Capa

Fras-le (Copa Truck)

Copa Truck: Goiânia abre temporada com freios e corridas quentes

Felipe Giaffone (dir) e Jaidson Zini (esq), os vencedores da Truck em Goiânia
(Rafa Catelan/P1 Media Relations)

Giaffone segurou intensa pressão de André Marques na corrida 1
(Rafa Catelan/P1 Media Relations)

E Zini venceu pela primeira vez na categoria
(Rafa Catelan/P1 Media Relations)

Vitórias para Felipe Giaffone na primeira prova e Jaidson Zini na corrida 2, subindo pela primeira vez no alto do pódio

19.03.2023  |  950 visualizações

A abertura da temporada 2023 da Copa Truck foi um verdadeiro espetáculo dentro da pista com 30 caminhões disputando cada centímetro de asfalto. O público encheu as arquibancadas e camarotes e o quente início de tarde na capital de Goiás valeu a pena. Vitórias para Felipe Giaffone na corrida 1 e Jaidson Zini na segunda prova – este subindo pela primeira vez no alto do pódio da Copa Truck.

Foi a terceira vitória de Giaffone em Goiânia na categoria – o recordista ainda é Beto Monteiro, com cinco. O pernambucano fez um quarto e um segundo lugares no final de semana. Do lado de Giaffone, que estreia um projeto inovador na Copa Truck, com um Volkswagen híbrido – motor movido a diesel e outro elétrico alimentado por bateria. No entanto, pelo regulamento, Giaffone só pode usar a potência elétrica durante os treinos livres.

Mesmo sem o sistema, ele fez a pole position no sábado – sua quinta pole em Goiânia na Copa Truck, recordista absoluto -, e venceu a primeira corrida após intensa disputa com o companheiro de equipe André Marques. Roberval Andrade fechou o pódio em terceiro com o Mercedes-Benz da ASG Motorsport.

“O André (Marques) foi muito duro. Estávamos com ritmo parecido: ele mais forte nos trechos rápidos e eu no miolo do circuito. Foi pé embaixo o tempo todo, uma disputa muito legal, dentro dos limites. Ele chegou a me passar, eu passei de volta, e foi muito bacana”, comemorou Giaffone, que na segunda prova pontou com o 11º lugar após ter cumprido uma passagem obrigatória pelos boxes por excesso de alertas de fumaça.

Jaidson Zini, Paulo Salustiano, Adalberto Jardim e Débora Rodrigues fecharam os oito primeiros que inverteram as posições para a largada da segunda prova. O circuito de 3.853 metros é seletivo, com trechos velozes seguidos por freadas fortes e contornos mais lentos, e sua reta principal é uma das maiores de todo o calendário, com um quilômetro de extensão. São 12 curvas – sete à direita e cinco à esquerda.

Jardim assumiu a liderança e Débora passou a ser atacada primeiro por Paulo Salustiano, depois por Jaidson Zini, Beto Monteiro e em seguida Felipe Giaffone e André Marques no decorrer da prova. O então líder acabou excluído da prova por não ter cumprido a passagem obrigatória pelos boxes como punição por queima de largada.

Depois da primeira saída do safety truck, Zini era o segundo colocado, atrás de Adalberto Jardim, que acabou excluído. Salustiano abandonou após sair da pista na sexta volta.

Zini soube controlar o ritmo e segurar o ímpeto dos adversários, especialmente Beto Monteiro e Débora Rodrigues, que fecharam os três primeiros com destaque para o estreante Victor Franzoni terminando a prova em quarto. Raphael Abbate, Luiz Lopes, Danilo Alamini, o campeão Wellington Cirino em sua estreia pela Iveco, André Marques e Leandro Totti fecharam os dez primeiros.

“Sensacional. A gente trabalhou bastante na pré-temporada e durante os treinos esse fim de semana. Ano passado batemos na trave algumas vezes e o objetivo esse ano passou a ser lutar por vitórias e ajudar a equipe ASG Mercedes-Benz no campeonato. Nada melhor que começar o ano vencendo. Se Deus quiser a gente vai conseguir mais disso durante o ano”, disse o piloto paranaense.

Ao final da corrida, o asfalto do autódromo Ayrton Senna registrava 51,9ºC segundo as medições da Fras-le. “As corridas foram bastante exigentes com o sistema de freios. Apesar das bandeiras amarelas, que ajudam a resfriar discos e pastilhas, ainda assim a temperatura dos freios subiu bastante, em parte porque o asfalto também estava acima dos 50 graus. Isso exige bastante das pastilhas, mas absolutamente sem nenhum tipo de comprometimento à segurança e à durabilidade. Então, da parte da Fras-le, mais uma vez o nosso objetivo de entregar material de qualidade à categoria foi alcançado”, avaliou Roger Lusa, engenheiro de aplicação da Fras-le, fornecedora oficial das pastilhas de freio da Copa Truck.

