Se os freios tiveram “descanso” no circuito de Tarumã, no Rio Grande do Sul, os pilotos não puderam dizer o mesmo. A terceira etapa da temporada 2023 da Stock Car Pro Series, realizada no início da tarde deste domingo (21) em Viamão foi das mais disputadas até agora. A vitória na primeira corrida foi de Thiago Camilo, da Ipiranga Racing, que largou da pole position com seu Toyota Corolla; na segunda corrida, um show de estratégia de Rubens Barrichello, que saiu da 19ª posição para vencer pela primeira vez na temporada com a Mobil Ale.
Uma pista de alta velocidade, com oito de suas nove curvas contornadas a mais de 100 km/h, e na qual as pastilhas de freio da Fras-le e os discos de freio da Fremax, que equipam os carros da principal categoria do automobilismo brasileiro, não são tão exigidas em temperatura e severidade no uso dos freios.
Camilo não deu chances aos adversários, especialmente para Felipe Fraga, que tentou se aproximar do adversário a todo custo, mas teve de se contentar com o segundo lugar. Gabriel Casagrande fez prova consistente para fechar com o terceiro degrau do pódio.
“Pareceu fácil de fora, mas não foi. Eu tive de manter um ritmo mais forte do que eu imaginava para conservar carros e pneus e assim manter o Felipe (Fraga) a uma distância segura. Trabalhamos muito para ter um final de semana assim, marcando 48 pontos, e agora vamos para Cascavel, que é uma pista de que também gosto muito, para tentar manter esta vantagem”, afirmou Camilo, o novo líder do campeonato, agora com 99 pontos.
Cesar Ramos fechou em quarto, com Nelsinho Piquet em quinto, Rafael Suzuki em sexto, Denis Navarro em sétimo, Julio Campos no oitavo lugar, Cacá Bueno e Guilherme Salas fechando os dez primeiros que fizeram a inversão do grid para a largada da segunda prova.
Rubens Barrichello havia largado da 23ª posição na primeira prova e fechou a disputa no 19º lugar, mas já apostando em uma estratégia de fazer a segunda corrida com pneus mais novos e tanque cheio. Um safety car ainda na primeira volta após o forte acidente de Lucas Foresti na curva 3 segurou o ritmo dos pilotos por cerca de 10 minutos, mas logo após a relargada a janela de pit stops foi aberta para as paradas obrigatórias.
Boa parte dos pilotos havia optado pela mesma estratégia – a de não precisar abastecer na segunda corrida. E Barrichello, que completa 51 anos de idade na próxima terça-feira (23), soube o momento certo de fazer o ataque sobre o então líder Cesar Ramos com um mergulho por dentro da Curva 1 a três voltas do final da corrida.
Átila Abreu, outro que adotou estratégia ousada – foi o último a fazer seu pit stop, deixando para o momento final da janela – recebeu a recompensa ao fechar a prova na terceira posição e conquistar seu primeiro pódio na temporada.
“É sempre uma alegria voltar a Tarumã, pelo layout do circuito que é espetacular, mas principalmente pelo público gaúcho, que é apaixonado por automobilismo. E acho que, por isso, Tarumã merece mais em termos de segurança, tanto para os pilotos, mas especialmente pelo público. Da nossa parte foi um final de semana emotivo para mim com o acidente do Dudu na sexta-feira (Dudu Barrichello bateu no treino livre e a equipe não conseguiria recuperar o carro a tempo, por isso ficou fora da etapa) e uma classificação difícil. Da nossa parte, quando a performance não vem, a gente tem de trabalhar na estratégia, e estou muito feliz com isso”, afirmou Barrichello.
Pela terceira vez em três etapas, a liderança do campeonato mudou de mãos. Thiago Camilo assume a primeira posição da tabela com 99 pontos depois de ter somado 48 só em Tarumã. Gabriel Casagrande é o vice-líder a apenas dois pontos de Camilo. E Rubens Barrichello subiu para a terceira colocação com 79, com dois a mais que Cesar Ramos. Ricardo Maurício, então líder, somou apenas três pontos no final de semana gaúcho e caiu para a quinta posição com 73. A Stock Car Pro Series parte para outra pista de alta velocidade para a quarta etapa: Cascavel (PR) também recebe o retorno da categoria após um ano de ausência. O quarto encontro do ano acontece no dia 18 de junho.
Pela oitava temporada seguida, a Fras-le é a fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Stock Car Pro Series e de sua categoria de acesso, a Stock Series. A empresa é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das líderes mundiais no segmento. A empresa, fundada em 1954 em Caxias do Sul (RS), oferece produtos de qualidade e foco na segurança e no controle de movimentos nas ruas, estradas, pistas de pouso, trilhos e também pelos autódromos do país por meio do fornecimento oficial e exclusivo de pastilhas de freio à Stock Car e Stock Series, e também à Copa Truck.
