Ricardo Maurício e Diego Nunes são os vencedores da Stock Car neste domingo (23)
(Luís França/P1 Media Relations)
Ricardo Maurício controlou os ataques de Thiago Camilo para vencer a Corrida 1
(Luís França/P1 Media Relations)
Rubens Barrichello é o novo líder da tabela e parte para final em busca do bi
(Luís França/P1 Media Relations)
Daniel Serra é o vice-líder, a oito pontos de Barrichello, e busca o tetra
(Luís França/P1 Media Relations)
Resumo do conteúdo
- Asfalto marcou 55ºC no momento da largada, com temperatura ambiente em 29 graus. Chuva prevista pela meteorologia só veio depois da conclusão da etapa;
- Pódio da primeira corrida teve Ricardo Maurício, Thiago Camilo e Cesar Ramos; na segunda, vitória de Diego Nunes com Gaetano di Mauro em segundo e Daniel Serra em terceiro;
- A pontuação agora computa os descartes dos quatro piores resultados de cada piloto (incluindo abandonos), e neste quadro Rubens Barrichello vai para a final em Interlagos como líder do campeonato com 298 pontos, oito a mais que Serra e dez a mais que Casagrande;
- Grande final da Stock Car Pro Series acontece no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), no dia 11 de dezembro.
A mesma pista, o mesmo calor, vencedores diferentes e, mais uma vez, um novo líder do campeonato. A 11ª e penúltima etapa da temporada 2022 da Stock Car Pro Series, na tarde deste domingo (23) em Goiânia (GO), teve vitórias de Ricardo Maurício e Diego Nunes – na etapa anterior, realizada ontem, Cesar Ramos e Nelsinho Piquet saíram vitoriosos e Daniel Serra havia assumido a liderança. Com o complemento da etapa, graças a um quinto e um oitavo lugar, Rubens Barrichello é agora o novo líder do campeonato.
Sob um calor de 29 graus e asfalto a 55ºC, pilotos e equipes tinham um plano B na manga para o caso de chover durante as corridas. A prova deste domingo seria disputada no circuito oval de 2.695 metros; entretanto, diante da alta probabilidade de chuvas, a direção de prova determinou que as provas fossem disputadas novamente no traçado misto tradicional de 3.835 metros. A chuva só foi cair minutos após a conclusão dos pódios da etapa e ambas as provas aconteceram com pista seca.
Ricardo Maurício largou da pole position e sofreu ataques dos dois carros da Ipiranga Racing – Thiago Camilo e Cesar Ramos chegaram a se revezar na segunda posição para tentar ataques sobre o competidor da Eurofarma-RC. Após os pit stops, Camilo se colocou em melhores condições de atacar, mas Maurício usou todos os 12 acionamentos do push to pass a que tinha direito na primeira disputa (ele terminou a segunda prova na 13ª posição) e no final conseguiu abrir vantagem para receber a bandeira quadriculada com 4s144 sobre Camilo. Ramos, vencedor da primeira corrida de sábado, completou o pódio.
Átila Abreu, Rubens Barrichello, Galid Osman, Marcos Gomes, Nelsinho Piquet, Gabriel Casagrande e Daniel Serra fecharam os dez primeiros colocados que inverteram as posições para a segunda corrida – uma primeira fila tendo o líder e o terceiro colocado da tabela. Serra e Casagrande chegaram a trocar de posição uma vez, e após as paradas obrigatórias as estratégias começaram a revelar a verdadeira ordem na pista.
Quem investiu na corrida 2 ao optar por abastecer quantidades maiores de combustível e trocar mais de um pneu galgou várias posições ao fazer na segunda parada apenas a troca obrigatória de um pneu. Foi o que aconteceu com Diego Nunes e Gaetano di Mauro, que terminaram a primeira prova na 17ª e 19ª colocação, respectivamente.
Com pneus maiores e acionamentos economizados do push to pass, Diego Nunes saiu na frente ao final da janela obrigatória de paradas – dois segundos à frente de Serra, que passou a sofrer pressão de Gaetano di Mauro, da KTF Sports, que também conseguiu superar o tricampeão.
Nunes cruzou a linha de chegada 1s409 à frente de di Mauro e com vantagem de 1s872 sobre Serra. Guilherme Salas foi o quarto colocado, com Galid Osman em quinto. Julio Campos, Nelsinho Piquet, Rubens Barrichello, Gabriel Casagrande e Bruno Baptista fecharam os dez primeiros.
Agora a Stock Car parte para São Paulo no dia 11 de dezembro para a grande final da temporada no Autódromo de Interlagos. Com os descartes obrigatórios dos quatro piores resultados realizados na conclusão das provas deste domingo, a classificação geral tem um novo líder: Rubens Barrichello, com 298 pontos, oito à frente de Daniel Serra e dez à frente de Gabriel Casagrande – que havia chegado a Goiânia na ponta da tabela.
Com 56 pontos em jogo na etapa final, até o quarto colocado Matías Rossi reúne chances matemáticas de título com 268 pontos – mas o domingo goiano não foi dos mais positivos para o argentino, com um 11º lugar e um abandono.
