Material em vídeo com explicação da freada mais forte da pista de Goiânia por Danilo Dirani (Iveco Usual Racing). Para baixar no WeTransfer ou conferir no YouTube. Material de livre divulgação.
A sexta etapa da temporada 2023 da Copa Truck promete dias e disputas quentes em Goiânia. As temperaturas do próximo fim de semana devem ultrapassar os 30 graus, fazendo com que todo o conjunto de resfriamento dos pesados seja colocado à prova, entre eles as pastilhas de freios Fras-le, que pode alcançar 900ºC. Em um dos traçado que mais “castiga” os freios, já que dois pontos têm grande desaceleração e um ‘miolo’ técnico e exigente, o desafio da fornecedora oficial das pastilhas de freio da categoria é garantir a performance, durabilidade e segurança aos pilotos, que a marca vem entregando em todas as etapas. A classificação da etapa acontece no sábado (29) e as duas corridas no domingo (30) com transmissão ao vivo da Band, SporTV e no canal oficial da Copa Truck no YouTube e também pelo portal High Speed.
“Mesmo com os 160 km/h do radar obrigatório, os caminhões alcançam até 220 km/h em Goiânia. É um autódromo com a maior reta do calendário da Copa Truck. E quando se alcança velocidades desta magnitude, os freios precisam estar à altura, porque as frenagens são bruscas e elevam muito a temperatura do conjunto. O clima quente e seco de Goiânia é um fator que colabora com esse aumento. Por isso, trabalhar o resfriamento do conjunto será parte da estratégia dos pilotos. Frio ou quente, as pastilhas que a Fras-le entrega às equipes são capazes de entregar o desempenho e segurança desejados, não importa a condição”, explica Roger Lusa, engenheiro de aplicação da Fras-le.
Quem chega como líder do campeonato em Goiânia é o piloto Roberval Andrade, que vem embalado após vencer as duas corridas da última etapa em Cascavel (PR). São sete pontos de diferença para o vice-líder Jaidson Zini. Completam o top-5 do campeonato: Beto Monteiro, Felipe Giaffone e André Marques.
O circuito de 3.853 metros é seletivo, com trechos velozes seguidos por freadas fortes e contornos mais lentos, e sua reta principal é uma das maiores de todo o calendário, com um quilômetro de extensão. São 12 curvas – sete à direita e cinco à esquerda.
A programação da etapa começa na sexta-feira (28) com dois treinos livres para os pilotos da Copa Truck. No sábado (29), a classificação para definição do grid acontece a partir das 14h20. No domingo (30) serão duas corridas, uma na sequência da outra, com largada prevista da primeira às 12h40.
A Fras-le segue pelo terceiro ano consecutivo como fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Copa Truck. A empresa é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das líderes mundiais no segmento. A empresa, fundada em 1954 em Caxias do Sul (RS), oferece produtos de qualidade e foco na segurança e no controle de movimentos nas ruas, estradas, pistas de pouso, trilhos e também pelos autódromos do país por meio do fornecimento oficial e exclusivo de pastilhas de freio à Copa Truck e também à Stock Car.
Programação do evento:
Sexta-feira, dia 28 de junho
10h50 – Treino Livre 1 – Copa Truck Super
11h35 – Treino Livre 1 – Copa Truck
14h55 – Treino Livre 2 – Copa Truck Super
15h40 – Treino Livre 2 – Copa Truck
Sábado, dia 29 de julho
09h55 – Treino Livre 3 – Copa Truck Super
10h40 – Treino Livre 3 – Copa Truck
14h20 – Classificação – Copa Truck Super
14h40 – Top Qualifing – Copa Truck Super
15h00 – Classificação – Copa Truck
15h20 – Top Qualifing – Copa Truck
Domingo, dia 30 de julho
08h15 – Warm up
10h45 – Visitação aos Boxes
11h55 – Desfile dos pilotos
12h40 – Largada Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
13h10 – Largada Corrida 2 (25 minutos + 1 volta)
Classificação do campeonato após a 5ª etapa (Geral – Top-10):
1. Roberval Andrade, 143 pontos
2. Jaidson Zini, 136
3. Beto Monteiro, 134
4. Felipe Giaffone, 133
5. André Marques, 131
6. Raphael Abbate, 131
7. Débora Rodrigues, 107
8. Paulo Salustiano, 106
9. Danilo Alamini, 85
10. Luiz Lopes, 74
Sobre a FRAS-LE:
A Fras-le, líder mundial em materiais para fricção, é uma marca Frasle Mobility, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição.
Com fábricas para produção no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Argentina e Uruguai, conta com rede global de atendimento comercial, com produtos alcançando mais de 125 países nos cinco continentes. São mais de 12 mil referências nas linhas de produtos Fras-le e Lonaflex. Desde 2016, a marca é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car Pro Series, Stock Series e Mercedes-Benz Challenge, e desde 2021, dos caminhões da Copa Truck.
FRASLE MOBILITY
A Frasle Mobility é uma companhia multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade. Destaca-se pela forte presença no mercado de reposição de autopeças e no fornecimento de componentes para OEM, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. A companhia desenvolve soluções integradas de serviços e produtos para o controle de movimentos.
Com unidades no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, possui 11 plantas industriais, nove centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças.
Frasle Mobility. Keep life in motion.
FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial
FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil
Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517
Daniela Mitsueda – Frasle Mobility
daniela.mitsueda@nakata.com.br