Capa

Fras-le & Fremax (Stock Car)

O que esperam os finalistas da Stock Car em Interlagos

Felipe Baptista desbancou os postulantes ao título ao marcar a pole position em Interlagos, mas o quarteto que briga pela taça larga próximo: Matías Rossi em segundo, Daniel Serra em terceiro, Rubens Barrichello em quarto e Gabriel Casagrande em oitavo

10.12.2022  |  761 visualizações

Resumo do conteúdo

- Nos links a seguir você baixa vídeo explicativo sobre os principais desafios para os freios dos Stock Cars em Interlagos, com a explicação de Rubens Barrichello. Material de livre uso editorial;
:: Baixar via WeTransfer
:: Via YouTube (para ‘embed’ em sites e portais):

- Rubens Barrichello (298 pontos), Daniel Serra (290), Gabriel Casagrande (288) e Matías Rossi (268) são os quatro pilotos com chance de título neste domingo (11) em Interlagos. Barrichello e Casagrande buscam o bicampeonato, Serra, o tetra, e Rossi, seu primeiro título;

- Largadas da grande final da Stock Car Pro Series em Interlagos estão programadas para as 14h15 e 14h55 deste domingo (11), com transmissão ao vivo por Band, SporTV, YouTube oficial e mais plataformas digitais;

- Declarações dos quatro postulantes ao título, além do pole position, estão contidas neste texto, assim como o resultado oficial da sessão classificatória.



Um “garoto” de 19 anos roubou a cena na quente tarde deste sábado (10) em Interlagos. Felipe Baptista, em seu ano de estreia na Stock Car, cravou a pole position para a etapa final da temporada 2022, desbancando os quatro pilotos postulantes ao título. O piloto da KTF Sports marcou 1min40s617 e forma atrás de si uma fila com três dos pilotos que têm chance de título neste domingo (11): Matías Rossi sai em segundo com Daniel Serra em terceiro e o líder Rubens Barrichello em quarto. Atual campeão e também com chances, Gabriel Casagrande parte do oitavo lugar.

Com temperatura ambiente de 32 graus e 56ºC no asfalto, os pilotos tiveram dificuldades com os níveis de aderência do circuito, que baixam drasticamente quando a pista fica muito quente, como foi hoje. Ainda assim, foi uma sessão bastante equilibrada. Na primeira fase da classificação, por exemplo, 27 dos 32 pilotos do grid estiveram separados por menos de um segundo.

Na busca pelo título de 2022, um bom equilíbrio do carro é fundamental e pilotos e engenheiros buscam especialmente bons índices em frenagem e tração. Frenagem para parar o carro ao final das duas longas retas do autódromo; tração para sair com bastante força e ganhar velocidade rapidamente na saída das curvas mais lentas, especialmente no miolo do circuito.

O que dizem os finalistas – São quatro os pilotos que podem conquistar o título de 2022 da Stock Car neste domingo (11). Rubens Barrichello busca o bicampeonato. O campeão de 2014 larga da quarta posição. Daniel Serra sai em terceiro e busca o tetracampeonato (venceu em 2017, 2018 e 2019). Em oitavo sai o atual campeão Gabriel Casagrande, também buscando o bi, enquanto o argentino Matías Rossi quer ser o primeiro estrangeiro campeão da Stock Car. Em quarto na tabela, ele larga da segunda posição.

Rubens Barrichello, Full Time Sports, 1º colocado, 298 pontos: “A gente está trabalhando para deixar o carro em ordem, porque a hora que valer esperamos estar competitivos, brigando lá na frente com os adversários, que já demonstraram que estão bem rápidos. Largar próximo deles é muito bom e a previsão é de muito calor. Então o pessoal vai ter que suar”.

Daniel Serra, Eurofarma-RC, 2º colocado, 290 pontos: “Acho que foi bom dentro do possível. Estamos na frente do Rubinho, perto do Matías, mais à frente do Gabriel. Estamos animados. Todo mundo está muito próximo e ver o que acontece”.

Gabriel Casagrande, A.Mattheis-Vogel, 3º colocado, 288 pontos: “Vai ser difícil, principalmente porque sou o último dos quatro que estão na briga pelo título (no grid). Nada está perdido. Vamos para cima e temos duas corridas para descontar essa diferença para os líderes”.

Matías Rossi, A.Mattheis-Vogel, 4º colocado, 268 pontos: “Expectativa grande. Uma boa classificação com a primeira fila e o segundo lugar. Estou feliz. A equipe fez um trabalho fantástico. A pole escapou por muito pouco. Era minha até a última fila. Ficou um sabor amargo, mas ainda assim feliz pelo que fizemos no sábado. Vamos em frente, temos chances de conquistarmos muitos pontos amanhã e é isso que nós vamos buscar: somar a máxima quantidade possível e ver o que acontece com os outros pilotos”.