Todos os quatro piores resultados de Barrichello foram abandonos, por isso o campeão de 2014 acabou descartando zero ponto; já Serra teve de descartar dez pontos – dois 16º lugares (cinco pontos cada) em Goiânia e no Velocitta, além das provas que não participou em Interlagos na sétima etapa. Entre os quatro resultados descartados por Casagrande, quatro pontos de um 17º lugar no Velocitta e três abandonos, enquanto Matías Rossi descartou dois abandonos mais as duas primeiras provas da etapa inaugural do ano, da qual não participou.
A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.
Falem, pilotos!
“Na Stock Car é sempre páreo duro. Fisicamente e mentalmente hoje foi uma das corridas mais difíceis. O Thiago e o Cesinha estavam pressionando bastante, a temperatura muito alta, tentando pensar na melhor estratégia com o push to pass – e eu acabei com todos eles na primeira corrida. Foi uma corrida bem difícil. Em uma pista rápida e quente como é Goiânia, com o tempo os pneus vão perdendo aderência e aí o piloto começa a ficar mais em cima do freio. Então os freios têm de estar muito bem ajustados, e aí o piloto começa a jogar mais pressão para as rodas traseiras e evitar o bloqueio das dianteiras, e isso varia da estratégia de cada piloto. Tivemos um ótimo equilíbrio, os freios se comportaram muito bem, usamos os dois jogos de discos e pastilhas por termos tido duas etapas no fim de semana, e isso ajudou no equilíbrio do carro.”
(Ricardo Maurício, Eurofarma-RC, Chevrolet Cruze #90)
Vencedor da Corrida 1
“Ontem tínhamos a mesma estratégia, que nos permitiria terminar entre os cinco primeiros, mas acabei sendo atingido por outro carro. Hoje deu tudo certo. O carro na corrida mostrou que estava muito rápido. Poupei, pensando na segunda corrida. A equipe fez um pit stop muito rápido, voltei em primeiro e aí foi manter a consistência. O carro estava muito equilibrado, tudo se encaixou e deu tudo certo. Hoje pela manhã colocamos discos e pastilhas novos, e não tive nenhum problema. O desgaste dos pneus e o calor dentro do carro foram os maiores desafios hoje”.
(Diego Nunes, Blau Motorsport, Chevrolet Cruze #70)
Vencedor da Corrida 2
Resultado da corrida 1 (Top-10 extra-oficial)
1. #90 Ricardo Maurício (Eurofarma-RC/Chevrolet) – 21 voltas em 31min43s239
2. #21 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota) – a 4s144
3. #30 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota) – a 9s935
4. #51 Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet) – a 16s279
5. #111 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota) – a 18s354
6. #28 Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet) – a 19s451
7. #80 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet) – a 19s890
8. #33 Nelsinho Piquet (Motul TMG Racing/Toyota) – a 19s993
9. #83 Gabriel Casagrande (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet) – a 20s384
10. #29 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Chevrolet) – a 21s334
Resultado da corrida 2 (Top-10 extra-oficial)
1. #70 Diego Nunes (Blau Motorsport/Chevrolet) – 20 voltas em 32min29s230
2. #11 Gaetano di Mauro (KTF Sports/Chevrolet) – a 1s409
3. #29 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Chevrolet) – a 1s872
4. #85 Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet) – a 4s305
5. #28 Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet) - a 4s519
6. #4 Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet) – a 4s712
7. #33 Nelsinho Piquet (Motul TMG Racing/Toyota) – a 6s292
8. #111 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota) – a 6s952
9. #83 Gabriel Casagrande (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet) – a 7s474
10. #44 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota) – a 7s592
Classificação do Campeonato (Top-10 COM DESCARTES*)
1. Rubens Barrichello, 298 pontos (298 totais)
2. Daniel Serra, 290 (300 sem descartes)
3. Gabriel Casagrande, 288 (292)
4. Matías Rossi, 268 (268)
5. Ricardo Zonta, 237 (238)
6. Bruno Baptista, 222 (222)
7. Thiago Camilo, 214 (214)
8. Nelsinho Piquet, 212 (212)
9. Ricardo Maurício, 199 (199)
10. Cesar Ramos, 177
*Pelo regulamento, cada piloto é obrigado a descartar os quatro piores resultados até a penúltima etapa. Abandonos também contam como descarte.
Sobre a FRAS-LE:
A Fras-le destaca-se por ser um powerhouse de reposição em autopeças, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. Além disso, é uma das maiores fabricantes mundiais de material de fricção, atendendo os segmentos de montadoras e reposição. A companhia desenvolve, produz e comercializa produtos para automóveis, motos, veículos pesados, aviação e também para as linhas ferroviária e industrial. Com unidades nos Estados Unidos, China, Argentina, Uruguai e Índia, possui 11 plantas industriais, seis centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças. Desde 1996 a Fras-le é controlada pelas Empresas Randon.
A empresa é líder no mercado de reposição e coloca ao alcance do consumidor produtos com a qualidade da peça original, por meio das marcas Fras-le, Lonaflex, Fremax, Controil e Nakata. Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A Fremax, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock.
FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial
FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil
Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517
Priscila Brando – Fras-le FREMAX
priscila.brando@fras-le.com