Resumo do conteúdo
- Nos links a seguir você baixa vídeo explicativo sobre os principais desafios para os freios dos Stock Cars em Santa Cruz do Sul. Material de livre uso editorial;
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- Pista passou por recapeamento completo para receber a Stock Car, o que deverá mudar, pelo menos inicialmente, as condições de aderência e frenagem;
- Atual campeão, Gabriel Casagrande lidera temporada com 222 pontos contra 203 de Daniel Serra e 201 do argentino Matías Rossi;
- Largadas da nona etapa da Stock Car Pro Series, em Santa Cruz do Sul (RS), estão programadas para as 14h10 e 14h50 deste domingo (25), com transmissão ao vivo por Band, SporTV, YouTube oficial e mais plataformas digitais.
Santa Cruz do Sul (RS) recebe a nona das 12 etapas programadas na temporada 2022 da Stock Car. O final de semana na bela cidade do interior gaúcho reserva o antepenúltimo encontro do ano, já que Goiânia (GO) nos dias 22 e 23 de outubro, receberá as etapas 10 e 11 e Brasília (DF) sedia a final em 20 de novembro.
O seletivo traçado de 3.531 metros e 10 curvas não oferece grandes desafios às pastilhas de freio da Fras-le e os discos de freio Fremax, oficiais da Stock Car Pro Series. O ponto onde é feita a freada mais forte da pista santa-cruzense é o final da reta dos boxes, na qual os pilotos chegam a cerca de 235 km/h e acionam os freios pisando no pedal por cerca de 4,5 segundos. A desaceleração de 1,5G faz os carros reduzirem para 80 km/h no contorno da primeira curva, à esquerda. A redução de velocidade acontece em 190 metros.
No entanto, o circuito passou por reformas recentemente e recebeu uma nova camada asfáltica em praticamente toda a sua extensão. “Pelo menos nos primeiros treinos, as condições de aderência não serão as mais favoráveis, o que geralmente já acontece quando a pista está suja e sem atividades – ou “verde”, como se diz no jargão técnico. Contudo, com uma nova camada de asfalto, a aderência deverá ser ainda mais baixa pela ausência completa do emborrachamento causado pela passagem dos carros, especialmente nos pontos de frenagem e contorno das curvas. Conforme as atividades de pista forem progredindo, mais borracha dos pneus vai se acumulando e aos poucos os índices de abrasão vão chegando aos níveis desejados”, explica André Brezolin, engenheiro de Projeto da Fras-le e da Fremax, empresas que fornecem, respectivamente, as pastilhas e os discos de freio a todas as equipes da Stock Car Pro Series.
Com quatro etapas para o final do campeonato, são 224 pontos em jogo. No momento, Gabriel Casagrande é quem lidera a tabela, com 222 pontos sem os dois descartes obrigatórios dos piores resultados. Daniel Serra vem na vice-liderança com 203, apenas dois a mais que o argentino Matías Rossi.
Rubens Barrichello é o quarto colocado com 189 pontos, 14 a mais que Bruno Baptista e 21 a mais que Gaetano di Mauro. Thiago Camilo e Ricardo Zonta, empatados com 162 pontos, Nelsinho Piquet com 148 e o gaúcho Cesar Ramos, com 140, fecham os dez maiores pontuadores da temporada no momento.
As atividades de pista da Stock Car Pro Series em Santa Cruz do Sul começam somente no sábado (24). Serão dois treinos livres, às 8h10 e 11 horas, mais a classificação às 14h15. No domingo (25), a largada da primeira corrida será dada às 14h10 e a da segunda disputa, às 14h50. Cada prova terá 30 minutos mais uma volta de duração e o resultado da primeira determina o grid da segunda, com a inversão dos dez primeiros colocados. As corridas da nona etapa serão transmitidas ao vivo por Band, canais SporTV, pelo YouTube oficial da categoria e outras plataformas digitais.
A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.
Fala, piloto!
“Na reta principal começamos a frear a 150 metros da primeira curva e reduzimos para a segunda marcha, e a curva seguinte também exige uma freada importante, em descida, difícil, com o carro em curva; e subindo para a curva da Bota, outra freada forte reduzindo de 190 km/h para 70 em primeira marcha. Depois temos uma sequência de curvas de alta velocidade, à exceção da curva 9, bem técnica. É uma pista que traz, sim, uma boa dose de exigência do conjunto, embora seja menos severa do que outras do calendário. O novo asfalto, no entanto, deverá mudar alguma coisa, ao menos no início, sem borracha na pista”
(Felipe Lapenna, Hot Car Competições, Chevrolet Cruze, #110)
A pista de Santa Cruz do Sul na visão da FRAS-LE & FREMAX
“É um circuito que tem uma freada bem forte no final da reta, que é relativamente longa, mas que no geral não exige muito dos freios. Muitas curvas de média velocidade, nas quais o piloto usa o freio, claro, para reduzir um pouco a velocidade, mas principalmente para manter o carro alinhado no traçado para entrar na curva seguinte o mais bem posicionado e rápido possível. Será interessante acompanhar o desempenho e a aderência dos carros com a nova camada asfáltica que foi colocada no traçado”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)
9ª Etapa – Stock Car Pro Series 2022
SANTA CRUZ DO SUL (SP)
Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul
Extensão: 3.531 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 10 (3 à direita e 7 à esquerda)
Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 3
Força lateral: 2
Nível de exigência dos freios: 3
Pneu mais exigido: traseiro direito
Inauguração: 12 de junho de 2005
Previsão climática: Dias ensolarados no fim de semana, com mínima de 8ºC e máxima de 24ºC, com poucas nuvens e nenhuma chance de chuva.
Pole position em 2021: Thiago Camilo, 1min23s552
Vencedores em 2021: Thiago Camilo e Ricardo Maurício
PROGRAMAÇÃO DA ETAPA:
Sábado, 24 de Setembro
07h50 – Shakedown
08h10 – Treino Livre 1 (Grupo 1)
08h45 – Treino Livre 1 (Grupo 2)
11h00 – Treino Livre 2 (Grupo 1)
11h35 – Treino Livre 2 (Grupo 2)
14h15 - Classificação
Domingo, 25 de Setembro
10h40 – Visitação aos Boxes
14h10 – Largada Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
14h50 – Largada Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
Sobre a FRAS-LE:
A Fras-le destaca-se por ser um powerhouse de reposição em autopeças, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. Além disso, é uma das maiores fabricantes mundiais de material de fricção, atendendo os segmentos de montadoras e reposição. A companhia desenvolve, produz e comercializa produtos para automóveis, motos, veículos pesados, aviação e também para as linhas ferroviária e industrial. Com unidades nos Estados Unidos, China, Argentina, Uruguai e Índia, possui 11 plantas industriais, seis centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças. Desde 1996 a Fras-le é controlada pelas Empresas Randon.
A empresa é líder no mercado de reposição e coloca ao alcance do consumidor produtos com a qualidade da peça original, por meio das marcas Fras-le, Lonaflex, Fremax, Controil e Nakata. Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A Fremax, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock.
FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
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FREMAX:
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Priscila Brando – Fras-le FREMAX
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