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Fras-le & Fremax (Stock Car)

Stock Car: Pilotos contam como novo aliado na maior frenagem do calendário

Interlagos recebe a segunda etapa da Stock Car Pro Series em 2023
(Luís França/P1 Media Relations)

O S do Senna é a frenagem mais forte de todo o calendário da Stock Car
(Luís França/P1 Media Relations)

Uma redução de 240 para 75 km/h em apenas 5 segundos e 200 metros
(Luís França/P1 Media Relations)

Com nova asa traseira, carros passam a ter mais estabilidade em frenagem
(Luís França/P1 Media Relations)

Pista paulistana também tem outros pontos de ultrapassagem, como a Curva do Lago
(Luís França/P1 Media Relations)

Interlagos recebe a segunda etapa da temporada e tem no S do Senna a mais severa redução de velocidade de 2023: para tirar os 165 km/h de velocidade em menos de cinco segundos, carros deverão ter maior estabilidade com o novo aerofólio traseiro usado em Goiânia na primeira etapa

19.04.2023  |  1.374 visualizações

Vídeo explicativo sobre a freada para o S do Senna, em Interlagos. Para baixar via WeTransfer ou no YouTube
(Material de livre divulgação – Créditos: Fras-le e Fremax)

 

O autódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo (SP), é o palco da segunda etapa da Stock Car Pro Series em 2023. É no autódromo paulistano, considerado o templo do automobilismo brasileiro, que está o ponto que concentra a frenagem mais forte de todo o calendário da temporada, o S do Senna. E os pilotos parecem ter ganhado um aliado importante nas frenagens além dos discos e pastilhas de freio: a aerodinâmica.

A curva mais famosa do principal circuito do país tem a primeira parte contornada a cerca de 75 km/h, mas antes disso os pilotos acionam o pedal do freio vindo pela reta principal a 240 km/h. A frenagem dura cerca de cinco segundos e o carro percorre aproximadamente 200 metros para que seja feita esta redução de 165 km/h em – o que gera uma desaceleração de 1.5 G (uma vez e meia a força da gravidade).

“A aproximação do S do Senna é o ponto onde a gente chega com maior velocidade em Interlagos. E as características da curva exigem uma freada forte, com redução de sexta para a segunda marcha”, conta o líder do campeonato e vencedor da primeira corrida, em Goiânia, Daniel Serra, da equipe Eurofarma-RC. “O piloto precisa ficar posicionado bem internamente na primeira ‘perna’ da curva para ter um bom posicionamento de saída para a segunda, já que depois a gente tem a Curva do Sol, na qual vamos acelerando para entrar na Reta Oposta”, explicou o tricampeão.

E com as mudanças técnicas, especialmente no fornecimento de pneus, os carros também receberam algumas alterações para a atual temporada com foco em estabilidade aerodinâmica. A mais proeminente delas é a adoção de um novo aerofólio traseiro, maior que o que era usado nas duas últimas temporadas.

“A asa que usamos na primeira etapa é 40% maior do que a anterior. Tem mais área, maior contato e exposição ao ar, gerando mais downforce e mais estabilidade”, resume Thiago Camilo, da Ipiranga Racing, vencedor da segunda prova em Goiânia e vice-líder do campeonato.

Trata-se de uma aliada importante aos sistemas de freio. A performance de frenagem para redução de velocidade é garantida pelos discos da Fremax e pelas pastilhas da Fras-le. O contato entre as duas peças faz a temperatura no conjunto superar os 700ºC. E com um apêndice aerodinâmico que traz maior contato com o ar, a estabilidade deixa o freio trabalhando com ainda mais desempenho, de acordo com André Brezolin, engenheiro de projeto da Fras-le e Fremax. “Com mais asa, o carro vai distribuir melhor a força de frenagem para o eixo traseiro, como vimos em Goiânia.  Como a frenagem é feita antes da curva, o carro tende a entrar mais equilibrado e dentro da curva também com a maior pressão aerodinâmica na traseira, trazendo maior aderência”, diz Brezolin.

O aerofólio traseiro passou a ser maior em 2023. Até o final do ano passado, a peça tinha 1.488 milímetros de envergadura e 201 milímetros entre ataque e saída de ar, e agora foram substituídos por uma peça maior, com 1.628 milímetros de envergadura e 297mm entre os bordos de ataque e fuga. São 14 centímetros a mais de envergadura e 9,6 cm a mais na placa, o que traz grande diferença aerodinamicamente. O tamanho da asa traseira atual é parecido com o do aerofólio que era usado na geração anterior dos Stock Car, os JL-G09 utilizados até 2019.

“A nova asa traseira que os carros estão usando em 2023 traz maior estabilidade em frenagem e, dependendo da regulagem que cada equipe usa, até maior capacidade de frenagem pela pressão aerodinâmica proporcionada pela maior largura do aerofólio. Para o piloto é até melhor, porque o carro vem mais estável pela reta, ele consegue pegar o ponto de frenagem e tangência da curva de forma mais precisa”, continua Brezolin.

