Capa

Fras-le & Fremax (Stock Car)

Stock Car começa em Goiânia com mudanças que deverão aumentar o equilíbrio de forças

Novo fornecedor de pneus deve trazer mais equilíbrio, segundo Fras-le e Fremax
(Luís França/P1 Media Relations)

A Fras-le segue como fornecedora oficial das pastilhas de freio da Stock Car
(Luís França/P1 Media Relations)

E a Fremax vai para sua 20ª temporada fornecendo os discos de freio da categoria
(Luís França/P1 Media Relations)

Avaliação é da Fras-le e da Fremax, fornecedoras das pastilhas e discos de freio da categoria. Principal alteração é a adoção de uma nova marca de pneu, mas categoria vem cheia de novidades

29.03.2023  |  1.208 visualizações

Vídeo explicativo sobre a pista de Goiânia com narração do atual campeão Rubens Barrichello. Para baixar via WeTransfer ou no YouTube
(Material de livre divulgação – Créditos: Fras-le)

 

Hora de matar a saudade da Stock Car Pro Series. Cheia de novidades, a principal categoria do automobilismo brasileiro acelera pela primeira vez em 2023 ao iniciar, neste final de semana, a 45ª temporada de sua história. A partir das 11h40 deste domingo (2), 30 carros e pilotos darão o passo inicial na luta pela conquista do título mais cobiçado do esporte a motor do país.

Será a primeira das 12 etapas programadas para 2023 em um campeonato que vem com novidades. Pilotos que trocaram de equipe, outros que retornam ao grid – como o campeão de 2016 Felipe Fraga, retornando pela Blau Motorsport -, e também competidores estreando na Stock Car Pro Series, como Enzo Elias, campeão da Porsche Cup em 2022 e que faz sua estreia pela equipe Crown Racing/TMG como companheiro de equipe de Nelsinho Piquet; o gaúcho Lucas Kohl, que também dá o passo inicial na categoria principal estreando pela renovada Hot Car Competições como companheiro de Gaetano di Mauro; e também o anúncio, surpreendente, de que Dudu Barrichello fará sua primeira temporada completa na Stock Car, como companheiro de equipe justamente do pai, o bicampeão Rubens Barrichello na Mobil Ale Full Time.

Além da “dança das cadeiras”, do lado técnico há uma novidade que exigirá adaptação de todos os pilotos: a mudança no fornecimento de pneus. Com pneus novos, os compostos e até as medidas são diferentes, o que impacta drasticamente o desempenho e aderência do carro.

“A gente tem um processo de adaptação ao desconhecido, e pneu é aderência pura”, destaca o campeão de 2022, Rubens Barrichello. “Junto disso temos os freios, que são super importantes na Stock Car. Então a gente vai para esta primeira prova mergulhando no desconhecido, porque o pneu pode mudar a altura do carro, que pode mudar o balanço dele e, fundamentalmente, pode mudar a estrutura e equilíbrio do freio. Tudo isso vem em composição e por isso são extremamente importantes”, destaca o bicampeão da categoria.

De fato, a impressão que se passa inicialmente é que, com uma mudança tão crítica, justamente a do que faz o contato do carro com o solo, o equilíbrio deve ficar ainda maior já que pilotos e equipes começam da estaca zero. É a opinião do engenheiro André Brezolin, responsável pelo fornecimento das pastilhas de freio da Fras-le e dos discos de freio da Fremax na categoria. Ele julga que não só a aderência, mas até a maneira de se trabalhar a frenagem, deverá ter alguma alteração por parte dos pilotos. “O pneu tem um papel fundamental no desempenho da frenagem”, diz.

“Uma boa aderência do pneu com o solo vai fazer toda aquela força de frenagem que o piloto tem nos discos e pastilhas de freio ser transmitida para o pneu, fazendo o veículo parar antes, desacelerar mais e não travar as rodas”, explica Brezolin. “Vai ser um desafio interessante para pilotos e equipes, porque muda tudo com um novo fornecedor de pneus: composto, nível de aderência, durabilidade, como o carro deverá ser acertado e como o piloto irá trabalhar no pedal de freio, bem como sua abordagem em entradas e saídas de curva. No final das contas, isso deve trazer ainda mais equilíbrio e tornar as disputas mais emocionantes”, diz o engenheiro de Fras-le e Fremax.

A programação do final de semana prevê dois treinos extras na quinta-feira (30) justamente para que os pilotos tenham um primeiro contato com a nova borracha. Na sexta-feira (31), dois treinos livres e o sábado (1) com a classificação para definição do grid às 13 horas. No domingo (2), a primeira prova tem largada às 11h40 e a segunda, às 12h20. As corridas têm transmissão ao vivo por Band, SporTV3 e canal oficial da Stock Car no YouTube.

Pela oitava temporada seguida, a Fras-le é a fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Stock Car Pro Series e de sua categoria de acesso, a Stock Series. A empresa é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das líderes mundiais no segmento. A empresa, fundada em 1954 em Caxias do Sul (RS), oferece produtos de qualidade e foco na segurança e no controle de movimentos nas ruas, estradas, pistas de pouso, trilhos e também pelos autódromos do país por meio do fornecimento oficial e exclusivo de pastilhas de freio à Stock Car e Stock Series, e também à Copa Truck.

