Capa

Fras-le (Copa Truck)

Copa Truck: No Dia dos Professores, Felipe Giaffone e Roberval Andrade dão aula e vencem pela oitava etapa em Tarumã

Felipe Giaffone largou da pole também no domingo e venceu a primeira corrida
(Rafa Catelan/P1 Media Relations)

Pódio da Corrida 1: Giaffone, Franzoni e Andrade
(Rafa Catelan/P1 Media Relations)

Líder do campeonato, Roberval Andrade venceu a segunda disputa do dia
(Rafa Catelan/P1 Media Relations)

Pódio da Corrida 2: Andrade, Giaffone, Jardim, Monteiro e Fanzoni
(Rafa Catelan/P1 Media Relations)

Campeonato será definido em Interlagos em dezembro. Andrade lidera com vantagem de apenas oito pontos para Giaffone

15.10.2023  |  946 visualizações

O circuito do Autódromo de Tarumã recebeu duas etapas da Copa Truck neste fim de semana. Neste domingo (15), Dia dos Professores, quem deu aula foram os pilotos Felipe Giaffone e Roberval Andrade e venceram as baterias válidas pela oitava e penúltima etapa da competição. Agora a decisão vai para Interlagos, em São Paulo (SP), com Andrade liderando a tabela do campeonato com apenas quatro pontos de vantagem.  Matematicamente, somente os dois pilotos que venceram hoje têm chances de ser o campeão de 2023 após a aplicação do descarte obrigatório dos dois piores resultados de cada piloto. 

Largando da pole position na primeira corrida, Felipe Giaffone dividiu a primeira fila com Wellington Cirino e repetiu o desempenho de sábado (14), largando da ponta e vencendo a primeira corrida de ponta-a-ponta. Os líderes reagiram bem e conseguiram manter suas vantagens, mas Victor Franzoni conseguiu atacar Cirino ainda na primeira volta para assumir a segunda colocação. 

No complemento da segunda volta, André Marques atacou Cirino e ambos se tocaram e deixaram muitos detritos na reta principal; enquanto isso Giaffone, andando de “cara para o vento”, passou a abrir vantagem na liderança. 

A primeira corrida então teve vitória de Giaffone, com Franzoni em segundo e Roberval Andrade em terceiro. Completam a zona de inversão do grid: Cirino em quarto, Danilo Dirani em quinto, Paulo Salustiano em sexto, Adalberto Jardim em sétimo e Luiz Lopes em oitavo. 

Com a inversão dos oito primeiros colocados para a segunda corrida, quem largou da primeira colocação foi Luiz Lopes, dividindo a primeira fila com Adalberto Jardim, que saltou bem para assumir a liderança na primeira curva. Roberval Andrade também reagiu bem e foi da sexta para a segunda colocação. 

Na quarta volta, Andrade mergulhou assumir a liderança e Jardim passou a perder rendimento, passando a ser atacado por Giaffone, concluindo a manobra faltando pouco mais de quatro minutos para o final, na abertura da oitava volta aproveitando a frenagem de Jardim para o radar na reta principal. 

Na sequência, Salustiano colidiu com a barreira de pneus após disputa com Danilo Dirani, acionando o Safety Truck, terminando a corrida em bandeira amarela com vitória de Andrade, Giaffone em segundo lugar e Jardim em terceiro. Completaram o pódio Beto Monteiro em quarto e Vitor Franzoni em quinto. 

Agora o campeonato será decidido em Interlagos, em São Paulo (SP), no dia 10 de dezembro. Com 40 pontos em jogo na disputa pelo título, agora só os “professores” Roberval Andrade e Felipe Giaffone têm chances de deixar a capital paulista com o título de campeão. Após a aplicação dos descartes dos dois piores resultados de cada piloto, Roberval Andrade passa a somar 233 pontos contra 225 de Giaffone – apenas oito pontos separam os postulantes ao título. Em terceiro vem Raphael Abbate, 41 pontos atrás de Andrade, com Beto Monteiro em quarto somando 190.

