Fui cauteloso no final de semana, porque são muitos pontos em jogo. E isso me deixa um pouco precavido. Então preferi perder posições. Queimei um radar – não sei como fui cometer esse erro -, mas paguei por isso, e ir de 17º para sétimo na primeira corrida, passar dez caminhões, e vencer a segunda ainda com vantagem é algo que me deixa muito orgulhoso. Amanhã tem muito mais”.
(Roberval Andrade, ASG Motorsport, Mercedes-Benz #15)
Vencedor Corrida 2

A pista de Tarumã na visão da FRAS-LE
A pista de Tarumã tem a média de velocidade mais alta de toda a temporada, e por essa razão a torna uma pista com um traçado bastante técnico. A curva 4 e a curva do laço, exigem uma destreza muito grande do piloto, o qual precisa estar bastante atento e saber administrar muito bem a forte frenagem e ao mesmo tempo já se preparar para a retomada rápida de velocidade. Essa condição de pista normalmente faz com que o freio trabalhe mais frio do que em outras pistas mais exigentes e essa condição normalmente torna o processo de assentamento do material de atrito ao disco mais lento. Com isso, a estabilização da força de frenagem aplicada pelo piloto é mais demorada. Dessa forma, diferente de outras etapas, os pilotos e equipes acabam optando por manter os jogos de pastilhas por mais tempo, para garantir a melhor acomodação para os treinos classificatórios e corridas. Por se tratar de uma rodada dupla, será muito interessante avaliar o comportamento das pastilhas ao longo de todo final de semana, bem como acompanhar a estratégia de cada piloto em manter as pastilhas já assentadas, com uma estabilidade de frenagem já bem definida, ou substituir por novas e iniciar todo processo de acomodação novamente.
(Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de Aplicação da Fras-le)

Resultado Corrida 1 (Top-10 extraoficial)
1. Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
2. Felipe Giaffone (Iveco)
3. Paulo Salustiano (Volkswagen)
4. André Marques (Volkswagen)
5. Felipe Tozzo (Iveco)
6. Jaidson Zini (Mercedes-Benz)
7. Roberval Andrade (Mercedes-Benz)
8. Danilo Alamini (Volkswagen)
9. Beto Monteiro (Volkswagen)
10. Pedro Paulo Fernandes (Mercedes-Benz)

Resultado Corrida 2 (Top-10 extraoficial)
1. Roberval Andrade (Mercedes-Benz)
2. André Marques (Volkswagen)
3. Paulo Salustiano (Volkswagen)
4. Felipe Giaffone (Iveco)
5. Danilo Alamini (Volkswagen)
6. Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
7. Beto Monteiro (Volkswagen)
8. Felipe Tozzo (Iveco)
9. Luiz Lopes (Mercedes-Benz)
10. Débora Rodrigues (Volkswagen)

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO
1. Wellington Cirino – 221 pontos
2. Beto Monteiro – 215
3. Felipe Giaffone – 210
4. Paulo Salustiano – 188
5. Roberval Andrade – 186
6. Débora Rodrigues – 168
7. Jaidson Zini – 133
8. Luiz Lopes, 103
9. André Marques – 89
10. Adalberto Jardim - 82

8ª Etapa – Copa Truck 2022
VIAMÃO (RS)
Autódromo Internacional de Tarumã
Extensão: 3.016 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 9 (4 à direita e 5 à esquerda)
Inauguração: 8 de novembro de 1970
Previsão climática: Tempo ensolarado; mínima de 13ºC e máxima de 22ºC

PROGRAMAÇÃO DA ETAPA:
Domingo, 18 de setembro
7h30 – Warm-up
8h – Classificatório
13h55 – Largada Corrida 1
14h32 – Largada Corrida 2

Sobre a FRAS-LE:

A Fras-le destaca-se por ser um powerhouse de reposição em autopeças, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. Além disso, é uma das maiores fabricantes mundiais de material de fricção, atendendo os segmentos de montadoras e reposição. A companhia desenvolve, produz e comercializa produtos para automóveis, motos, veículos pesados, aviação e também para as linhas ferroviária e industrial. Com unidades nos Estados Unidos, China, Argentina, Uruguai e Índia, possui 11 plantas industriais, seis centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças. Desde 1996 a Fras-le é controlada pelas Empresas Randon.

A empresa é líder no mercado de reposição e coloca ao alcance do consumidor produtos com a qualidade da peça original, por meio das marcas Fras-le, Lonaflex, Fremax, Controil e Nakata. Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A Fremax, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car,  assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock.

FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Helen Kaipper – Fras-le
helen.kaipper@fras-le.com

  • Wellington Cirino e Roberval Andrade venceram neste sábado (17) no Tarumã
    (Rafa Catelan/P1 Media Relations)

  • A largada da sétima etapa da Copa Truck no circuito de Tarumã
    (Rafa Catelan/P1 Media Relations)

  • Cirino teve atuação impecável na primeira corrida, liderando de ponta a ponta
    (Rafa Catelan/P1 Media Relations)

  • O pódio da Corrida 1
    (Rafa Catelan/P1 Media Relations)

  • Andrade cumpriu punição na primeira prova e se recuperou para vencer a segunda
    (Rafa Catelan/P1 Media Relations)

  • O encerramento das provas deste sábado (17) no tradicional autódromo gaúcho
    (Rafa Catelan/P1 Media Relations)

  • Pódio da Corrida 2
    (Rafa Catelan/P1 Media Relations)

Leia também...

14.05.2025

Copa Truck: Interlagos desafia os freios na terceira etapa

Pastilhas de freio Fras-le, que equipam todos os caminhões do grid, enfrentam as maiores exigências da temporada no circuito das freadas mais intensas do calendário da categoria

09.04.2025

Freios serão decisivos em Londrina na segunda etapa da Copa Truck

Circuito paranaense traz características técnicas: frenagens longas e constantes, desafiando pilotos na otimização do uso das pastilhas Fras-le que equipam todos os caminhões da categoria

08.04.2025

Fras-le expande presença na Copa Truck com patrocínio à Odapel Racing

Marca estampa o Volkswagen #55 de Paulo Salustiano, que disputa a categoria Pro. Equipe também tem José Augusto Dias, o Jô, na classe Elite

19.03.2025

Copa Truck abre temporada desafiando pilotos e máquinas em Campo Grande (MS)

Asfalto abrasivo e calor intenso prometem testar resistência dos caminhões e das pastilhas de freio Fras-le na primeira etapa do campeonato

Entre em contato