A Copa Truck teve uma segunda etapa das mais acirradas neste domingo (30) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). O segundo encontro de 2023 teve 25 graus de temperatura ambiente e 38,8 graus no asfalto, segundo aferições da Fras-le, fornecedora oficial das pastilhas de freio da categoria. Nas disputas, a temperatura foi bem mais alta. Beto Monteiro e Jaidson Zini foram os vencedores do dia na segunda etapa.
A vitória na primeira corrida foi de Beto Monteiro, que tomou a liderança do pole position Raphael Abbate já no final da segunda volta. O pernambucano da Volkswagen terminou a segunda prova em oitavo comemorando os pontos, mas também reclamando da postura de alguns concorrentes.
“(A vitória) É importante para a pontuação no campeonato. Mas o problema tem sido as corridas 2. O pessoal sai na loucura: tem dois pilotos aí que a CBA precisa ver a situação e começar a punir, porque é muita pancadaria sem necessidade. De novo, importante pelos pontos. Fico muito feliz em vencer mais uma vez em Interlagos, sair pontuando bem e vamos para a próxima”, disse Monteiro sem citar nomes. Ele segue vice-líder a dois pontos de Jaidson Zini.
Felipe Giaffone e Paulo Salustiano completaram o pódio da primeira corrida. Abbate, Adalberto Jardim, Zini, André Marques e Débora Rodrigues formaram o grupo de oito pilotos que fizeram a inversão dinâmica para o grid da corrida 2.
Esta sim, bastante disputada. Cheia de toques, batidas e de punição após a bandeirada. Os pilotos usaram tudo de seus caminhões, e na pista que mais exige dos freios em toda a temporada, a Fras-le monitorou de perto o comportamento das pastilhas de freio.
“Em função da grande demanda do sistema de freios em Interlagos, mantivemos nossa engenharia atenta ao longo de toda a prova, monitorando a temperatura dos veículos. Essa é uma etapa chave do calendário e toda a informação é extremamente importante, por isso, estamos sempre junto às equipes para extrair ao máximo informações sobre o comportamento do nosso material, avaliando principalmente o nível de desgaste do material ao fim de cada etapa”, destacou Roger Lusa dos Santos, engenheiro de aplicação da Fras-le, fornecedora oficial das pastilhas de freio da Copa Truck.
A segunda prova teve Zini tomando a liderança de Débora logo no início, trazendo André Marques em seu encalço. Marques concretizou a ultrapassagem sobre o concorrente da Mercedes; entretanto, na visão dos comissários, o fez usando traçado não-oficial. Ele cruzou a linha de chegada em primeiro, mas horas depois da bandeirada, o piloto da R9 foi punido com o acréscimo de cinco segundos a seu tempo de prova, fazendo-o cair para o terceiro posto. Assim, oficialmente a vitória na corrida 2 ficou com Jaidson Zini.
“Mais uma vez fizemos um trabalho excepcional. Nosso ritmo não nos permitiu brigar pela vitória na primeira corrida, então passamos a direcionar o foco para a segunda pensando nos pontos do campeonato. A vitória veio com a penalização do André, e vamos continuar fazendo um bom trabalho olhando agora para Londrina”, afirmou o piloto da ASG Motorsport, dono de duas vitórias no ano. Roberval Andrade e Marques completaram o pódio, com Débora Rodrigues, Raphael Abbate, Danilo Dirani, Beto Monteiro e Felipe Giaffone fechando os oito primeiros colocados.
O paranaense, assim, mantém a liderança do campeonato, agora dois pontos à frente de Monteiro: 65 pontos a 63 sobre Beto. Giaffone é o terceiro com 55, um ponto à frente de André Marques. O próximo encontro da Copa Truck será com rodada dupla: Londrina (PR) recebe a terceira e quarta etapas do ano, nos dias 3 e 4 de junho.
A Fras-le segue pelo terceiro ano consecutivo como fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Copa Truck. A empresa é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das líderes mundiais no segmento. A empresa, fundada em 1954 em Caxias do Sul (RS), oferece produtos de qualidade e foco na segurança e no controle de movimentos nas ruas, estradas, pistas de pouso, trilhos e também pelos autódromos do país por meio do fornecimento oficial e exclusivo de pastilhas de freio à Copa Truck e também à Stock Car.
Resultado Corrida 1 (Top-10)
1. 88 Beto Monteiro (VW/R9 Competições)
2. 4 Felipe Giaffone (VW/R9 Competições)
3. 55. Paulo Salustiano (VW/R9 Odapel Racing)
4. 26 Raphael Abbate (MB/ASG Motorsport)
5. 5 Adalberto Jardim (MB/J5 EcoSports)
6. 25 Jaidson Zini (MB/ASG Motorsport)
7. 77 André Marques (VW/R9 Competições)
8. 7 Débora Rodrigues (VW/R9 Competições)
9. 57 Felipe Tozzo (IVE/Dakar Motorsport)*
10. 23 Victor Franzoni (MB/Tiger Team)
Resultado Corrida 2 (Top-10)
1. 25 Jaidson Zini (MB/ASG Motorsport)
2. 15 Roberval Andrade (MB/ASG Motorsport)
3. 77 André Marques (VW/R9 Competições)
4. 7 Débora Rodrigues (WV/R9 Competições)
5. 26 Raphael Abbate (MB/ASG Motorsport)
6. 28 Danilo Dirani (IVE/Usual Racing)
7. 88 Beto Monteiro (VW/R9 Competições)
8. 4 Felipe Giaffone (VW/G9 Competições)
9. 0 Danilo Alamini (VW/R9 Competições
10. 5 Adalberto Jardim (MB/J5 EcoSports)
MB (Mercedes-Benz)
IVE (Iveco)
VW (Volkswagen)
Top-10 do Campeonato (Copa Truck classe PRO)
1. Jaidson Zini – 65 pontos
2. Beto Monteiro – 63
3. Felipe Giaffone – 55
4. André Marques – 54
5. Débora Rodrigues – 50
6. Raphael Abbate – 49
7. Roberval Andrade – 36
8. Victor Franzoni – 36
9. Adalberto Jardim – 34
10. Paulo Salustiano - 33
Sobre a FRAS-LE:
A Fras-le destaca-se por ser um powerhouse de reposição em autopeças, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. Além disso, é uma das maiores fabricantes mundiais de material de fricção, atendendo os segmentos de montadoras e reposição. A companhia desenvolve, produz e comercializa produtos para automóveis, motos, veículos pesados, aviação e também para as linhas ferroviária e industrial. Com unidades nos Estados Unidos, China, Argentina, Uruguai e Índia, possui 11 plantas industriais, seis centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças. Desde 1996 a Fras-le é controlada pelas Empresas Randon.
A empresa é líder no mercado de reposição e coloca ao alcance do consumidor produtos com a qualidade da peça original, por meio das marcas Fras-le, Lonaflex, Fremax, Controil e Nakata. Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A Fremax, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car Pro Series e de sua categoria de acesso, a Stock Series, assim como da Porsche Cup Brasil e GT Sprint Race.
FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial
Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517
Cristiane de Carvalho – Fras-le
cristiane.carvalho@fras-le.com
Daniela Mitsueda – Fras-le
daniela.mitsueda@nakata.com.br