A Fremax é uma das parceiras mais longevas da principal categoria do automobilismo brasileiro. Desde 2004 que a empresa com sede em Joinville (SC) entrega tecnologia, durabilidade, segurança e desempenho no fornecimento dos discos de freio da Stock Car Pro Series e Stock Series. Desde 2008, a marca também é a fornecedora oficial da Porsche Cup Brasil. Líder em discos de freio, a Fremax produz mais de cinco milhões de peças no ano e no portfólio dos maiores distribuidores brasileiros de autopeças e em mais de 70 países, com produtos reconhecidos por sua segurança, qualidade, desempenho e durabilidade – atributos severamente testados no ambiente de competição da Stock Car Pro Series, uma das categorias mais competitivas do mundo.
Resultado da Corrida 1 (Top-10)*
1. #16 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota) – 28 voltas
2. #88 Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet) – a 1s297
3. #83 Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet) – a 18s170
4. #30 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota) – a 19s161
5. #33 Nelsinho Piquet (Crown Racing/Toyota) – a 19s221
6. #8 Rafael Suzuki (Pole Motorsport/Chevrolet) – a 22s330
7. #5 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet) – a 23s126
8. #4 Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet) – a 24s652
9. #0 Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet) – a 24s842
10. #85 Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet) – a 26s723
*Sujeito a alterações após vistorias técnicas
Resultado da Corrida 2 (Top-10)*
1. #111 Rubens Barrichello (Mobil Ale/Toyota) – 23 voltas
2. #30 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota) – a 1s501
3. #51 Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet) – a 2s787
4. #10 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota) – a 4s662
5. #16 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota) – a 9s412
6. #29 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Chevrolet) – a 9s566
7. #80 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet) – a 11s643
8. #85 Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet) – a 12s195
9. #8 Rafael Suzuki (Pole Motorsport/Chevrolet) – a 12s419
10. #101 Gianluca Petecof (Full Time/Toyota) – a 12s552
*Sujeito a alterações após vistorias técnicas
Classificação do Campeonato (Top-10):
1. Thiago Camilo, 99 pontos
2. Gabriel Casagrande, 97
3. Rubens Barrichello, 79
4. Cesar Ramos, 77
5. Ricardo Maurício, 73
6. Bruno Baptista, 69
7. Daniel Serra, 68
8. Guilherme Salas, 63
9. Gaetano di Mauro, 63
10. Felipe Fraga, 58
Sobre a FRAS-LE:
A Fras-le, líder mundial em materiais para fricção, é uma marca Frasle Mobility, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição.
Com fábricas para produção no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Argentina e Uruguai, conta com rede global de atendimento comercial, com produtos alcançando mais de 125 países nos cinco continentes. São mais de 12 mil referências nas linhas de produtos Fras-le e Lonaflex. Desde 2016, a marca é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car Pro Series, Stock Series e Mercedes-Benz Challenge, e desde 2021, dos caminhões da Copa Truck.
Sobre a FREMAX:
Há mais de três décadas, a Fremax, uma marca premium da Frasle Mobility em componentes para sistemas de freio. Desenvolve produtos com padrão de qualidade e excelência que garantem alto desempenho e segurança. A empresa vem construindo uma história de sucesso no Brasil e no exterior, com forte presença em mais de 70 países, como México, Colômbia, Argentina e Estados Unidos. Comprometida com o meio ambiente, possui certificação 14001, atende montadoras e mercado de reposição com portfólio de discos, tambores de freios e cubos de roda para veículos de passeio, utilitários e comerciais de pequeno porte.
Fornecedora oficial em discos de freios para Stock Car desde 2004, para Porsche Cup Brasil desde 2007 e para a categoria Mercedes AMG Cup Brasil desde 2010, a performance e eficiência dos produtos são levadas a máximas condições extremas nas pistas.
FRASLE MOBILITY
A Frasle Mobility é uma companhia multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade. Destaca-se pela forte presença no mercado de reposição de autopeças e no fornecimento de componentes para OEM, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. A companhia desenvolve soluções integradas de serviços e produtos para o controle de movimentos.
Com unidades no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, possui 11 plantas industriais, nove centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças.
Frasle Mobility. Keep life in motion.
FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial
FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil
Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517
Daniela Mitsueda – Frasle Mobility
daniela.mitsueda@nakata.com.br
Largada da terceira etapa
(Luís França/P1 Media Relations)
Camilo não deu chances aos adversários e assume a liderança do campeonato
(Luís França/P1 Media Relations)
Thiago Camilo comemorando sua segunda vitória na temporada
(Luís França/P1 Media Relations)
Pódio da Corrida 1: Camilo, Fraga e Casagrande
(Luís França/P1 Media Relations)
Barrichello ousou na estratégia depois de largar em 23º
(Luís França/P1 Media Relations)
Prestes a completar 51 anos, Barrichello vence a Corrida 2 em Tarumã
(Luís França/P1 Media Relations)
O pódio da Corrida 2: Barrichello, Ramos e Abreu
(Luís França/P1 Media Relations)