A Stock Car Pro Series volta ao palco da sua etapa de abertura da temporada 2023 neste fim de semana. Desta vez, será o anel externo do Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia (GO), que vai receber a principal categoria do automobilismo nacional nos dias 26 e 27 de agosto para a disputa da sétima etapa do campeonato. Um desafio em altíssima velocidade em um circuito “oval” com três curvas, todas para o lado direito, no final de semana que marca a corrida de número 600 na história da Stock Car.
As características da pista já são um grande desafio para o sistema de freios dos carros, somando tudo isso ao fato de que as velocidades no circuito externo são muito altas – de até 265 km/h. Além da baixa umidade e as altas temperaturas do ambiente e da pista, os pilotos costumam utilizar muito o vácuo e isso acaba prejudicando o resfriamento de todo o carro, inclusive dos freios que serão utilizados de forma intensa nas curvas 1 e 0 do circuito – as únicas do traçado que exigem freadas.
Todos os carros da Stock Car Pro Series são equipados com discos de freio Fremax, que suportam mais de 720ºC de temperatura de trabalho, e pastilhas de freio Fras-le, peças responsáveis pelo atrito com os discos para a frenagem. As pastilhas são projetadas para aguentarem até 840ºC de temperatura. A previsão do tempo para o final de semana goiano indica temperaturas máximas de até 36ºC. E com os carros andando próximos, a refrigeração dos componentes passa a ser um desafio, de acordo com André Brezolin, engenheiro de projeto de Fras-le e Fremax na Stock Car.
“O traçado tradicional de Goiânia já é desafiador por ser um dos que mais exigem dos freios. Temperatura é um fator que interfere muito na eficiência do conjunto, especialmente por se tratar de um circuito rápido. Com o circuito do anel externo este desafio fica ainda maior. São duas grandes retas, com velocidades finais maiores e frenagens mais intensas, que acabam exigindo ainda mais do sistema. No traçado externo os carros tendem a andar mais próximos uns dos outros nas corridas, o que interfere na refrigeração do freio; isso se torna um desafio não só no conjunto dos freios, mas também para motor e câmbio, que são levados ao extremo pelas altas temperaturas. Goiânia é um circuito que proporciona as situações mais extremas, que mais colocam à prova o sistema de freios: materiais de fricção, discos e pastilhas”, disse.
Será a sexta vez que o circuito externo de Goiânia recebe uma etapa da Stock Car. Em 2022, a 11ª etapa aconteceria no mesmo traçado, mas por causa da previsão de chuvas fortes, a prova foi disputada no circuito tradicional misto – não choveu durante a prova, mas a previsão se confirmou logo após a cerimônia de pódio, e com chuva forte.
São cinco vencedores diferentes no “oval”: Ingo Hoffmann e Ângelo Giombelli venceram, em dupla, em 1993, Chico Serra venceu duas em 1999, voltando a vencer em 2000. Hoffmann também venceu uma em 2000. Rubens Barrichello tem uma vitória em 2018 e duas na etapa realizada em 2022 – levou todos os pontos possíveis com pole, vitória e melhor volta nas duas provas, a exemplo de Ricardo Maurício, que fez o mesmo em 2021. Barrichello e Maurício são os dois únicos pilotos a terem vencido as duas corridas da mesma etapa – curiosamente, ambas as vezes no anel externo de Goiânia.
A pole de Rubinho em 2022 foi de 50s111, com média de 193,610 km/h. Na edição de 2018, ainda na geração anterior de carros, Lucas di Grassi estabeleceu o recorde da Stock Car neste circuito com 47s547, a uma média de 204,080 km/h.
“Por se tratar de um traçado externo, é uma pista onde a gente tenta maximizar a velocidade de reta, buscando um acerto para que o carro evolua bastante nas retas, mas que também aproxime muito bem. Tendo uma carga de aerodinâmica menor a gente exige muito mais dos freios, ainda mais em Goiânia que é uma pista quente, que não refrigera tanto os freios e que a gente anda muito no vácuo de outros pilotos. A reta oposta é a maior reta do autódromo onde a gente chega ao final dela em sexta marcha a 265km/h e faz uma freada muito brusca, aproveitando ao máximo do freio e do freio motor para ajudar a parar o carro”, destacou Ricardo Maurício, da Eurofarma-RC.
Ricardo Zonta, da RCM, vai pelo mesmo caminho. “No oval é como se fosse só duas curvas; você anda com menos aerodinâmica e com o carro mais ‘leve’ nessa parte, porque não há pressão aerodinâmica. É muito fácil ter o carro sempre escorregando as quatro rodas durante os contornos. Na curva 1, que é a curva de quarta marcha, você sente o carro sempre escorregando as quatro ali por causa da menor pressão aerodinâmica e na última curva, o piloto precisa de muita tração para ganhar na reta. São as curvas mais importantes e ter um carro bem equilibrado para ganhar de reta. Com menos aerodinâmica é muito mais difícil frear, então você tem que estar com o volante reto na freada para frear o melhor possível. Então, a aproximação para as curvas, pela frenagem, vai ser determinante para um bom tempo de volta”, afirmou.
Na primeira etapa, em março, a grande expectativa era em cima dos novos pneus da categoria e como os componentes do carro, entre eles das pastilhas de freio Fras-le e os discos da Fremax, que são fornecedores oficiais da categoria, que reagiram muito bem ao novo composto. Agora a briga esquenta pelo campeonato, sete pontos separam os três primeiros colocados do ranking.
