Capa

Fras-le & Fremax (Stock Car)

Stock Car: Altíssimas velocidades, emoção e acidentes nas vitórias de Cesar Ramos e Átila Abreu no circuito oval de Goiânia

Segunda corrida, a de número 600 da história da Stock Car, foi encerrada pouco mais de três minutos antes do final regulamentar devido a forte acidente na reta principal

27.08.2023  |  2.183 visualizações

O final de semana da sétima etapa da temporada 2023 da Stock Car Pro Series foi das mais emocionantes. As corridas de número 599 e 600 da história da principal categoria do automobilismo brasileiro tiveram um pouco de tudo: altíssimas velocidades, muitas disputas por posição, estratégias variadas e também acidentes.

As vitórias ficaram com Cesar Ramos (Ipiranga Racing) na primeira corrida e com Átila Abreu (Pole Motorsport) na segunda. O pódio da primeira prova foi completado por Nelsinho Piquet e Lucas Foresti, enquanto na segunda, Abreu foi ladeado no pódio pelo companheiro de equipe Rafael Suzuki e por Rubens Barrichello. Nas disputas do anel externo de 2.695 metros, os carros chegaram a superar os 260 km/h nas duas longas retas de Goiânia. Felipe Baptista atingiu a maior velocidade: 262,1 km/h.

Na primeira corrida, Cesar Ramos conseguiu converter a sua vantagem na pole position em vitória. O piloto gaúcho fez uma boa largada e adotou a estratégia de parar logo no início da janela de pit stops obrigatórios e trocou apenas o pneu traseiro direito. Após 36 voltas e pouco mais de 31 minutos, o piloto do Toyota Corola #30 foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada com Nelson Piquet Jr em segundo e Lucas Foresti em terceiro.

“Estou muito feliz, é óbvio, quando a gente faz a pole a gente quer ganhar, mas a gente sabe da dificuldade aqui no anel externo. No ano passado eu fiquei em segundo e muito perto do Rubinho o tempo todo, mas eu não consegui dar um ataque como o Nelsinho me deu hoje, então foi uma das corridas mais difíceis da minha vida. Essa vitória foi merecida, a gente começou a construir ela na sexta-feira, nos primeiros treinos”, disse Ramos. “A gestão do carro foi difícil, é uma pista que parece fácil, mas são duas freadas muito agressivas por causa da velocidade, o calor estava extremo, e as altas temperaturas prejudicam um pouco o desempenho dos freios. É um desafio grande. Se o carro começa a perder performance, a gente tem que lidar com tudo isso sem perder ritmo. Consegui concretizar meu objetivo, que era ganhar corrida e ser o maior pontuador do final de semana”, completou.

Ricardo Zonta, Rafael Suzuki, Felipe Fraga, Gabriel Casagrande, Átila Abreu, Gaetano di Mauro e Dudu Barrichello fecharam os dez primeiros que inverteram as posições no grid. Então vice-líder da tabela, Daniel Serra abandonou a disputa da primeira corrida com problemas em seu carro, enquanto Thiago Camilo, então líder do campeonato, resistia bravamente em sexto lugar até levar um toque de Julio Campos e sair da pista, caindo para 17º.

Com a inversão de grid, Dudu Barrichello e Gaetano Di Mauro dividiram a primeira fila. Na largada, Átila Abreu se posicionou por dentro e dividiu a curva com Gaetano Di Mauro enquanto Dudu Barrichello se manteve na liderança. Na saída da curva dois, vários carros se envolveram em incidentes que forçaram o abandono de Matias Rossi, Thiago Camilo e Guilherme Salas, acionando o Safety Car, que só deixou a pista após quatro voltas e 21 minutos no regressivo.

Dudu teve problemas de câmbio na relargada e abandonou a prova, tendo sido ultrapassado por Abreu, Di Mauro, Suzuki e Zonta. Na abertura da janela, Di Mauro liderava a prova quando entrou para a sua parada obrigatória. Enquanto isso Abreu continuou na pista e entrou apenas na volta 10.

Na volta 21, a cerca de sete minutos do final, uma disputa de posição envolvia seis carros. Piquet tentou ultrapassar Casagrande por dentro na reta principal; o piloto do #83 tentou fechar a trajetória – tarde demais: os dois carros se tocaram, Casagrande rodou e foi acertado em cheio pelo carro de Cacá Bueno, que ficou com três rodas. Felipe Massa também foi atingido por destroços e deixou a corrida. Ninguém se feriu. O safety car voltou à pista, mas por conta do acidente, a direção de prova encerrou a corrida com bandeira vermelha, faltando pouco mais de três minutos para o final. Átila Abreu ficou com a vitória, Rafael Suzuki com o segundo lugar e Rubens Barrichello completou o pódio.

