Capa

Fabiana Ecclestone destaca crescimento do kartismo 4T na América do Sul e o papel pioneiro do continente junto à FIA

Mais de 100 pilotos disputaram a primeira edição do Sul-Americano de Kart 4T
(Foto: Gilmar Rose)

"Um passo importante para consolidar a modalidade", analisa Fabiana Ecclestone
(Foto: Arquivo)

Modalidade de motores quatro tempos tem crescido na América do Sul
(Foto: Gilmar Rose)

Primeiro Sul-Americano de Kart da modalidade reforça crescimento da categoria na América do Sul, destacando sua acessibilidade, impacto no automobilismo de base e apoio da FIA

24.02.2025  |  3.582 visualizações

A América do Sul testemunhou, entre os dias 13 e 15 de fevereiro, um marco importante para o kartismo com a realização do primeiro Campeonato Sul-Americano de Kart 4T. Com 107 pilotos inscritos de cinco países – Uruguai, Brasil, Argentina, Peru e Paraguai –, a competição evidenciou o crescimento expressivo dos motores quatro tempos no continente e contou com o apoio da Federação Internacional do Automóvel (FIA).

Para Fabiana Ecclestone, Vice-Presidente da FIA para o Esporte na América do Sul, a realização deste campeonato reforça a consolidação da modalidade e sua importância para a base do automobilismo sul-americano. “O kartismo de quatro tempos é a categoria que mais cresce na região, e essa evolução tem relação direta com sua viabilidade econômica e com o aumento do acesso de novos competidores ao esporte. O fato de termos um Campeonato Sul-Americano dedicado a essa modalidade, apenas dois meses após o Sul-Americano de karts dois tempos, é uma prova do fortalecimento da disciplina e do seu potencial para revelar talentos”, analisa.

O Uruguai, país que sediou o evento, tem uma trajetória histórica no kartismo sul-americano. Foi lá que, em 1972, aconteceu a primeira edição do Campeonato Sul-Americano de Kart, e agora o país reforça esse pioneirismo ao receber também a primeira edição do Sul-Americano de Kart 4T. Com 64 pilotos locais entre os inscritos, o país demonstrou sua forte adesão à modalidade, que também cresce de forma acelerada no Brasil e na Argentina.

O evento contou 64 pilotos do Uruguai, 31 do Brasil, nove da Argentina, dois do Peru e um do Paraguai, demonstrando o caráter internacional da competição e o crescente interesse na categoria. “Ter cinco países representados no grid reafirma que há um espaço natural para o crescimento do kartismo quatro tempos na região. Essa modalidade permite que mais pilotos ingressem e se desenvolvam no esporte, fortalecendo as bases do automobilismo sul-americano”, destacou Fabiana Ecclestone.

“O apoio da FIA ao kartismo 4T reflete uma visão estratégica de inclusão e desenvolvimento do esporte. A categoria oferece custos mais acessíveis, o que amplia a base de pilotos e fortalece a competitividade. Essa primeira edição sul-americana foi um passo importante para consolidar o 4T no cenário internacional, e acredito que ainda veremos um crescimento ainda maior nos próximos anos por conta da estratégia que temos adotado com a FIA no continente, com o apoio irrestrito das federações locais, em especial à CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo)”, acrescenta Fabiana.

Na opinião da Vice-Presidente, o sucesso do campeonato mostra que o kartismo quatro tempos se firmou como uma alternativa sólida e promissora dentro do esporte a motor. Com o apoio da FIA e o engajamento dos países da América do Sul, a modalidade tem potencial para continuar sua expansão, atraindo novos talentos e ampliando sua representatividade em competições internacionais.

 

P1 MEDIA RELATIONS
Jornalista Responsável: Cleber Bernuci
+55 (19) 99222-2517
imprensa@p1media.com.br

Leia também...

03.07.2024

Sul-americano de Kart: Campeões da OK FIA e OK Júnior terão premiação para disputa do Mundial de Kart na Inglaterra

Iniciativa inédita foi anunciada por Fabiana Ecclestone, vice-presidente da FIA para o Esporte na América do Sul, durante a celebração dos 120 anos da entidade no Uzbequistão, no último mês. Regulamento já está disponível

29.06.2024

Prestes a correr nos EUA, Silas Passos destaca experiência na F-1600

Piloto conquistou um quinto lugar na categoria Master em prova ocorrida no domingo passado (23), no circuito de Interlagos

17.06.2024

Com colaboração brasileira, FIA anuncia novo Programa de Mentoria para Mulheres no Automobilismo

Visando facilitar o crescimento e o compartilhamento de conhecimento, o programa irá associar mulheres experientes àquelas que desejam avançar ou iniciar suas carreiras no esporte motorizado. Iniciativa tem colaboração da brasileira Fabiana Ecclestone, VP de Esportes da FIA na América do Sul

17.04.2024

Nueva generación de Ford Ranger 'Ultimate' inicia defensa del título SARRC para el equipo NWM Ford

La última evolución del Ford Ranger de Neil Woolridge Motorsport presenta un nuevo diseño agresivo basado en la actual camioneta Ranger, junto con mejoras en aerodinámica, refrigeración, altura off-road y visibilidad.

Entre em contato