Na época, André Brezolin, engenheiro de projeto da Fras-le e da Fremax, viu um bom trabalho das equipes no acerto dos carros para não sobrecarregar o sistema de frenagem na primeira etapa. “Pneus novos e aerofólios traseiros maiores trouxeram alguns desafios para o sistema de freios, especialmente para os discos fornecidos pela Fremax e as pastilhas de freio da Fras-le. A maioria das equipes conseguiu mexer até no próprio balanço de frenagem, tirando um pouco da força na dianteira e jogar maior porcentagem para os freios traseiros. Isso contribuiu para o bom desempenho dos conjuntos porque as temperaturas máximas fossem menores para os discos e pastilhas dianteiros e um pouco maior nos traseiros. No final das contas foi muito bom, porque com todas as mudanças os conjuntos apresentaram ótimo desempenho e segurança”, avaliou André Brezolin, engenheiro de projeto da Fras-le e da Fremax, fornecedoras oficiais das pastilhas e discos de freio da Stock Car.
Thiago Camilo lidera a classificação geral com 164 pontos e tem o tricampeão Daniel Serra na sua cola, com 163. Em terceiro lugar vem o campeão de 2021 Gabriel Casagrande, com 157 pontos. Se as disputas prometem ser quentes, a temperatura ambiente também. Para os dois dias do final de semana, as temperaturas máximas previstas estão acima dos 30° C, podendo levar máquinas e pilotos ao limite da exaustão.
A programação do final de semana prevê Shakedown e um treino livre na sexta-feira (25). No sábado (26), mais um treino livre, um warm up e classificação para definição do grid às 13 horas. No domingo (27), a primeira prova tem largada às 13h40 e a segunda, às 14h21. As corridas têm transmissão ao vivo por Band, SporTV3 e canal oficial da Stock Car no YouTube.
Pela oitava temporada seguida, a Fras-le é a fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Stock Car Pro Series e de sua categoria de acesso, a Stock Series. A empresa é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das líderes mundiais no segmento. A empresa, fundada em 1954 em Caxias do Sul (RS), oferece produtos de qualidade e foco na segurança e no controle de movimentos nas ruas, estradas, pistas de pouso, trilhos e também pelos autódromos do país por meio do fornecimento oficial e exclusivo de pastilhas de freio à Stock Car e Stock Series, e também à Copa Truck.
A Fremax é uma das parceiras mais longevas da principal categoria do automobilismo brasileiro. Desde 2004 que a empresa com sede em Joinville (SC) entrega tecnologia, durabilidade, segurança e desempenho no fornecimento dos discos de freio da Stock Car Pro Series e Stock Series. Líder em discos de freio, a Fremax produz mais de cinco milhões de peças no ano e no portfólio dos maiores distribuidores brasileiros de autopeças e em mais de 70 países, com produtos reconhecidos por sua segurança, qualidade, desempenho e durabilidade – atributos severamente testados no ambiente de competição da Stock Car Pro Series, uma das categorias mais competitivas do mundo.
PROGRAMAÇÃO DA STOCK CAR PRO SERIES EM GOIÂNIA:
Sexta-feira, dia 25
9h50 – Shakedown – Grupo 1 – Stock Car
10h10 – Shakedown – Grupo 2 – Stock Car
12h – Treino livre 1 – Grupo 1 – Stock Car
12h35 – Treino livre 1 – Grupo 2 – Stock Car
Sábado, dia 26
8h45 – Treino livre 2 – Grupo 1 – Stock Car
9h20 – Treino livre 2 – Grupo 2 – Stock Car
12h – Warm up – Stock Car
13h – Classificação – Stock Car
Domingo, dia 27
11h30 – Visitação aos boxes
13h40 – Corrida 1 – Stock Car – 30 minutos + 1 volta
14h21 – Corrida 2 – Stock Car – 30 minutos + 1 volta
Sobre a FRAS-LE:
A Fras-le, líder mundial em materiais para fricção, é uma marca Frasle Mobility, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição.
Com fábricas para produção no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Argentina e Uruguai, conta com rede global de atendimento comercial, com produtos alcançando mais de 125 países nos cinco continentes. São mais de 12 mil referências nas linhas de produtos Fras-le e Lonaflex. Desde 2016, a marca é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car Pro Series, Stock Series e Mercedes-Benz Challenge, e desde 2021, dos caminhões da Copa Truck.
Sobre a FREMAX:
Há mais de três décadas, a Fremax, uma marca premium da Frasle Mobility em componentes para sistemas de freio. Desenvolve produtos com padrão de qualidade e excelência que garantem alto desempenho e segurança. A empresa vem construindo uma história de sucesso no Brasil e no exterior, com forte presença em mais de 70 países, como México, Colômbia, Argentina e Estados Unidos. Comprometida com o meio ambiente, possui certificação 14001, atende montadoras e mercado de reposição com portfólio de discos, tambores de freios e cubos de roda para veículos de passeio, utilitários e comerciais de pequeno porte.
Fornecedora oficial em discos de freios para Stock Car desde 2004, para Porsche Cup Brasil desde 2007 e para a categoria Mercedes AMG Cup Brasil desde 2010, a performance e eficiência dos produtos são levadas a máximas condições extremas nas pistas.
FRASLE MOBILITY
A Frasle Mobility é uma companhia multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade. Destaca-se pela forte presença no mercado de reposição de autopeças e no fornecimento de componentes para OEM, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. A companhia desenvolve soluções integradas de serviços e produtos para o controle de movimentos.
Com unidades no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, possui 11 plantas industriais, nove centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças.
Frasle Mobility. Keep life in motion.
FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial
FREMAX:
Site: www.fremax.com
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Daniela Mitsueda – Frasle Mobility
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