“Para essa corrida a gente fez uma escolha errada do acerto, perdendo velocidade e isso no circuito oval na classificação, um décimo de segundo faz diferença. Eu sabia que meu carro era bom de corrida, porque nos treinos eu estive bem, eu fui quarto, terceiro, mas eu precisava largar bem. Eu consegui; pulei ali já para perto do décimo, negociei muito bem as ultrapassagens, e houve um momento crucial que eu ‘descasei’ o push e na volta seguinte eu consegui passar cinco carros e me coloquei numa situação muito boa”, disse o piloto do #51.  “Estou muito feliz com todas as decisões e quero parabenizar a equipe, os mecânicos... Que esses caras trabalham muito e sem eles isso não seria possível. Então, é bom vencer novamente e agora que seja o restante de campeonato com novos ares”, completou.

Gianluca Petecof foi o quarto colocado, seguido de Daniel Serra em boa recuperação, Bruno Baptista, Enzo Elias, Ricardo Zonta, Felipe Baptista e Cacá Bueno fechando os dez primeiros em apenas três rodas depois de se envolver no acidente que colocou final à segunda prova.

Para o então líder do campeonato, um desastre. Camilo somou apenas quatro pontos e caiu para o quarto lugar, com 168. Daniel Serra reassumiu a liderança, agora com 179 pontos, oito a mais que Gabriel Casagrande. Ricardo Zonta subiu para terceiro com os mesmos 168 de Camilo. Rubens Barrichello manteve-se em quinto, com 165, seguido por Rafael Suzuki (159), Cesar Ramos (153), Felipe Baptista (127), Gianluca Petecof (125) e Nelsinho Piquet com 124.

Agora, a principal categoria do automobilismo brasileiro nos dias 16 e 17 de setembro no Velopark, em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Resultado da Corrida 1 (extraoficial)
1. Cesar Ramos, 36 voltas em 31:13.119
2. Nelson Piquet Jr, a 0.514
3. Lucas Foresti, a 1.286
4. Ricardo Zonta, a 2.950
5. Rafael Suzuki, a 7.048
6. Felipe Fraga, a 10.300
7. Gabriel Casagrande, a 10.711
8. Átila Abreu, a 11.614
9. Gaetano Di Mauro, a 12.263
10. Eduardo Barrichello, a 13.319
11. Matias Rossi, a 14.956
12. Felipe Massa, a 25.890
13. Gianluca Petecof, a 31.460
14. Ricardo Maurício, a 34.156
15. Rubens Barrichello, a 38.529
16. Felipe Baptista, a 1 volta
17. Thiago Camilo, a 1 volta
18. Tony Kanaan, a 1 volta
19. Marcos Gomes, a 1 volta
20. Julio Campos, a 2 voltas
21. Cacá Bueno, a 2 voltas
22. Enzo Elias, a 3 voltas
23. Denis Navarro, a 3 voltas
24. Allam Khodair, a 4 voltas
25. Guilherme Salas, a 7 voltas
Não completaram
Bruno Baptista
Sérgio Jimenez
Digo Baptista
Lucas Kohl
Raphael Teixeira
Daniel Serra

Resultado da Corrida 2 (extraoficial)
1. Átila Abreu, 23 voltas em 25:32.483
2. Rafael Suzuki, a 1.185
3. Rubens Barrichello, a 3.077
4. Gianluca Petecof, a 3.915
5. Daniel Serra, a 5.537
6. Digo Baptista, a 6.596
7. Enzo Elias, a 8.865
8. Ricardo Zonta, a 10.556
9. Felipe Baptista, a 11.209
10. Cacá Bueno, a 13.713
11. Gaetano Di Mauro, a 15.586
12. Marcos Gomes, a 17.764
13. Lucas Foresti, a 19.913
14. Denis Navarro, a 22.009
15. Digo Baptista, a 23.735
16. César Ramos, a 25.117
17. Lucas Kohl, a 26.677
18. Tony Kanaan, a 27.942
19. Raphael Teixeira, a 29.680
20. Sérgio Jimenez, a 32.271
21. Felipe Massa, a 2 voltas
22. Gabriel Casagrande, a 3 voltas
23. Nelson Piquet Jr, a 3 voltas
Não completaram
Ricardo Maurício
Dudu Barrichello
Allam Khodair
Felipe Fraga
Julio Campos
Matias Rossi
Thiago Camilo
Guilherme Salas

