A Copa Truck finalizou a temporada 2023 neste domingo (10) com a nona e última etapa, disputada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). O título de campeão ficou nas mãos de Felipe Giaffone, da R9 Competições. Mas a definição não veio ao cruzar a bandeira quadriculada.
Postulantes ao título, Giaffone chegou a São Paulo na vice-liderança do campeonato, com 225 pontos, oito atrás de Roberval Andrade. Ambos buscavam o bicampeonato da categoria.
Nas primeira corrida, Giaffone venceu e Roberval foi apenas o oitavo. Na segunda, Beto Monteiro liderava para vencer a corrida – como de fato o fez – enquanto Andrade mantinha o segundo lugar, mas se defendendo dos ataques de Giaffone. Nas voltas finais, o piloto da Volkswagen tentou manobra no S do Senna, utilizando toda a força de frenagem proporcionada pelas pastilhas Fras-le com as quais todos os caminhões da categoria são equipados; Roberval fez um corte de caminho e não entregou a posição a Giaffone.
A prova terminou com Andrade em segundo e Roberval em terceiro. Na tabela, ambos empatavam com 261 pontos e seis vitórias cada. E foi aí que começou o suspense: o campeão não havia sido declarado, e tanto Giaffone como Andrade protocolaram reclamações – um contra o outro – aos comissários desportivos.
A decisão após as análises demorou a sair, mas acabou favorecendo Giaffone. Andrade foi punido com o acréscimo de cinco segundos a seu tempo de corrida da segunda prova, caindo para a quinta posição, e fechando o campeonato com 255 pontos, diante dos 263 do, agora, bicampeão, Felipe Giaffone.
Depois de quatro temporadas defendendo a Iveco, esta foi a primeira temporada de Giaffone de volta à R9 Competições e a Volkswagen. E com um projeto inovador: desenvolver um caminhão com tecnologia híbrida - que–por regulamento só poderia utilizar o novo sistema durante os treinos livres.
“Foi um ano que surpreendeu muito. A gente começou sem expectativas de lutar pelo campeonato; entramos pensando puramente em desenvolver o caminhão híbrido, novo, um projeto muito legal. E de repente dar uma virada dessas deixa a gente muito surpreso e feliz de ter sido campeão. A ideia é continuar com o desenvolvimento do híbrido, mas agora é comemorar por ter voltado com a Volkswagen este ano e conseguir um resultado como esse. Estou muito feliz”, finalizou.
A Copa Truck divulgou um pré-calendário de oito etapas para 2024, e a previsão é que a primeira etapa seja realizada no dia 26 de março em Campo Grande (MS).
A Fras-le segue pelo terceiro ano consecutivo como fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Copa Truck. A empresa é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das líderes mundiais no segmento. A empresa, fundada em 1954 em Caxias do Sul (RS), oferece produtos de qualidade e foco na segurança e no controle de movimentos nas ruas, estradas, pistas de pouso, trilhos e também pelos autódromos do país por meio do fornecimento oficial e exclusivo de pastilhas de freio à Copa Truck e também à Stock Car.
Sobre a FRAS-LE:
A Fras-le, líder mundial em materiais para fricção, é uma marca Frasle Mobility, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição.
Com fábricas para produção no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Argentina e Uruguai, conta com rede global de atendimento comercial, com produtos alcançando mais de 125 países nos cinco continentes. São mais de 12 mil referências nas linhas de produtos Fras-le e Lonaflex. Desde 2016, a marca é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car Pro Series, Stock Series e Mercedes-Benz Challenge, e desde 2021, dos caminhões da Copa Truck.
FRASLE MOBILITY
A Frasle Mobility é uma companhia multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade. Destaca-se pela forte presença no mercado de reposição de autopeças e no fornecimento de componentes para OEM, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. A companhia desenvolve soluções integradas de serviços e produtos para o controle de movimentos.
Com unidades no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, possui 11 plantas industriais, nove centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças.
Frasle Mobility. Keep life in motion.
FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial
FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil
Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517
Daniela Mitsueda – Frasle Mobility
daniela.mitsueda@nakata.com.br