Capa

Fras-le (Copa Truck)

Copa Truck: O desafio de parar os brutos na segunda etapa da temporada em Interlagos

Jaidson Zini
(Rafa Catelan/P1 Media Relations)

Felipe Giaffone
(Rafa Catelan/P1 Media Relations)

Zini e Giaffone venceram as provas em Goiânia
(Rafa Catelan/P1 Media Relations)

Autódromo paulistano recebe a categoria dos gigantes neste sábado (29) e domingo (30) e é uma das pistas que mais exige dos freios

25.04.2023  |  1.022 visualizações

 

Vídeo explicativo sobre a pista de Interlagos com narração do piloto Jaidson Zini (equipe ASG Motorsport). Para baixar via WeTransfer ou no YouTube
(Material de livre divulgação – Créditos: Fras-le)

 

O Autódromo José Carlos Pace, no bairro de Interlagos, em São Paulo (SP), será o palco da segunda etapa da Copa Truck e é um dos mais exigentes do calendário com os freios. O circuito paulistano tem a maior redução de velocidade da temporada; justamente onde a temperatura das pastilhas de freio fornecidas pela Fras-le podem chegar a 900° C sem prejuízos de durabilidade, segurança e desempenho. E após disputadas corridas em Goiânia (GO) na abertura da temporada, é de se esperar mais ação na pista paulistana.

Os pontos mais exigentes do traçado são a aproximação para o S do Senna, que é feita a cerca de 190 km/h (tendo retomado a velocidade após passagem pelo radar obrigatório de 160 km/h) e o piloto percorre 210 metros freando para contornar a primeira “perna” da curva a cerca de 60 km/h; o segundo ponto é a Curva do Lago, a quarta do circuito, na qual os pilotos acionam os freios a 200 km/h e reduzem a velocidade para 90 km/h em cinco segundos e 190 metros, apenas. Pontos que geralmente proporcionam boas oportunidades de ultrapassagem.

Quem chega liderando o campeonato após a primeira etapa, que foi disputada em Goiânia (GO), é Jaidson Zini (MB/ASG Motorsport), que soma 33 pontos após um quinto lugar e uma vitória na etapa inaugural. O vice-líder do campeonato é Beto Monteiro (VW/R9 Competições), apenas um tento atrás de Zini. Monteiro finalizou as corridas com um quarto e um segundo lugar, somando 32 pontos. Completam o top 5: Felipe Giaffone (VW/R9 Competições) com 27 pontos, André Marques (VW/R9 Competições) também com 27 pontos e Débora Rodrigues (VW/R9 Competições) com 26.

“A gente entra na Junção e aí é pé embaixo o tempo todo até a o radar, quando estamos a 198/200 km/h e tem uma freada muito forte para limitar a 160 km/h e depois retomar para chegar no final da reta, que é o ponto que a gente mais precisa dos freios que é a 100, 150 metros antes de entrar no S do Senna... então vai de quase 200 km/h para 60 km/h para contornar a primeira perna do S, faz a segunda perna do S e acelera de novo para entrar na oposta”, analisa o líder do campeonato e que conquistou, na capital de Goiás, a sua primeira vitória na Copa Truck.

O circuito também representa outros desafios, como no trecho chamado de “miolo”, e que compreende as curvas do Laranjinha, Pinheirinho, Bico de Pato, Mergulho e Junção. “São curvas de baixa velocidade e muito próximas entre si, o que representa um desafio importante para a refrigeração dos componentes dos freios”, aponta Roger Lusa dos Santos, engenheiro de aplicação da Fras-le, empresa que desde 2021 é a fornecedora oficial das pastilhas de freio da Copa Truck, abastecendo todas as equipes da categoria.

A programação da segunda etapa prevê três treinos livres: dois na sexta-feira (28) e um no sábado (29), quando também acontece a tomada de tempo para a definição do grid de largada, às 14h55. No domingo (30), a largada das duas provas está prevista às 13h10 e 13h45, uma na sequência da outra, com a inversão dinâmica dos oito primeiros colocados. As provas são transmitidas ao vivo por Band, SporTV e pelo canal oficial da Copa Truck no YouTube.

A Fras-le segue pelo terceiro ano consecutivo como fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Copa Truck. A empresa é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das líderes mundiais no segmento. A empresa, fundada em 1954 em Caxias do Sul (RS), oferece produtos de qualidade e foco na segurança e no controle de movimentos nas ruas, estradas, pistas de pouso, trilhos e também pelos autódromos do país por meio do fornecimento oficial e exclusivo de pastilhas de freio à Copa Truck e também à Stock Car.Programação da segunda etapa da Copa Truck, em Interlagos:

Sexta-feira, dia 28
13h15 – Treino Livre 1
16h05 – Treino Livre 2

Sábado, dia 29
11h55 – Treino Livre 3
14h55 – Classificatório
15h15 – Top Qualifing

Domingo, dia 30
8h15 – Warm-up
12h25 – Desfile dos pilotos
13h13 – Corrida 1 (25 min + 1 volta)
13h45 – Corrida 2 (20 min + 1 volta)


Sobre a FRAS-LE:

A Fras-le destaca-se por ser um powerhouse de reposição em autopeças, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. Além disso, é uma das maiores fabricantes mundiais de material de fricção, atendendo os segmentos de montadoras e reposição. A companhia desenvolve, produz e comercializa produtos para automóveis, motos, veículos pesados, aviação e também para as linhas ferroviária e industrial. Com unidades nos Estados Unidos, China, Argentina, Uruguai e Índia, possui 11 plantas industriais, seis centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças. Desde 1996 a Fras-le é controlada pelas Empresas Randon.

A empresa é líder no mercado de reposição e coloca ao alcance do consumidor produtos com a qualidade da peça original, por meio das marcas Fras-le, Lonaflex, Fremax, Controil e Nakata. Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A Fremax, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car Pro Series e de sua categoria de acesso, a Stock Series,  assim como da Porsche Cup Brasil e GT Sprint Race.

FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Cristiane de Carvalho – Fras-le
cristiane.carvalho@fras-le.com
Daniela Mitsueda – Fras-le
daniela.mitsueda@nakata.com.br

 

Leia também...

14.05.2025

Copa Truck: Interlagos desafia os freios na terceira etapa

Pastilhas de freio Fras-le, que equipam todos os caminhões do grid, enfrentam as maiores exigências da temporada no circuito das freadas mais intensas do calendário da categoria

09.04.2025

Freios serão decisivos em Londrina na segunda etapa da Copa Truck

Circuito paranaense traz características técnicas: frenagens longas e constantes, desafiando pilotos na otimização do uso das pastilhas Fras-le que equipam todos os caminhões da categoria

08.04.2025

Fras-le expande presença na Copa Truck com patrocínio à Odapel Racing

Marca estampa o Volkswagen #55 de Paulo Salustiano, que disputa a categoria Pro. Equipe também tem José Augusto Dias, o Jô, na classe Elite

19.03.2025

Copa Truck abre temporada desafiando pilotos e máquinas em Campo Grande (MS)

Asfalto abrasivo e calor intenso prometem testar resistência dos caminhões e das pastilhas de freio Fras-le na primeira etapa do campeonato

Entre em contato