Na categoria Super, as vitórias foram de Fábio Fogaça e Evandro Camargo. A segunda etapa da Copa Truck 2023 acontece no dia 30 de abril no Autódromo Internacional José Carlos Pace no bairro de Interlagos, em São Paulo (SP).

A Fras-le segue pelo terceiro ano consecutivo como fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Copa Truck. A empresa é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das líderes mundiais no segmento. A empresa, fundada em 1954 em Caxias do Sul (RS), oferece produtos de qualidade e foco na segurança e no controle de movimentos nas ruas, estradas, pistas de pouso, trilhos e também pelos autódromos do país por meio do fornecimento oficial e exclusivo de pastilhas de freio à Copa Truck e também à Stock Car.

Resultados extra-oficiais:

Corrida 1 (top-10)
1. 4 Felipe Giaffone (VW/R9 Competições)
2. 77 André Marques (VW/R9 Competições)
3. 15 Roberval Andrade (MB/ASG Motorsport)
4. 88 Beto Monteiro (VW/R9 Competições)
5. 25 Jaidson Zini (MB/ASG Motorsport)
6. 55 Paulo Salustiano (VW/Odapel R9)
7. 5 Adalberto Jardim (MB/AJ5 Ecosports)
8. 7 Débora Rodrigues (VW/R9 Competições)
9. 26 Raphael Abbate (MB/ASG Motorsport)
10. 10 Luiz Lopes (MB/ASG Motorsport)
*VW: Volkswagen / MB: Mercedes-Benz / IVE: Iveco / VOL: Volvo

Corrida 2 (top-10)
1. 25 Jaidson  Zini (MB/ASG Motorsport)
2. 88 Beto Monteiro (VW/R9 Competições)
3. 7. Débora Rodrigues (VW/R9 Competições)
4. 23 Victor Franzoni (MB/Tiger Team)
5. 26 Raphael Abbate (MB/ASG Motorsport)
6. 99 Luiz Lopes (MB/ASG Motorsport)
7. 0 Danilo Alamini (VW/R9 Competições)
8. 1 Wellington Cirino (IVE/Usual Racing)
9. 77 André Marques (VW/R9 Competições)
10. 73 Leandro Totti (VOL/Vanucci Racing)
*VW: Volkswagen / MB: Mercedes-Benz / IVE: Iveco / VOL: Volvo

Classificação do campeonato – categoria Pro (extra-oficial)
1. Jaidson Zini – 33 pontos
2. Beto Monteiro – 32
3. Felipe Giaffone – 27
4. André Marques – 27
5. Débora Rodrigues – 26
6. Roberval Andrade – 22
7. Raphael Abbate – 22
8. Victor Franzoni – 20
9. Luiz Lopes – 20
10. Danilo Alamini - 10

Sobre a FRAS-LE:

A Fras-le destaca-se por ser um powerhouse de reposição em autopeças, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. Além disso, é uma das maiores fabricantes mundiais de material de fricção, atendendo os segmentos de montadoras e reposição. A companhia desenvolve, produz e comercializa produtos para automóveis, motos, veículos pesados, aviação e também para as linhas ferroviária e industrial. Com unidades nos Estados Unidos, China, Argentina, Uruguai e Índia, possui 11 plantas industriais, seis centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças. Desde 1996 a Fras-le é controlada pelas Empresas Randon.

A empresa é líder no mercado de reposição e coloca ao alcance do consumidor produtos com a qualidade da peça original, por meio das marcas Fras-le, Lonaflex, Fremax, Controil e Nakata. Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A Fremax, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car Pro Series e de sua categoria de acesso, a Stock Series,  assim como da Porsche Cup Brasil e GT Sprint Race.

FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Cristiane de Carvalho – Fras-le
cristiane.carvalho@fras-le.com
Daniela Mitsueda – Fras-le
daniela.mitsueda@nakata.com.br

Leia também...

14.11.2024

Com retorno da Copa Truck a Curvelo, Fras-le faz sua estreia no Circuito dos Cristais

Fornecedora oficial das pastilhas de freio da categoria desde 2021, a Fras-le irá "parar" os brutos mais velozes do automobilismo pela primeira vez no técnico traçado mineiro

08.10.2024

Copa Truck retorna ao Tarumã com novidades e curva que gera grande carga aos freios

Autódromo passa por reformas que aumentam a segurança e melhoram a infraestrutura. Sétima etapa promete disputas intensas, com destaque para a técnica e desafiadora Curva do Laço, que exige habilidade dos pilotos com os freios

28.08.2024

Cascavel recebe Copa Truck com campeonatos embolados e pista amiga dos freios

Um dos circuitos mais velozes do Brasil é palco da sexta etapa da temporada. Curva mais rápida do circuito é também a que exige a maior desaceleração pelas pastilhas de freio da Fras-le

30.07.2024

Freios a 900 graus: Copa Truck chega a Interlagos e avança à segunda metade da temporada

Na pista das freadas mais fortes do calendário, a Fras-le, fornecedora oficial das pastilhas de freio da categoria, comprova a qualidade de seus produtos sob as mais altas exigências

Entre em contato