A Fremax é uma das parceiras mais longevas da principal categoria do automobilismo brasileiro. Desde 2004 que a empresa com sede em Joinville (SC) entrega tecnologia, durabilidade, segurança e desempenho no fornecimento dos discos de freio da Stock Car Pro Series e Stock Series. Líder em discos de freio, a Fremax produz mais de cinco milhões de peças no ano e no portfólio dos maiores distribuidores brasileiros de autopeças e em mais de 70 países, com produtos reconhecidos por sua segurança, qualidade, desempenho e durabilidade – atributos severamente testados no ambiente de competição da Stock Car Pro Series, uma das categorias mais competitivas do mundo.

Pilotos e equipes confirmados para 2023:
A.Mattheis Vogel: Gabriel Casagrande e Lucas Foresti (Chevrolet Cruze)
Blau Motorsport: Felipe Fraga e Allam Khodair (Chevrolet Cruze)
Cavaleiro Sports: Marcos Gomes e Denis Navarro (Chevrolet Cruze)
Crown Racing/TMG: Nelsinho Piquet e Enzo Elias (Toyota Corolla)
Eurofarma RC: Daniel Serra e Ricardo Maurício (Chevrolet Cruze)
Full Time Sports: Matías Rossi e Gianluca Petecof (Toyota Corolla)
Mobil Ale Full Time: Rubens Barrichello e Dudu Barrichello (Toyota Corolla)
Full Time Bassani: Tony Kanaan (Toyota Corolla)
Hot Car Competições: Gaetano Di Mauro e Lucas Kohl (Chevrolet Cruze)
Ipiranga Racing: Cesar Ramos e Thiago Camilo (Toyota Corolla)
KTF Sports: Cacá Bueno, Rodrigo Baptista (Chevrolet Cruze)
KTF Racing: Felipe Baptista e Guilherme Salas (Chevrolet Cruze)
Lubrax Podium: Felipe Massa e Julio Campos (Chevrolet Cruze)
RCM Motorsport: Ricardo Zonta e Bruno Baptista (Toyota Corolla)
Pole Motorsport: Átila Abreu e Rafael Suzuki (Chevrolet Cruze)
Scuderia Chiarelli: Sergio Jimenez (Toyota Corolla)

PROGRAMAÇÃO DA STOCK CAR PRO SERIES EM GOIÂNIA:
Sexta-feira, 31 de março
09h30: 1º Treino Livre
13h00: 2º Treino Livre
Sábado, 1º de abril
12h35: Shakedown
13h00: Classificação
Domingo, 2 de abril
11h40: Largada Corrida 1
12h20: Largada Corrida 2

Sobre a FRAS-LE:
No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências  nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos  mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

 A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.  

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car Pro Series, Stock Series e Mercedes-Benz Challenge.
  A FREMAX, desde 2004,  também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car,  assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

Sobre a FREMAX:
Com atuação global e sedes no Brasil, Holanda e Argentina, e um portfólio de mais de 2.500 referências que atendem a mais de 100.000 aplicações, a FREMAX é reconhecida pela produção e comercialização de discos e tambores de freio e cubos de roda.

Sua estrutura de produção flexível e eficiente conta com as certificações internacionais necessárias para atender com precisão e rapidez, as demandas de clientes do mercado de equipamento original e reposição. Mundialmente reconhecida, a qualidade de seus produtos é aprovada como premium em função da tecnologia, segurança, durabilidade, performance e acabamento em todos os detalhes.

Todos estes atributos fazem da FREMAX a fornecedora oficial, e a escolha segura para garantir a segurança, das principais categorias de automobilismo sul-americano e é a fornecedora oficial da Porsche Cup desde 2008.

Além da Stock Car, A FREMAX também é a fornecedora oficial de discos de freio da Stock Series e da Porsche Cup Brasil.


FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil


Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Priscila Brando – Fras-le
priscila.brando@fras-le.com
Mariana Carrer – Fremax
mariana.carrer@fras-le.com

Leia também...

17.12.2023

Gabriel Casagrande é bicampeão da Stock Car Pro Series em dia com vitórias de Ricardo Zonta e Felipe Massa

Grande final da temporada 2023 foi com altas doses de emoção, disputas e pilotos jogando com as estratégias de paradas nos boxes

13.12.2023

Com sete candidatos ao título, Interlagos recebe a etapa final da Stock Car Pro Series neste fim de semana

Sistema de freios pode ser grande trunfo na busca pelo tão sonhado troféu da temporada 2023 da principal categoria do automobilismo nacional

26.11.2023

Cascavel tem corridas espetaculares e a primeira vitória de Felipe Massa na Stock Car

Ele e Bruno Baptista foram os vencedores deste domingo (26) no oeste do Paraná na penúltima etapa do campeonato, em final de semana difícil para os líderes do campeonato

22.11.2023

Stock Car: Cascavel recebe e a penúltima etapa da temporada na pista mais "amiga" dos freios do calendário

Circuito do Oeste Paranaense é de alta velocidade e não exige tanto do sistema de freios Fras-Le/FREMAX

Entre em contato