Uma pista exigente - Interlagos é a pista que mais exige dos freios em todo calendário. A primeira curva de seus 4.309 metros, o S do Senna, é a que traz a frenagem mais intensa de toda a temporada para os discos Fremax e as pastilhas Fras-le. Os carros vêm pela reta principal a cerca de 240 km/h para contornar a primeira perna da curva a 75 km/h. Tamanha redução vem de uma forte frenagem que dura, em média, cinco segundos e o carro percorre pouco menos de 200 metros. A redução de 165 km/h em tão curto espaço e tempo gera uma desaceleração de 1,5 G, segundo os departamentos de engenharia da Fras-le e da Fremax.

Logo depois, na Reta Oposta, os pilotos também fazem significativa redução de velocidade para o contorno da Curva do Lago, reduzindo de 230 para 110 km/h em apenas 140 metros e três segundos. São os dois mais importantes pontos de ultrapassagem do traçado.

Outra curva famosa do traçado paulistano, o Laranjinha, é um rápido contorno à direita com duas tangências e inclinação negativa em relação ao ponto de apoio. Em apenas dois segundos, os discos Fremax e pastilhas Fras-le reduzem a velocidade de 200 para 125 km/h, em uma das curvas mais rápidas de Interlagos.

As temperaturas sobem também no chamado miolo do circuito: Pinheirinho, Bico de Pato e Junção – esta última, de grande importância, contornada em subida em direção à reta principal. Os discos de freio da Fremax são projetados para enfrentar até 720ºC em condições de corrida, enquanto as pastilhas de freio da Fras-le suportam até 840ºC sem prejuízo à eficiência e segurança do conjunto.

As provas do domingo têm transmissão ao vivo de Band, SporTV, canal oficial da Stock Car no YouTube, Motorsport.TV e outras plataformas digitais. A largada da primeira corrida acontece às 14h15 e a da segunda, às 14h55.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!
“A temperatura alta fazia a gente perder aderência, e por isso cometi um erro na minha primeira volta rápida no Q3, mas depois consegui acertar, e isso foi a chave para fazer a pole. Fiquei feliz de ter acertado. A pista estava difícil, muito quente e vamos para cima amanhã”.
(Felipe Baptista, KTF Racing, Chevrolet Cruze, #121) – Pole Position

O Grid de Largada:
1 – Felipe Baptista (KTF Racing/Chevrolet Cruze) 1min40s617
2 – Matías Rossi (AMattheis Vogel/Toyota Corolla) 1min40s721
3 – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze) 1min40s800
4 – Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota Corolla) 1min40s834
5 - César Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) 1min40s895
6 – Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze) 1min40s951
Q2
7 – Allan Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) 1min40s977
8 – Gabriel Casagrande (AMattheis Vogel/Chevrolet Cruze) 1min40s987
9 – Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) 1min41s026
10 – Felipe Lapenna (Hot Car/Chevrolet Cruze) 1min41s039
11 – Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) 1min41s066
12 – Digo Baptista (Crown Racing/Chevrolet Cruze) 1min41s127
13 – Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) 1min41s233
14 – Sérgio Jimenez (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla) 1min41s293
15 – Gui Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze) 1min41s366
Q1
16 – Nelsinho Piquet (Motul TMG Racing/Toyota Corolla) 1min41s439
17 – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze) 1min41s440
18 – Pedro Cardoso (Crown II Racing/Chevrolet Cruze) 1min41s452
19 – Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) 1min41s475
20 – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla) 1min41s497
21 – Diego Nunes (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) 1min41s583
22 – Gaetano di Mauro (KTF Sports/Chevrolet Cruze) 1min41s589
23 – Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla) 1min41s603
24 – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla) 1min41s613
25 – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) 1min41s613
26 – Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Toyota Corolla) 1min41s620
27 – Lucas Foresti (KTF Sports/Chevrolet Cruze) 1min41s634
28 – Tony Kanaan (Full Time Bassani/Toyota Corolla) 1min41s760
29 – Júlio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze) 1min41s811
30 – Thiago Vivacqua (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla) 1min41s843
31 – Cacá Bueno (Crown Racing/Chevrolet Cruze) 1min41s947
32 – Tuca Antoniazzi (Hot Car/Chevrolet Cruze) 1min43s132

12ª Etapa – Stock Car Pro Series 2022 - Final

SÃO PAULO (SP)
Autódromo Internacional José Carlos Pace
INTERLAGOS
Extensão: 4.309 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 13 (4 à direita e 9 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito

Inauguração: 1940
Previsão climática: Mínima de 20ºC e Máxima de 30ºC, com céu de ensolarado a parcialmente nublado, de acordo com o AccuWeather.