“Ganhou-se em estabilidade traseira. O carro balança menos nas freadas. E com um pneu um pouco mais largo em relação ao ano passado, formou-se um conjunto de melhorias que tornaram o carro mais estável na aproximação às curvas”, apontou Gaetano di Mauro, da Hot Car. Campeão de 2021, Gabriel Casagrande, da A.Mattheis-Vogel, faz coro ao colega: “A asa traseira nova deu maior sustentação na freada. A asa antiga não funcionava muito bem, por não ter muita área de contato, e essa nos está permitindo frear um pouco mais adiante e a traseira do carro fica bem mais estável”, afirmou.

A diferença em relação à primeira etapa, disputada em Goiânia no dia 2 de abril, é que agora os seis primeiros colocados do campeonato passam a carregar o chamado lastro de sucesso, item do regulamento desportivo da Stock Car que visa aumentar o equilíbrio entre os 31 carros do grid.

O líder da tabela, Daniel Serra, já inicia as atividades carregando 30 quilos extras; o vice-líder Thiago Camilo leva 25 quilos de lastro. Ricardo Maurício, 20 kg e Bruno Baptista, 15. Nelsinho Piquet, em teoria, levaria 10 quilos por ser o quinto colocado da tabela, no entanto, o piloto da TMG-Crown se ausenta da etapa em virtude de sua participação na etapa do European Le Mans Series em Barcelona – seu substituto será Rafael Martins, que não levará lastro. Marcos Gomes, sexto colocado no campeonato, carrega cinco quilos de peso extra.

A programação do final de semana, que inclui também a abertura das temporadas da Stock Series e da Fórmula 4, começa na sexta-feira com o primeiro treino livre. No sábado (22), o segundo treino livre está marcado para as 8h35 e a classificação às 12h50. No domingo (23), as largadas serão dadas às 12h10 e 12h50, com transmissão ao vivo por Band, canais SporTV, YouTube oficial da Stock Car e pelo canal Tribo de Gaules na Twich.

Pela oitava temporada seguida, a Fras-le é a fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Stock Car Pro Series e de sua categoria de acesso, a Stock Series. A empresa é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das líderes mundiais no segmento. A empresa, fundada em 1954 em Caxias do Sul (RS), oferece produtos de qualidade e foco na segurança e no controle de movimentos nas ruas, estradas, pistas de pouso, trilhos e também pelos autódromos do país por meio do fornecimento oficial e exclusivo de pastilhas de freio à Stock Car e Stock Series, e também à Copa Truck.

A Fremax é uma das parceiras mais longevas da principal categoria do automobilismo brasileiro. Desde 2004 que a empresa com sede em Joinville (SC) entrega tecnologia, durabilidade, segurança e desempenho no fornecimento dos discos de freio da Stock Car Pro Series e Stock Series. Desde 2008, a marca também é a fornecedora oficial da Porsche Cup Brasil. Líder em discos de freio, a Fremax produz mais de cinco milhões de peças no ano e no portfólio dos maiores distribuidores brasileiros de autopeças e em mais de 70 países, com produtos reconhecidos por sua segurança, qualidade, desempenho e durabilidade – atributos severamente testados no ambiente de competição da Stock Car Pro Series, uma das categorias mais competitivas do mundo.

PROGRAMAÇÃO DA STOCK CAR PRO SERIES EM INTERLAGOS:
Sexta-feira, 21 de abril
10h20: Shakedown
13h00: 1º Treino Livre
Sábado, 22 de abril
08h35: 2º Treino Livre
12h50: Classificação
Domingo, 2 de abril
12h10: Largada Corrida 1
12h50: Largada Corrida 2

Classificação do Campeonato (Top-10):
1. Daniel Serra, 43 pontos
2. Thiago Camilo, 39
3. Ricardo Maurício, 34
4. Bruno Baptista, 28
5. Nelsinho Piquet, 28
6. Marcos Gomes, 27
7. Ricardo Zonta, 26
8. Rubens Barrichello, 22
9. Allam Khodair, 22
10. Gabriel Casagrande, 19

Sobre a FRAS-LE:
No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências  nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos  mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

 A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.  

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock
Car Pro Series, Stock Series e Mercedes-Benz Challenge.  A FREMAX, desde 2004,  também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car,  assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

Sobre a FREMAX:
Com atuação global e sedes no Brasil, Holanda e Argentina, e um portfólio de mais de 2.500 referências que atendem a mais de 100.000 aplicações, a FREMAX é reconhecida pela produção e comercialização de discos e tambores de freio e cubos de roda.

Sua estrutura de produção flexível e eficiente conta com as certificações internacionais necessárias para atender com precisão e rapidez, as demandas de clientes do mercado de equipamento original e reposição. Mundialmente reconhecida, a qualidade de seus produtos é aprovada como premium em função da tecnologia, segurança, durabilidade, performance e acabamento em todos os detalhes.

Todos estes atributos fazem da FREMAX a fornecedora oficial, e a escolha segura para garantir a segurança, das principais categorias de automobilismo sul-americano e é a fornecedora oficial da Porsche Cup desde 2008.

Além da Stock Car, A FREMAX também é a fornecedora oficial de discos de freio da Stock Series e da Porsche Cup Brasil.


FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil


Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Priscila Brando – Fras-le
priscila.brando@fras-le.com
Mariana Carrer – Fremax
mariana.carrer@fras-le.com
Daniela Mitsueda – Fras-le e Fremax
daniela.mitsueda@nakata.com.br

 



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