Com sol e calor intenso, carros e pilotos foram ao limite durante as corridas da oitava etapa da Stock Car Pro Series no Velopark, em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre (RS). Neste domingo (17), a maior categoria do país fez as duas corridas válidas pela rodada e tiveram Gabriel Casagrande e Átila Abreu como vencedores.
Com os resultados do fim de semana, Gabriel Casagrande é o novo líder do campeonato com 217 pontos conquistados. Em segundo lugar vem Rubens Barrichello com 196 e Ricardo Zonta em terceiro com 194. Daniel Serra, que liderava até o início da etapa, caiu para a quarta colocação com 190 pontos após sequer iniciar a segunda corrida do dia – ele largaria em primeiro e teve uma falha mecânica que o impediu de largar.
Na primeira corrida, Casagrande e César Ramos reagiram bem ao apagar das luzes e mantiveram as suas posições. Ramos completou a quarta volta com o pneu dianteiro direito furado e recolheu aos boxes, enquanto a direção de prova anunciava um drive through para Gaetano Di Mauro em incidente com Julio Campos.
A janela de pit stop obrigatório abriu no final da volta 6 e o líder Casagrande foi o primeiro a parar. No fechamento, o piloto do Chevrolet Cruze #83 retomou o posto e passou a administrar a vantagem e ser o primeiro a ver a bandeira quadriculada na primeira corrida, que não teve nenhuma intervenção de Safety Car. Completam o pódio da primeira corrida Felipe Fraga e Gianluca Petecof, em seu primeiro pódio na Stock Car.
“Era a nossa meta. A gente tinha uma diferença de oito pontos para o líder e ontem diminuiu para seis. A nossa meta era sair daqui como líder do campeonato. A gente sabe que falta muita coisa ainda. A gente vai para o último terço do campeonato em pistas que conhecemos, de certa forma e o carro se comporta muito bem. Então, nosso ânimo está muito grande. Só tenho a agradecer a minha equipe por todo o trabalho que eles fazem, por terem reconstruído o carro depois do susto em Goiânia e por me darem um equipamento excepcional que me possibilita brigar por pole position, brigar por vitória”, disse o único piloto da temporada repetir a pole position e que agora lidera a tabela com 21 pontos de vantagem sobre o segundo colocado Rubens Barrichello.
“Estava muito quente dentro do carro, o carro sofreu bastante também com as temperaturas. Conseguimos chegar até o fim e fazer o nosso trabalho. O nosso serviço aqui era chegar, descontar a diferença para o líder e quem sabe sair líder... agora a gente sai com uma certa vantagem, então eu estou muito feliz, muito contente, aliviado e feliz pela equipe. Eu acho que todo esse resultado é mérito deles”, completou.
No momento da corrida, fazia 33ºC no Velopark, com o asfalto atingindo picos de 51ºC. Nestas condições, os discos de freio da Fremax e as pastilhas de freio da Fras-le, que equipam todos os carros da categoria, podem suportar, respectivamente, até 800 e 840 graus Celsius.
Com a inversão dinâmica dos 10 primeiros colocados do grid para a segunda corrida, quem largaria em primeiro era Daniel Serra, dividindo a primeira fila com Lucas Foresti, mas Serra parou na volta de formação do grid. Assim, a primeira fila teve apenas o piloto brasiliense do #12. Rubens Barrichello aproveitou o espaço vago a sua frente para começar a atacar logo no início. O abandono de Serra, então líder do campeonato, aconteceu por motivos de temperatura: o motor entrou em modo de segurança e ao reiniciar a ignição, não havia mais energia na bateria.
No complemento da primeira volta, Bruno Baptista teve um toque com Sergio Jimenez e ficou parado na entrada da reta principal, acionando o Safety Car pela primeira vez no fim de semana. Quando o carro de Baptista estava sendo resgatado, o carro de Felipe Massa também parou na reta principal – com problemas no radiador -, retardando o reinício da corrida. A prova voltou a ter bandeira verde quando o regressivo marcava 20 minutos, na sexta volta, junto com a abertura da janela de paradas obrigatórias.