Classificação do Campeonato após 7 etapas (top-10 extra-oficial)
1. Daniel Serra – 179 pontos
2. Gabriel Casagrande – 171
3. Ricardo Zonta – 168
4. Thiago Camilo – 168
5. Rubens Barrichello – 165
6. Rafael Suzuki – 159
7. Cesar Ramos – 153
8. Felipe Baptista – 127
9. Gianluca Petecof – 125
10. Nelsinho Piquet - 124

Sobre a FRAS-LE:
A Fras-le, líder mundial em materiais para fricção, é uma marca Frasle Mobility, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição.

Com fábricas para produção no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Argentina e Uruguai, conta com rede global de atendimento comercial, com produtos alcançando mais de 125 países nos cinco continentes. São mais de 12 mil referências nas linhas de produtos Fras-le e Lonaflex. Desde 2016, a marca é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car Pro Series, Stock Series e Mercedes-Benz Challenge, e desde 2021, dos caminhões da Copa Truck.

Sobre a FREMAX:
Há mais de três décadas, a Fremax, uma marca premium da Frasle Mobility em componentes para sistemas de freio. Desenvolve produtos com padrão de qualidade e excelência que garantem alto desempenho e segurança. A empresa vem construindo uma história de sucesso no Brasil e no exterior, com forte presença em mais de 70 países, como México, Colômbia, Argentina e Estados Unidos. Comprometida com o meio ambiente, possui certificação 14001, atende montadoras e mercado de reposição com portfólio de discos, tambores de freios e cubos de roda para veículos de passeio, utilitários e comerciais de pequeno porte.

Fornecedora oficial em discos de freios para Stock Car desde 2004, para Porsche Cup Brasil desde 2007 e para a categoria Mercedes AMG Cup Brasil desde 2010, a performance e eficiência dos produtos são levadas a máximas condições extremas nas pistas.

FRASLE MOBILITY
A Frasle Mobility é uma companhia multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade. Destaca-se pela forte presença no mercado de reposição de autopeças e no fornecimento de componentes para OEM, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. A companhia desenvolve soluções integradas de serviços e produtos para o controle de movimentos.

Com unidades no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, possui 11 plantas industriais, nove centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças.

Frasle Mobility. Keep life in motion.

FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil


Para mais informações

Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Daniela Mitsueda – Frasle Mobility
daniela.mitsueda@nakata.com.br

  • Cesar Ramos largou da pole position e controlou a disputa da primeira corrida
    (Luís França/P1 Media Relations)

  • Foi a segunda vitória da carreira do piloto gaúcho na Stock Car Pro Series
    (Luís França/P1 Media Relations)

  • O pódio da primeira prova: Cesar Ramos, Nelsinho Piquet e Lucas Foresti
    (Luís França/P1 Media Relations)

  • Largada da segunda corrida, com Dudu Barrichello e Gaetano di Mauro na frente
    (Luís França/P1 Media Relations)

  • Átila Abreu fez bom uso da estratégia de pit stops para sobressair na corrida 2
    (Luís França/P1 Media Relations)

  • Piloto sorocabano faz as pazes com a vitória
    (Luís França/P1 Media Relations)

  • O pódio da segunda corrida: Átila Abreu, Rafael Suzuki e Rubens Barrichello
    (Luís França/P1 Media Relations)

Leia também...

17.12.2023

Gabriel Casagrande é bicampeão da Stock Car Pro Series em dia com vitórias de Ricardo Zonta e Felipe Massa

Grande final da temporada 2023 foi com altas doses de emoção, disputas e pilotos jogando com as estratégias de paradas nos boxes

13.12.2023

Com sete candidatos ao título, Interlagos recebe a etapa final da Stock Car Pro Series neste fim de semana

Sistema de freios pode ser grande trunfo na busca pelo tão sonhado troféu da temporada 2023 da principal categoria do automobilismo nacional

26.11.2023

Cascavel tem corridas espetaculares e a primeira vitória de Felipe Massa na Stock Car

Ele e Bruno Baptista foram os vencedores deste domingo (26) no oeste do Paraná na penúltima etapa do campeonato, em final de semana difícil para os líderes do campeonato

22.11.2023

Stock Car: Cascavel recebe e a penúltima etapa da temporada na pista mais "amiga" dos freios do calendário

Circuito do Oeste Paranaense é de alta velocidade e não exige tanto do sistema de freios Fras-Le/FREMAX

Entre em contato