Cesar Ramos e Nelsinho Piquet foram os vencedores da 10ª etapa da Stock Car
(Luís França/P1 Media Relations)
A largada da décima etapa da temporada 2022 da Stock Car, em Goiânia
(Luís França/P1 Media Relations)
Cesar Ramos controlou a corrida para vencer pela primeira vez na Stock Car
(Luís França/P1 Media Relations)
Nelsinho Piquet fez ótima estratégia para ser o vencedor da segunda prova
(Luís França/P1 Media Relations)
O pódio da segunda corrida - Ricardo Maurício foi penalizado depois
(Luís França/P1 Media Relations)
Dupla quebrou hegemonia de Ricardo Maurício e Rubens Barrichello em Goiânia
(Luís França/P1 Media Relations)
Daniel Serra superou Gabriel Casagrande e agora lidera o campeonato (271 pts)
(Luís França/P1 Media Relations)
Resumo do conteúdo
- Asfalto marcou 62ºC no momento da largada, com temperatura ambiente em 36 graus;
- Pódio da primeira corrida teve Cesar Ramos, Ricardo Zonta e Ricardo Maurício; na segunda, Nelsinho Piquet venceu, tendo Zonta repetindo o segundo lugar com Bruno Baptista em terceiro após punição a Ricardo Maurício;
- Campeonato tem novo líder: Daniel Serra finaliza o sábado com 271 pontos, três a mais que Rubens Barrichello e Gabriel Casagrande – até então o líder da tabela;
- 11ª e penúltima etapa acontece neste domingo (23) a partir das 14h10 com grande possibilidade de chuva.
Sob um calor de 36 graus em Goiânia (GO) e sobre um calor de 62ºC no asfalto do Autódromo Internacional Ayrton Senna, a Stock Car realizou neste sábado (22) a décima e penúltima etapa da temporada. As corridas no circuito misto de 3.835 metros, sempre movimentadas, tiveram vitórias de Cesar Ramos e Nelsinho Piquet.
Foi a primeira conquista de Ramos na Stock Car e a terceira de Piquet, quebrando uma hegemonia na capital de Goiás que durava desde a corrida 2 realizada em 18 de abril de 2021: deste então, foram duas etapas, sempre com vitórias ou de Ricardo Maurício ou de Rubens Barrichello – Rubinho soma oito vitórias em Goiânia e é o maior vencedor da pista.
Das 12 curvas do Autódromo de Goiânia, cinco exigem frenagens com redução superior a 100 km/h em poucos metros; no traçado externo, de apenas três curvas, uma das frenagens reduz a velocidade em quase 160 km/h em menos de cinco segundos. Forças nas frenagens podem chegar a 1,6 G; pastilhas de freio Fras-le suportam até 850 graus de temperatura, enquanto os discos de freio Fremax são projetados para até 720 graus Celsius; previsão para temperatura ambiente neste domingo é de 33ºC com 80% de possibilidade de chover na parte da tarde.
Cesar Ramos largou da pole position – a quarta de sua carreira – e controlou a corrida: só não esteve na liderança quando fez seu pit stop, e ainda marcou a volta mais rápida da corrida. Primeira vitória com estilo, seguido por Ricardo Zonta, Ricardo Maurício, Galid Osman, Daniel Serra, Thiago Camilo, Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet, Matías Rossi e Bruno Baptista fechando os dez primeiros que inverteram a ordem de posições para a largada da corrida 2.
No decorrer da prova, Piquet ganhou posições e contou com ótima estratégia. Foi um dos últimos a parar para troca de pneu e com isso saiu à frente de Bruno Baptista – que começou a perder terreno com o desgaste dos pneus. Nelsinho venceu e o pódio repetiu o segundo e terceiro colocados de momento – Zonta e Maurício.
Pouco depois, Maurício foi punido com a adição de 20 segundos a seu tempo de prova – derrubando-o de terceiro para o 18º lugar e promovendo Bruno Baptista ao pódio na terceira posição.
A disputa pelo título ficou eletrizante. Então líder da tabela, Gabriel Casagrande não pontuou na primeira prova e foi 12º na complementar. Enquanto isso, Daniel Serra fez um quinto e um oitavo lugar, subindo para 271 pontos, deixando o campeão de 2021 com 268 em terceiro – empatado com o novo vice-líder Rubens Barrichello, sétimo e sexto neste sábado, e que tem mais vitórias no ano que Casagrande. São apenas três pontos separando os três primeiros colocados – 13 em se considerando o quarto colocado Matías Rossi.
