Vídeo explicativo sobre a pista de Goiânia com narração do atual campeão Rubens Barrichello. Para baixar via WeTransfer ou no YouTube
(Material de livre divulgação – Créditos: Fras-le)
Hora de matar a saudade da Stock Car Pro Series. Cheia de novidades, a principal categoria do automobilismo brasileiro acelera pela primeira vez em 2023 ao iniciar, neste final de semana, a 45ª temporada de sua história. A partir das 11h40 deste domingo (2), 30 carros e pilotos darão o passo inicial na luta pela conquista do título mais cobiçado do esporte a motor do país.
Será a primeira das 12 etapas programadas para 2023 em um campeonato que vem com novidades. Pilotos que trocaram de equipe, outros que retornam ao grid – como o campeão de 2016 Felipe Fraga, retornando pela Blau Motorsport -, e também competidores estreando na Stock Car Pro Series, como Enzo Elias, campeão da Porsche Cup em 2022 e que faz sua estreia pela equipe Crown Racing/TMG como companheiro de equipe de Nelsinho Piquet; o gaúcho Lucas Kohl, que também dá o passo inicial na categoria principal estreando pela renovada Hot Car Competições como companheiro de Gaetano di Mauro; e também o anúncio, surpreendente, de que Dudu Barrichello fará sua primeira temporada completa na Stock Car, como companheiro de equipe justamente do pai, o bicampeão Rubens Barrichello na Mobil Ale Full Time.
Além da “dança das cadeiras”, do lado técnico há uma novidade que exigirá adaptação de todos os pilotos: a mudança no fornecimento de pneus. Com pneus novos, os compostos e até as medidas são diferentes, o que impacta drasticamente o desempenho e aderência do carro.
“A gente tem um processo de adaptação ao desconhecido, e pneu é aderência pura”, destaca o campeão de 2022, Rubens Barrichello. “Junto disso temos os freios, que são super importantes na Stock Car. Então a gente vai para esta primeira prova mergulhando no desconhecido, porque o pneu pode mudar a altura do carro, que pode mudar o balanço dele e, fundamentalmente, pode mudar a estrutura e equilíbrio do freio. Tudo isso vem em composição e por isso são extremamente importantes”, destaca o bicampeão da categoria.
De fato, a impressão que se passa inicialmente é que, com uma mudança tão crítica, justamente a do que faz o contato do carro com o solo, o equilíbrio deve ficar ainda maior já que pilotos e equipes começam da estaca zero. É a opinião do engenheiro André Brezolin, responsável pelo fornecimento das pastilhas de freio da Fras-le e dos discos de freio da Fremax na categoria. Ele julga que não só a aderência, mas até a maneira de se trabalhar a frenagem, deverá ter alguma alteração por parte dos pilotos. “O pneu tem um papel fundamental no desempenho da frenagem”, diz.
“Uma boa aderência do pneu com o solo vai fazer toda aquela força de frenagem que o piloto tem nos discos e pastilhas de freio ser transmitida para o pneu, fazendo o veículo parar antes, desacelerar mais e não travar as rodas”, explica Brezolin. “Vai ser um desafio interessante para pilotos e equipes, porque muda tudo com um novo fornecedor de pneus: composto, nível de aderência, durabilidade, como o carro deverá ser acertado e como o piloto irá trabalhar no pedal de freio, bem como sua abordagem em entradas e saídas de curva. No final das contas, isso deve trazer ainda mais equilíbrio e tornar as disputas mais emocionantes”, diz o engenheiro de Fras-le e Fremax.
A programação do final de semana prevê dois treinos extras na quinta-feira (30) justamente para que os pilotos tenham um primeiro contato com a nova borracha. Na sexta-feira (31), dois treinos livres e o sábado (1) com a classificação para definição do grid às 13 horas. No domingo (2), a primeira prova tem largada às 11h40 e a segunda, às 12h20. As corridas têm transmissão ao vivo por Band, SporTV3 e canal oficial da Stock Car no YouTube.