Vencedores na temporada 2022:
1ª etapa: Interlagos, Corrida de Duplas
Geral final: Gabriel Casagrande/Gabriel Robe [A-Mattheis/Vogel] C
- Corrida 1: Gabriel Casagrande (c/Gabriel Robe) [A-Mattheis/Vogel] C
- Corrida 2: Enzo Elias (c/Galid Osman) [Shell V-Power] C
2ª etapa: Goiânia (circuito oval)
Rubens Barrichello (em ambas) [Full Time Sports] T
3ª etapa: Rio de Janeiro, GP Galeão
Daniel Serra [Eurofarma-RC] C
Ricardo Maurício [Eurofarma-RC] C
4ª etapa: Velocitta
Ricardo Zonta [RCM Motorsport] T
Matías Rossi [A-Mattheis/Vogel] T
5ª etapa: Velopark
Gabriel Casagrande [A-Mattheis/Vogel] C
Nelsinho Piquet [TMG Racing] T
6ª etapa: Velopark
Gaetano di Mauro [KTF Sports] C
Bruno Baptista {RCM Motorsport] T
7ª etapa: Interlagos
Matías Rossi [A-Mattheis/Vogel] T
Felipe Fraga* [Eurofarma-RC] C
(*substituiu Daniel Serra na etapa)
8ª etapa: Velocitta
Felipe Lapenna [Hot Car] C
Ricardo Maurício [Eurofarma-RC] C
9ª etapa: Santa Cruz do Sul
Ricardo Maurício [Eurofarma-RC] C
Rubens Barrichello [Full Time Sports] T
10ª etapa: Goiânia
Cesar Ramos [Ipiranga Racing] T
Nelsinho Piquet [TMG Racing] T
11ª etapa: Goiânia
Ricardo Maurício [Eurofarma-RC] C
Diego Nunes [Blau Motorsport] C
C = Chevrolet
T = Toyota

Classificação do Campeonato (Top-10 com descartes)
1. Rubens Barrichello – 298 pontos
2. Daniel Serra – 290
3. Gabriel Casagrande – 288
4. Matías Rossi – 268
5. Ricardo Zonta – 237
6. Bruno Baptista – 232
7. Ricardo Maurício – 222
8. Thiago Camilo – 214
9. Nelsinho Piquet – 212
10. Cesar Ramos - 199

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências  nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos  mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

 A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.  

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock
Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A FREMAX, desde 2004,  também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car,  assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil

 


Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Priscila Brando – Fras-le FREMAX
priscila.brando@fras-le.com

  • Felipe Baptista conquista sua primeira pole position na Stock Car
    (Luís França/P1 Media Relations)

  • Piloto de 19 anos, em seu ano de estreia, desbancou nomes consagrados
    (Luís França/P1 Media Relations)

  • O argentino Matías Rossi, quarto na briga pelo título, larga em segundo
    (Luís França/P1 Media Relations)

  • Com o tricampeão Daniel Serra largando logo atrás em terceiro
    (Luís França/P1 Media Relations)

  • Logo atrás, o líder, Rubens Barrichello sai do quarto lugar
    (Luís França/P1 Media Relations)

  • Em terceiro na disputa, Gabriel Casagrande larga da oitava posição
    (Luís França/P1 Media Relations)

Leia também...

17.12.2023

Gabriel Casagrande é bicampeão da Stock Car Pro Series em dia com vitórias de Ricardo Zonta e Felipe Massa

Grande final da temporada 2023 foi com altas doses de emoção, disputas e pilotos jogando com as estratégias de paradas nos boxes

13.12.2023

Com sete candidatos ao título, Interlagos recebe a etapa final da Stock Car Pro Series neste fim de semana

Sistema de freios pode ser grande trunfo na busca pelo tão sonhado troféu da temporada 2023 da principal categoria do automobilismo nacional

26.11.2023

Cascavel tem corridas espetaculares e a primeira vitória de Felipe Massa na Stock Car

Ele e Bruno Baptista foram os vencedores deste domingo (26) no oeste do Paraná na penúltima etapa do campeonato, em final de semana difícil para os líderes do campeonato

22.11.2023

Stock Car: Cascavel recebe e a penúltima etapa da temporada na pista mais "amiga" dos freios do calendário

Circuito do Oeste Paranaense é de alta velocidade e não exige tanto do sistema de freios Fras-Le/FREMAX

Entre em contato