O fim de semana da primeira etapa da Stock Car Pro Series de 2023, em Goiânia (GO), foi uma mistura de emoções dentro da equipe Hot Car Competições. Ao final da prova, quem via as comemorações do time com o quinto lugar de Gaetano di Mauro na corrida 2 e com a estreia dentro dos pontos de Lucas Kohl, nem imaginava que o sábado após a definição do grid havia sido de um verdadeiro pesadelo dentro da única equipe chefiada por uma mulher na Stock Car.
Gaetano di Mauro havia se classificado na sexta posição, mas a vistoria técnica detectou uma inconformidade de um item do carro que excluiria o piloto da corrida no domingo. As equipes se uniram em um pedido à CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) para que a punição fosse somente a desclassificação da sessão de definição do grid – de forma que ele corresse no domingo, largando da 31ª e última posição. Por ter sido um pedido feito em unanimidade pelas equipes, a confederação aceitou a requisição e permitiu que o carro número #11 participasse da corrida.
“A Stock Car deu neste final de semana um grande exemplo de como uma categoria extremamente competitiva pode ser ao mesmo tempo saudável. A união entre as equipes ao solicitar ao órgão responsável uma revisão da desclassificação e sua conversão em punição para que o Gaetano pudesse fazer a sua estreia pela nossa equipe foi para mim um momento de muita emoção e de renovar as esperanças. Eu só posso expressar uma imensa gratidão aos meus colegas das equipes, à Vicar e também à CBA por ter aceitado o pedido que reforça a união entre os times”, agradeceu Babi Rodrigues, chefe da Hot Car.
As duas corridas deste domingo (2) foram bastante disputadas, intensas e cheias de toques e ultrapassagens. Após a primeira metade da corrida 1, a Hot Car chamou di Mauro aos boxes e a estratégia passava a ser o ataque na segunda corrida. Largando de 29º, Gaetano mostrou ritmo impressionante, ganhando várias posições e aproveitando de um rápido pit stop da equipe para cruzar a linha de chegada na quinta posição – e ser oficializado como quarto colocado após punição sobre Rubens Barrichello, que havia terminado em terceiro, por um toque contra o carro de Gabriel Casagrande.
“A gente mostrou a mesma velocidade de sábado. A nossa disputa era no top-5. Foi uma boa primeira prova, o carro estava equilibrado, fui entendendo o que deveria fazer, escolhemos abdicar da segunda metade da primeira prova para focar na segunda. Fizemos um ótimo trabalho. É importante ter dias assim, que motivam a equipe porque sabemos que nosso lugar é lá na frente. A Hot Car tem se mostrado uma grande família, muito acolhedora e trabalhadora, e essa sensação nos deixa ainda mais inspirados para acelerar mais e mais”, comemorou.
Lucas Kohl, fazendo sua estreia na Stock Car Pro Series, foi ganhando ritmo e terreno e, depois de ter largado da 29ª posição, cruzou a linha de chegada em 17º, marcando seus primeiros quatro pontos na principal categoria do automobilismo brasileiro.
“É bem diferente do que eu estava acostumado, com muitos carros. Fui ‘de boa’ no começo, entrei no ritmo, fui acompanhando. Arrisquei na estratégia – foi a primeira vez que fiz um pit stop. Ainda há muito a analisar, a entender, a aprender, mas muito feliz por marcar pontos. A equipe trabalhou bastante. Agora sei o que tenho de trabalhar para melhorar, e estou confiante de que vamos marcar mais pontos e seguir melhorando”, disse o gaúcho de 24 anos.
Após a montanha russa de emoções, Babi Rodrigues destacou que a equipe já sabe onde trabalhar em melhoras. “Mostramos em Goiânia, como já mostramos em outros lugares, o nosso poder de reação. O time está renovado, com novos pilotos, novo corpo técnico... E com tudo encaixado os nossos dois pilotos puseram grande desempenho na pista”, afirmou Babi. “O Lucas fez uma estreia de gente grande. Foi ganhando ritmo, posições, pontuou na sua estreia e entregou o carro inteiro ao final. O Gaetano provou porque é um dos melhores pilotos da geração dele ao fazer uma recuperação espetacular largando de último e chegando em quinto. Foi um final de semana muito intenso, de muitos desafios, e até a próxima etapa nós vamos estudar o que deu certo, entender o que deu errado e vamos voltar ainda mais fortes”, encerrou.
As corridas deste domingo foram vencidas por Daniel Serra e Thiago Camilo. A segunda etapa da Stock Car Pro Series acontece no dia 23 de abril no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).
Siga @hotcarcompeticoes e @babi_rodrigues
P1 Media Relations
Cleber Bernuci – jornalista responsável
+55 19 99 222 2517
imprensa@p1media.com.br