Pela oitava temporada seguida, a Fras-le é a fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Stock Car Pro Series e de sua categoria de acesso, a Stock Series. A empresa é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das líderes mundiais no segmento. A empresa, fundada em 1954 em Caxias do Sul (RS), oferece produtos de qualidade e foco na segurança e no controle de movimentos nas ruas, estradas, pistas de pouso, trilhos e também pelos autódromos do país por meio do fornecimento oficial e exclusivo de pastilhas de freio à Stock Car e Stock Series, e também à Copa Truck.
A Fremax é uma das parceiras mais longevas da principal categoria do automobilismo brasileiro. Desde 2004 que a empresa com sede em Joinville (SC) entrega tecnologia, durabilidade, segurança e desempenho no fornecimento dos discos de freio da Stock Car Pro Series e Stock Series. Líder em discos de freio, a Fremax produz mais de cinco milhões de peças no ano e no portfólio dos maiores distribuidores brasileiros de autopeças e em mais de 70 países, com produtos reconhecidos por sua segurança, qualidade, desempenho e durabilidade – atributos severamente testados no ambiente de competição da Stock Car Pro Series, uma das categorias mais competitivas do mundo.
Pilotos e equipes confirmados para 2023:
A.Mattheis Vogel: Gabriel Casagrande e Lucas Foresti (Chevrolet Cruze)
Blau Motorsport: Felipe Fraga e Allam Khodair (Chevrolet Cruze)
Cavaleiro Sports: Marcos Gomes e Denis Navarro (Chevrolet Cruze)
Crown Racing/TMG: Nelsinho Piquet e Enzo Elias (Toyota Corolla)
Eurofarma RC: Daniel Serra e Ricardo Maurício (Chevrolet Cruze)
Full Time Sports: Matías Rossi e Gianluca Petecof (Toyota Corolla)
Mobil Ale Full Time: Rubens Barrichello e Dudu Barrichello (Toyota Corolla)
Full Time Bassani: Tony Kanaan (Toyota Corolla)
Hot Car Competições: Gaetano Di Mauro e Lucas Kohl (Chevrolet Cruze)
Ipiranga Racing: Cesar Ramos e Thiago Camilo (Toyota Corolla)
KTF Sports: Cacá Bueno, Rodrigo Baptista (Chevrolet Cruze)
KTF Racing: Felipe Baptista e Guilherme Salas (Chevrolet Cruze)
Lubrax Podium: Felipe Massa e Julio Campos (Chevrolet Cruze)
RCM Motorsport: Ricardo Zonta e Bruno Baptista (Toyota Corolla)
Pole Motorsport: Átila Abreu e Rafael Suzuki (Chevrolet Cruze)
Scuderia Chiarelli: Sergio Jimenez (Toyota Corolla)
PROGRAMAÇÃO DA STOCK CAR PRO SERIES EM GOIÂNIA:
Sexta-feira, 31 de março
09h30: 1º Treino Livre
13h00: 2º Treino Livre
Sábado, 1º de abril
12h35: Shakedown
13h00: Classificação
Domingo, 2 de abril
11h40: Largada Corrida 1
12h20: Largada Corrida 2
Sobre a FRAS-LE:
No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.
A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.
Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car Pro Series, Stock Series e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock
Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.
Sobre a FREMAX:
Com atuação global e sedes no Brasil, Holanda e Argentina, e um portfólio de mais de 2.500 referências que atendem a mais de 100.000 aplicações, a FREMAX é reconhecida pela produção e comercialização de discos e tambores de freio e cubos de roda.
Sua estrutura de produção flexível e eficiente conta com as certificações internacionais necessárias para atender com precisão e rapidez, as demandas de clientes do mercado de equipamento original e reposição. Mundialmente reconhecida, a qualidade de seus produtos é aprovada como premium em função da tecnologia, segurança, durabilidade, performance e acabamento em todos os detalhes.
Todos estes atributos fazem da FREMAX a fornecedora oficial, e a escolha segura para garantir a segurança, das principais categorias de automobilismo sul-americano e é a fornecedora oficial da Porsche Cup desde 2008.
Além da Stock Car, A FREMAX também é a fornecedora oficial de discos de freio da Stock Series e da Porsche Cup Brasil.
FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial
FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil
Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517
Priscila Brando – Fras-le
priscila.brando@fras-le.com
Mariana Carrer – Fremax
mariana.carrer@fras-le.com