Capa

Fras-le & Fremax (Stock Car)

Stock Car: Freio e tração fundamentais na decisão de Interlagos, de acordo com líder Barrichello

Interlagos recebe a final da temporada 2022 da Stock Car com 4 pilotos na briga
(Luís França/P1 Media Relations)

Rubens Barrichello chega à final em Interlagos na liderança e busca bicampeonato
(Luís França/P1 Media Relations)

Daniel Serra soma 290 pontos e busca o tetracampeonato
(Luís França/P1 Media Relations)

O atual campeão Gabriel Casagrande também corre atrás de seu segundo título
(Luís França/P1 Media Relations)

Com 268, Matías Rossi quer ser o primeiro estrangeiro campeão da Stock Car
(Luís França/P1 Media Relations)

Grau de exigência dos 4.309 metros do circuito paulistano é dos mais altos para o sistema de freios; etapa do fim de semana define o campeão de 2022 na disputa entre quatro pilotos

06.12.2022  |  899 visualizações

Resumo do conteúdo

- Nos links a seguir você baixa vídeo explicativo sobre os principais desafios para os freios dos Stock Cars em Interlagos, com a explicação de Rubens Barrichello. Material de livre uso editorial;
:: Baixar via WeTransfer
:: Via YouTube (para ‘embed’ em sites e portais):

- Rubens Barrichello (298 pontos), Daniel Serra (290), Gabriel Casagrande (288) e Matías Rossi (268) são os quatro pilotos com chance de título neste domingo (11) em Interlagos. Barrichello e Casagrande buscam o bicampeonato, Serra, o tetra, e Rossi, seu primeiro título;

- Largadas da grande final da Stock Car Pro Series em Interlagos estão programadas para as 14h15 e 14h55 deste domingo (11), com transmissão ao vivo por Band, SporTV, YouTube oficial e mais plataformas digitais;

- Informações sobre a pista, previsão do tempo, programação oficial e lista de todos os vencedores da temporada 2022 da Stock Car ao final do texto.



A decisão do campeão de 2022 da Stock Car Pro Series acontece neste domingo (11) na pista mais conhecida de todo o grid da categoria: o Autódromo de Interlagos. A final da temporada tem largadas às 14h15 e 14h55 deste domingo com transmissão ao vivo de Band, canais SporTV, YouTube oficial e outras plataformas digitais em uma das decisões mais espetaculares da categoria nos últimos anos.

Isso porque quatro pilotos chegam disputando o título. Rubens Barrichello ascendeu à liderança apenas após a última etapa, em Goiânia, e com os descartes ele é quem soma mais pontos no momento, com 298. Daniel Serra é o segundo com 290, apenas dois pontos à frente do atual campeão Gabriel Casagrande. Em quarto, o argentino Matías Rossi soma 268.

Curiosamente, entre os quatro postulantes ao título, Barrichello é o único que jamais venceu em Interlagos na Stock Car. Serra e Casagrande venceram duas vezes no autódromo paulistano – outra coincidência, já que eles venceram, cada um, uma edição da Corrida de Duplas (Serra com João Paulo Oliveira em 2018 e Casagrande com Gabriel Robe na edição deste ano); Rossi, que venceu em 2022 suas duas primeiras provas na Stock Car, conquistou em Interlagos o seu mais recente triunfo, durante a sétima etapa, no final de julho.

Campeão em 2014, Rubens Barrichello soma 19 vitórias em sua carreira na categoria e busca o bicampeonato. É o único piloto em todo o grid que já teve a oportunidade de correr no circuito antigo de Interlagos, de 7.960 metros: foi em 1989, ainda na Fórmula Ford. Já Daniel Serra, que também soma 19 triunfos na Stock Car, vai em busca de seu quarto título – se conseguir, supera a marca do pai, o também tricampeão Chico Serra. Casagrande, campeão em 2021, tem sete vitórias e busca seu segundo título, enquanto o argentino Rossi vai atrás de seu primeiro título no Brasil.