A disputa da 11ª e penúltima etapa, neste domingo (23), seria realizada no circuito oval de 2.695 metros. Entretanto, diante da alta probabilidade de chuva para o período – a largada está programada para as 14h10 – a direção de prova já anunciou que as corridas serão realizadas no circuito misto de 3.835 metros.
A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.
Falem, pilotos!
“Quando se larga na pole e tem um carro rápido, as coisas ficam mais fáceis. Claro que foi uma corrida difícil, porque eu mesmo já havia largado da pole outras três vezes e não consegui vencer. O carro estava muito bom e dei muito gás no começo, mas sem exagerar. Eu tinha carro para o começo da corrida, para o meio e para o final. Eu queria entrar no pit stop com uma boa vantagem para poder fazer tudo com calma e sair sem riscos. A estratégia foi perfeita e não quis correr nenhum risco – até exagerei no uso do push para cortar o barato de quem tentava se aproximar. Quero sentir esse momento, comemorar, porque a gente merece. Amanhã é um novo dia e vou querer muito mais. Foi muito especial”
(Cesar Ramos, Ipiranga Racing, Toyota Corolla #30)
Vencedor da Corrida 1
“Dedicação e trabalho da equipe, que vem trabalhando muito forte. Tenho passado bastante tempo com eles na oficina, tentando entender cada detalhe, o que melhorar. E quando o carro chega na pista já bom, isso é o resultado de um trabalho excelente na oficina. Eles sacrificam muitas horas e merecem estes resultados – passam muito tempo longe da família. É o resultado de muito trabalho.
(Nelsinho Piquet, Motul TMG Racing, Toyota Corolla #33)
Vencedor da Corrida 2
Resultado da corrida 1 (Top-10 extra-oficial)
1. #30 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota) – 21 voltas em 31min42s836
2. #10 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota) – a 4s574
3. #90 Ricardo Maurício (Eurofarma-RC/Chevrolet) – a 10s274
4. #28 Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet) – a 11s910
5. #29 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Chevrolet) – a 12s739
6. #21 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota) – a 15s173
7. #111 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota) – a 15s957
8. #33 Nelsinho Piquet (Motul TMG Racing/Toyota) – a 17s163
9. #117 Matías Rossi (Vogel-A.Mattheis/Toyota) – a 18s321
10. #44 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota) – a 18s989
Resultado da corrida 2 (Top-10 extra-oficial)
1. #33 Nelsinho Piquet (Motul TMG/Toyota) – 20 voltas em 32min09s798
2. #10 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota) – a 2s116
3. #44 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota) – a 5s930
4. #51 Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet) – a 6s584
5. #28 Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet) – a 6s585
6. #111 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota) – a 8s665
7. #4 Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet) – a 10s314
8. #29 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Chevrolet) – a 13s272
9. #121 Felipe Baptista (KTF Racing/Chevrolet) – a 14s324
10. #18 Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet) – a 15s265
Classificação do Campeonato (Top-10 extra-oficial)
1. Daniel Serra, 271 pontos
2. Rubens Barrichello, 268
3. Gabriel Casagrande, 268
4. Matías Rossi, 258
5. Ricardo Zonta, 225
6. Bruno Baptista, 221
7. Thiago Camilo, 188
8. Nelsinho Piquet, 185
9. Ricardo Maurício, 182
10. Cesar Ramos, 177
Domingo, 23 de outubro (11ª etapa):
08h00 – Stock Car – Warm Up
09h00 – Stock Car – Classificação – 11ª etapa
11h10 – Visitação aos boxes (somente para Ingresso Lounge)
13h10 – Stock Car – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta) – 11ª etapa
13h45 – Stock Car – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta) – 11ª etapa
Sobre a FRAS-LE:
A Fras-le destaca-se por ser um powerhouse de reposição em autopeças, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. Além disso, é uma das maiores fabricantes mundiais de material de fricção, atendendo os segmentos de montadoras e reposição. A companhia desenvolve, produz e comercializa produtos para automóveis, motos, veículos pesados, aviação e também para as linhas ferroviária e industrial. Com unidades nos Estados Unidos, China, Argentina, Uruguai e Índia, possui 11 plantas industriais, seis centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças. Desde 1996 a Fras-le é controlada pelas Empresas Randon.
A empresa é líder no mercado de reposição e coloca ao alcance do consumidor produtos com a qualidade da peça original, por meio das marcas Fras-le, Lonaflex, Fremax, Controil e Nakata. Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A Fremax, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock.
FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial
FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil
Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517
Priscila Brando – Fras-le FREMAX
priscila.brando@fras-le.com