A Fras-le segue pelo terceiro ano consecutivo como fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Copa Truck. A empresa é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das líderes mundiais no segmento. A empresa, fundada em 1954 em Caxias do Sul (RS), oferece produtos de qualidade e foco na segurança e no controle de movimentos nas ruas, estradas, pistas de pouso, trilhos e também pelos autódromos do país por meio do fornecimento oficial e exclusivo de pastilhas de freio à Copa Truck e também à Stock Car.


Resultados da oitava etapa em Tarumã: 

Corrida 1 (top-10 extraoficial)
1. Felipe Giaffone (Volkswagen)
2. Victor Franzoni (Mercedes)
3. Roberval Andrade (Mercedes)
4. Wellington Cirino (Iveco)
5. Danilo Dirani (Iveco)
6. Paulo Salustiano (Volkswagen)
7. Adalberto Jardim (Mercedes)
8. Luiz Lopes (Mercedes)
9. Raphael Abbate (Mercedes)
10. Beto Monteiro (Volkswagen) 

Corrida 2 (top-10 extraoficial)
1. Roberval Andrade (Mercedes)
2. Felipe Giaffone (Volkswagen)
3. Adalberto Jardim (Mercedes)
4. Beto Monteiro (Volkswagen)
5. Victor Franzoni (Mercedes)
6. Danilo Dirani (Iveco)
7. Luiz Lopes (Mercedes)
8. Raphael Abbate (Mercedes)
9. Djalma Fogaça (Mercedes)
10. Leandro Totti (Volvo) 

Classificação do campeonato após oito etapas disputadas (top-10 com os descartes dos dois piores resultados de cada piloto)
1. Roberval Andrade, 233 pontos
2. Felipe Giaffone, 225
3. Raphael Abbate, 192
4. Beto Monteiro, 190
5. Paulo Salustiano, 178
6. Jaidson Zini, 163
7. André Marques, 149
8. Wellington Cirino, 134
9. Danilo Dirani, 133
10. Luiz Lopes, 128

Sobre a FRAS-LE:
A Fras-le, líder mundial em materiais para fricção, é uma marca Frasle Mobility, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição.

Com fábricas para produção no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Argentina e Uruguai, conta com rede global de atendimento comercial, com produtos alcançando mais de 125 países nos cinco continentes. São mais de 12 mil referências nas linhas de produtos Fras-le e Lonaflex. Desde 2016, a marca é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car Pro Series, Stock Series e Mercedes-Benz Challenge, e desde 2021, dos caminhões da Copa Truck.

FRASLE MOBILITY
A Frasle Mobility é uma companhia multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade. Destaca-se pela forte presença no mercado de reposição de autopeças e no fornecimento de componentes para OEM, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. A companhia desenvolve soluções integradas de serviços e produtos para o controle de movimentos.

Com unidades no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, possui 11 plantas industriais, nove centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças.

Frasle Mobility. Keep life in motion.

FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

Para mais informações

Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Daniela Mitsueda – Frasle Mobility
daniela.mitsueda@nakata.com.br 

Leia também...

06.05.2024

Copa Truck corre em Londrina, onde os freios são acionados por mais de 1/3 da volta

Constante exigência com as pastilhas de freio que a Fras-le fornece a todos os caminhões da competição eleva as temperaturas do sistema sem perder durabilidade e eficiência

11.04.2024

Goiânia promete velocidades e temperaturas nas alturas no segundo encontro da Copa Truck

Circuito da capital de Goiás completa 50 anos de fundação em 2024 figurando na lista dos circuitos preferidos entre os pilotos. Trucks superam os 200 km/h na pista e pastilhas Fras-le chegam a atingir os 900ºC de temperatura

12.03.2024

Fras-le inicia sua quarta temporada como fornecedora oficial da Copa Truck

Entregando segurança, performance e confiabilidade aos pilotos de todo o grid, multinacional gaúcha líder na fabricação de materiais de fricção estende parceria, que se iniciou em 2021

10.12.2023

Final da Copa Truck em Interlagos é marcada por suspense, desempate e título de Felipe Giaffone

Corridas extremamente disputadas em Interlagos com vitórias de Giaffone e de Beto Monteiro. Definição do campeão, no entanto, se estendeu por cerca de duas horas após a bandeira quadriculada

Entre em contato