Dez pilotos optaram por fazer a parada logo na abertura, entre eles o segundo e terceiro colocados, que eram Rubens Barrichello e Átila Abreu. Abreu ganhou a posição durante o procedimento e saiu na frente de Barrichello. O líder Lucas Foresti parou na volta seguinte, mas um problema na parada acabou com as chances de vitória do piloto brasiliense.
Ao final da janela, com todos os pilotos com as paradas obrigatórias feitas, Abreu voltou a liderar a disputa, com Ricardo Zonta em segundo e Barrichello em terceiro. Na penúltima volta, Abreu errou na freada da reta oposta – assim como Barrichello, ambos por causa de um trecho com óleo na pista -, Zonta emparelhou, mas ainda assim o piloto de Sorocaba conseguiu se manter na liderança. O pódio final ficou com Abreu em primeiro, Zonta em Segundo e Barrichello em terceiro.
“Não tenho nem palavras, porque vencer uma corrida na Stock Car é muito difícil. Ainda mais do ano que a gente vinha, agora vencer duas em seguida, é especial. Em pistas diferentes, porque Goiânia era um oval muito rápido, aqui é o circuito mais lento, mais travado, e a gente conseguiu ter um carro bom das duas”, comparou. “Estou muito feliz com o trabalho da equipe, não só por me entregar um carro muito do jeito que eu gosto de pilotar, mas pelo entendimento. Nossa estratégia era totalmente diferente do que aconteceu, e durante a corrida 1 a gente foi conversando, mudou a estratégia e soube controlar. Aí eu consegui um pit mais rápido, voltar ali brigando com o Rubinho, mas com ritmo um pouco melhor. Primeiro porque eu tinha mais push, segundo porque ele desgastou mais para chegar entre os 10, e aí já construindo uma vitória sólida, já administrando. E é aquele ditado: a corrida só acaba quando termina”, disse o piloto do #51.
“Quase que eu passo reto no óleo, eu nem vi que tinha óleo na freada e aí eu passo reto, mas acho que é a galera aqui do Sul que está torcendo pra nós, todos os patrocinadores seguraram o meu carro naquela poça de óleo lá para não deixar escapar um pouquinho mais. Foi uma disputa muito legal com o Zonta nas últimas duas voltas, ele é um piloto extraordinário. Agora é comemorar e aproveitar esse momento”, completou.
Agora, a principal categoria do automobilismo brasileiro vai para a Argentina disputar a nova etapa da temporada, nos dias 7 e 8 de outubro em Buenos Aires.
Resultado da Corrida 1 (extraoficial)
1. Gabriel Casagrande, 32 voltas em 31min44s413
2. Felipe Fraga, a 2.739
3. Gianluca Petecof, a 5.626
4. Guilherme Salas, a 7.775
5. Digo Baptista, a 12.195
6. Ricardo Maurício, a 13.992
7. Átila Abreu, a 14.616
8. Rubens Barrichello, a 15.615
9. Lucas Foresti, a 15.871
10. Daniel Serra, a 16.897
11. Thiago Camilo, a 18.831
12. Rafael Suzuki, a 20.946
13. Cacá Bueno, a 22.356
14. Felipe Baptista, a 22.739
15. Ricardo Zonta, a 26.261
16. Sérgio Jimenez, a 29.206
17. Felipe Massa, a 29.757
18. Tony Kanaan, a 35.178
19. Nelson Piquet Jr, a 36.177
20. Dudu Barrichello, a 44.516
21. Allam Khodair, 2 voltas
22. Lucas Kohl, 2 voltas
23. Marcos Gomes, 2 voltas
24. Enzo Elias, 6 voltas
Não completaram
Julio Campos
Gaetano Di Mauro
César Ramos
Bruno Baptista
Denis Navarro
Resultado da Corrida 2 (extraoficial)
1. Átila Abreu, 27 voltas em 31min07s535
2. Ricardo Zonta, a 0.970
3. Rubens Barrichello, a 1.919
4. Gianluca Petecof, a 4.139
5. Guilherme Salas, a 5.193
6. Ricardo Maurício, a 7.211
7. Gabriel Casagrande, a 7.372
8. Nelson Piquet Jr., a 7.773
9. Felipe Fraga, a 8.630