Na temporada, o quarteto venceu, junto, oito das 22 corridas disputadas até agora nas 11 etapas da atual temporada. Barrichello foi quem mais ganhou corridas – três -, enquanto Casagrande e Rossi venceram duas cada e Serra, apenas uma. Fora da disputa pelo título, o maior vencedor de 2022 é, por enquanto, Ricardo Maurício, com quatro vitórias. Ele é o sétimo na tabela, com 222 pontos e sem chances matemáticas de ser campeão.

Freio e Tração - Interlagos é a pista que mais exige dos freios em todo calendário. A primeira curva de seus 4.309 metros, o S do Senna, é a que traz a frenagem mais intensa de toda a temporada para os discos Fremax e as pastilhas Fras-le. Os carros vêm pela reta principal a cerca de 240 km/h para contornar a primeira perna da curva a 75 km/h. Tamanha redução vem de uma forte frenagem que dura, em média, cinco segundos e o carro percorre pouco menos de 200 metros. A redução de 165 km/h em tão curto espaço e tempo gera uma desaceleração de 1,5 G, segundo os departamentos de engenharia da Fras-le e da Fremax.

Logo depois, na Reta Oposta, os pilotos também fazem significativa redução de velocidade para o contorno da Curva do Lago, reduzindo de 230 para 110 km/h em apenas 140 metros e três segundos. São os dois mais importantes pontos de ultrapassagem do traçado.

Outra curva famosa do traçado paulistano, o Laranjinha, é um rápido contorno à direita com duas tangências e inclinação negativa em relação ao ponto de apoio. Em apenas dois segundos, os discos Fremax e pastilhas Fras-le reduzem a velocidade de 200 para 125 km/h, em uma das curvas mais rápidas de Interlagos.

As temperaturas sobem também no chamado miolo do circuito: Pinheirinho, Bico de Pato e Junção – esta última, de grande importância, contornada em subida em direção à reta principal. Os discos de freio da Fremax são projetados para enfrentar até 720ºC em condições de corrida, enquanto as pastilhas de freio da Fras-le suportam até 840ºC sem prejuízo à eficiência e segurança do conjunto.

O fim de semana reserva dois treinos livres na sexta-feira (9), o classificatório no sábado (10) às 14h40 e no domingo (11) a largada da primeira prova acontece às 14h15; a segunda corrida tem largada programada para as 14h55. As provas do domingo têm transmissão ao vivo de Band, SporTV, canal oficial da Stock Car no YouTube, Motorsport.TV e outras plataformas digitais.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!
“Não dá pra falar do amor que eu tenho por Interlagos. Tive a oportunidade de andar no circuito antigo e logo pegar o circuito novo. Desde 1990, então andei de Fórmula Ford no [traçado] velho, andei de Fórmula 3 no novo e a partir daí andei toda a minha carreira de Fórmula 1. É um circuito extremamente técnico, com frenagens duras, então é muito importante o carro ter estabilidade na freada e ajustar o carro pra pressas freadas. Frenagem e tração em Interlagos são os quesitos mais importantes”.
(Rubens Barrichello, Full Time Sports, Toyota Corolla, #111)


A pista de Interlagos na visão da FRAS-LE & FREMAX

“Interlagos é o circuito mais desafiador da temporada porque traz frenagens muito fortes. Exige muito dos freios, especialmente no fim da reta dos boxes, na frenagem para o S do Senna, que é muito forte e isso eleva muito a temperatura dos discos e das pastilhas. É um circuito muito competitivo, muito conhecido de todos os pilotos, então o equipamento é levado ao limite o tempo todo”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)


12ª Etapa – Stock Car Pro Series 2022 - Final

SÃO PAULO (SP)
Autódromo Internacional José Carlos Pace
INTERLAGOS
Extensão: 4.309 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 13 (4 à direita e 9 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito

Inauguração: 1940
Previsão climática: Mínima de 20ºC e Máxima de 30ºC, com céu de ensolarado a parcialmente nublado, de acordo com o AccuWeather.

Vencedores na temporada 2022:
1ª etapa: Interlagos, Corrida de Duplas
Geral final: Gabriel Casagrande/Gabriel Robe [A-Mattheis/Vogel] C
- Corrida 1: Gabriel Casagrande (c/Gabriel Robe) [A-Mattheis/Vogel] C
- Corrida 2: Enzo Elias (c/Galid Osman) [Shell V-Power] C
2ª etapa: Goiânia (circuito oval)
Rubens Barrichello (em ambas) [Full Time Sports] T
3ª etapa: Rio de Janeiro, GP Galeão
Daniel Serra [Eurofarma-RC] C
Ricardo Maurício [Eurofarma-RC] C
4ª etapa: Velocitta
Ricardo Zonta [RCM Motorsport] T
Matías Rossi [A-Mattheis/Vogel] T
5ª etapa: Velopark
Gabriel Casagrande [A-Mattheis/Vogel] C
Nelsinho Piquet [TMG Racing] T
6ª etapa: Velopark
Gaetano di Mauro [KTF Sports] C
Bruno Baptista {RCM Motorsport] T
7ª etapa: Interlagos
Matías Rossi [A-Mattheis/Vogel] T
Felipe Fraga* [Eurofarma-RC] C
(*substituiu Daniel Serra na etapa)
8ª etapa: Velocitta
Felipe Lapenna [Hot Car] C
Ricardo Maurício [Eurofarma-RC] C
9ª etapa: Santa Cruz do Sul
Ricardo Maurício [Eurofarma-RC] C
Rubens Barrichello [Full Time Sports] T
10ª etapa: Goiânia
Cesar Ramos [Ipiranga Racing] T
Nelsinho Piquet [TMG Racing] T
11ª etapa: Goiânia
Ricardo Maurício [Eurofarma-RC] C
Diego Nunes [Blau Motorsport] C
C = Chevrolet
T = Toyota

Classificação do Campeonato (Top-10 com descartes)
1. Rubens Barrichello – 298 pontos
2. Daniel Serra – 290
3. Gabriel Casagrande – 288
4. Matías Rossi – 268
5. Ricardo Zonta – 237
6. Bruno Baptista – 232
7. Ricardo Maurício – 222
8. Thiago Camilo – 214
9. Nelsinho Piquet – 212
10. Cesar Ramos - 199

PROGRAMAÇÃO DA ETAPA (Stock Car Pro Series*):
Sexta-feira, 9 de dezembro
08h05 - Shakedown
10h05 – 1º Treino Livre
14h15 – 2º Treino Livre
Sábado, 10 de dezembro
13h20 - Shakedown
14h40 - Classificação
Domingo, 11 de dezembro
14h15 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
14h55 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
*Programação inclui a Stock Series, BRB Fórmula 4 e Copa Shell HB20 e pode sofrer alterações sem aviso prévio

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências  nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos  mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

 A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.  

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock
Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A FREMAX, desde 2004,  também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car,  assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil

 


Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Priscila Brando – Fras-le FREMAX
priscila.brando@fras-le.com

Leia também...

17.12.2023

Gabriel Casagrande é bicampeão da Stock Car Pro Series em dia com vitórias de Ricardo Zonta e Felipe Massa

Grande final da temporada 2023 foi com altas doses de emoção, disputas e pilotos jogando com as estratégias de paradas nos boxes

13.12.2023

Com sete candidatos ao título, Interlagos recebe a etapa final da Stock Car Pro Series neste fim de semana

Sistema de freios pode ser grande trunfo na busca pelo tão sonhado troféu da temporada 2023 da principal categoria do automobilismo nacional

26.11.2023

Cascavel tem corridas espetaculares e a primeira vitória de Felipe Massa na Stock Car

Ele e Bruno Baptista foram os vencedores deste domingo (26) no oeste do Paraná na penúltima etapa do campeonato, em final de semana difícil para os líderes do campeonato

22.11.2023

Stock Car: Cascavel recebe e a penúltima etapa da temporada na pista mais "amiga" dos freios do calendário

Circuito do Oeste Paranaense é de alta velocidade e não exige tanto do sistema de freios Fras-Le/FREMAX

Entre em contato