10. Digo Baptista, a 9.083
11. Cacá Bueno, a 9.740
12. Julio Campos, a 9.790
13. Denis Navarro, a 10.850
14. Enzo Elias, a 11.996
15. Felipe Baptista, a 13.833
16. César Ramos, a 14.081
17. Rafael Suzuki, a 14.944
18. Sérgio Jimenez, a 26.924
19. Thiago Camilo, a 36.181
20. Lucas Kohl, 1 volta
21. Lucas Foresti, 1 volta
22. Marcos Gomes, 3 voltas
Não completaram
Gaetano Di Mauro
Tony Kanaan
Allam Khodair
Dudu Barrichello
Felipe Massa
Bruno Baptista
Daniel Serra
Classificação do campeonato (top 10 extraoficial):
1. Gabriel Casagrande, 217 pontos
2. Rubens Barrichello, 196
3. Ricardo Zonta, 194
4. Daniel Serra, 190
5. Thiago Camilo, 180
6. Rafael Suzuki, 172
7. Gianluca Petecof, 164
8. Felipe Fraga, 160
9. César Ramos, 158
10. Guilherme Salas, 155
Sobre a FRAS-LE:
A Fras-le, líder mundial em materiais para fricção, é uma marca Frasle Mobility, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição.
Com fábricas para produção no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Argentina e Uruguai, conta com rede global de atendimento comercial, com produtos alcançando mais de 125 países nos cinco continentes. São mais de 12 mil referências nas linhas de produtos Fras-le e Lonaflex. Desde 2016, a marca é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car Pro Series, Stock Series e Mercedes-Benz Challenge, e desde 2021, dos caminhões da Copa Truck.
Sobre a FREMAX:
Há mais de três décadas, a Fremax, uma marca premium da Frasle Mobility em componentes para sistemas de freio. Desenvolve produtos com padrão de qualidade e excelência que garantem alto desempenho e segurança. A empresa vem construindo uma história de sucesso no Brasil e no exterior, com forte presença em mais de 70 países, como México, Colômbia, Argentina e Estados Unidos. Comprometida com o meio ambiente, possui certificação 14001, atende montadoras e mercado de reposição com portfólio de discos, tambores de freios e cubos de roda para veículos de passeio, utilitários e comerciais de pequeno porte.
Fornecedora oficial em discos de freios para Stock Car desde 2004, para Porsche Cup Brasil desde 2007 e para a categoria Mercedes AMG Cup Brasil desde 2010, a performance e eficiência dos produtos são levadas a máximas condições extremas nas pistas.
FRASLE MOBILITY
A Frasle Mobility é uma companhia multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade. Destaca-se pela forte presença no mercado de reposição de autopeças e no fornecimento de componentes para OEM, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. A companhia desenvolve soluções integradas de serviços e produtos para o controle de movimentos.
Com unidades no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, possui 11 plantas industriais, nove centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças.
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Largada da corrida 1
(Luís França/P1 Media Relations)
Gabriel Casagrande largou da pole, venceu e é o novo líder do campeonato
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Pódio da corrida 1: Gabriel Casagrande, Felipe Fraga e Gianluca Petecof
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Largada da corrida 2
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Átila Abreu venceu a corrida 2 pela segunda vez seguida em 2023
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Pódio da corrida 2: Átila Abreu, Ricardo Zonta e Rubens Barrichello
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