Capa

Hankook quebra recordes e agrada pilotos em estreia no TCR South America

TCR South America abriu a temporada 2025 no último final de semana
(Hernán Capa/TCR South America)

Etapa em Rosário marcou a estreia da Hankook como fornecedora da categoria
(Hernán Capa/TCR South America)

Pilotos e equipes elogiaram os novos compostos, que trouxeram maior performance
(Hernán Capa/TCR South America)

Primeira etapa da temporada viu tempo da pole position ser esmagado em mais de 1,5 segundo em pista particularmente difícil para pneus pelas características do circuito de Rosário

01.04.2025  |  920 visualizações

O Autódromo Juan Manuel Fangio, em Rosário, Argentina, recebeu no último final de semana a etapa inaugural da temporada 2025 do TCR South America. A chegada da Hankook como nova fornecedora oficial de pneus agradou aos pilotos e aniquilou recordes na pista argentina.

Fazendo valer o fator casa, as vitórias foram de pilotos argentinos: Leonel Pernía venceu a primeira prova com o Honda Civic da equipe Honda YPF, e Fabricio Pezzini triunfou na segunda prova com o Cupra da equipe brasileira W2 ProGP.

Desde 2023 fornecendo pneus à Stock Car, Stock Light e Fórmula 4 Brasil, a Hankook passa a calçar os carros do TCR South America e sua versão brasileira, além da Turismo Nacional, chegando a cinco categorias de âmbito nacional e continental no automobilismo sul-americano.

O desempenho dos Hankook F200 de medidas 260/660R18 agradou, especialmente, aos pilotos. “É um pneu mais rápido que o anterior, sem dúvida. Por serem mais macios, eles trazem uma característica diferente: ao mesmo tempo que ele traz mais performance, ele permite adaptações estratégicas ao piloto na gestão do desgaste conforme o decorrer da prova. Gostei bastante”, explicou Pedro Cardoso, atual campeão da categoria e que foi ao pódio nas duas provas do final de semana com um terceiro e um segundo lugar com o Peugeot da equipe PMO Racing.

Já nos primeiros treinos livres na pista de 4.000 metros, os pilotos já puderam sentir a diferença ao superarem as marcas de 2024 com a nova borracha. Na classificação, onde os pilotos extraem o máximo desempenho dos pneus, o recorde anterior foi aniquilado em mais de 1,5 segundo: de 1min38s814 da pole position de 2024, em 2025 o melhor tempo do grid foi registrado em 1min37s284 – uma diferença de 1s530.

“A primeira impressão foi muito boa. É [um pneu] mais macio e mais rápido que o anterior – os tempos de volta deixaram isso bem claro. Com mais tempo de pista no decorrer da temporada, a experiência vai nos permitir extrair mais dos novos pneus. Nas corridas estes pneus trazem uma dinâmica diferenciada em termos de estratégia e estilos de pilotagem”, apontou Duda Pamplona, sócio e chefe de equipe na W2 ProGP.

Os pneus Hankook F200, composto médio S55H, demonstraram alta performance e confiabilidade em uma pista exigente, mesmo sob calor intenso (45°C no asfalto e 30°C ambiente). “O progresso das equipes desde os treinos livres permitiu ajustes precisos de cambagem e pressão, essenciais para lidar com o desgaste do ombro interno e as irregularidades do asfalto. Apesar de ser uma novidade, a adaptação foi rápida, resultando em um equilíbrio entre performance e durabilidade. O desempenho superior dos pneus foi comprovado com a quebra do recorde de tempo da pista na categoria”, registrou Leandro Figueiredo, Técnico de Garantia e Qualidade da Hankook.

A próxima etapa do TCR South America será disputada em Posadas, na província de Misiones, também na Argentina, no dia 20 de abril.


Sobre a Hankook Tire & Technology

A Hankook Tire & Technology é uma referência global na fabricação de pneus de alto desempenho, combinando inovação e excelência tecnológica para oferecer máxima qualidade e satisfação aos consumidores. Com operações em mais de 160 países, a empresa conta com oito unidades de produção e cinco centros de pesquisa e desenvolvimento ao redor do mundo, empregando mais de 20.000 profissionais altamente qualificados. Seu portfólio inclui pneus radiais para carros de passeio, SUVs, caminhões leves, ônibus, veículos esportivos e de competição, sempre priorizando desempenho, segurança e sustentabilidade.

Comprometida com a inovação sustentável, a Hankook participa ativamente de iniciativas globais de responsabilidade ambiental e social. Seus esforços são reconhecidos anualmente nos Índices de Sustentabilidade Dow Jones desde 2011 e pela EcoVadis Business Sustainability Rating, onde obteve a classificação mais alta nos últimos anos. Em parceria com a Fórmula E, a empresa desenvolveu o pneu iON Race, feito com cerca de 30% de materiais sustentáveis, reforçando seu compromisso com o futuro da mobilidade.
No automobilismo, a Hankook é fornecedora oficial de pneus para mais de 70 competições em todo o mundo, fortalecendo sua presença em categorias de ponta. Desde 2023, é parceira técnica exclusiva do Campeonato Mundial de Fórmula E, e, em 2025, tornou-se fornecedora oficial do Campeonato Mundial de Rally (WRC), a mais prestigiada competição off-road do planeta. Além disso, colabora com a Lamborghini Squadra Corse, equipando a série Lamborghini Super Trofeo, e apoia campeonatos de turismo como o TCR e o ERC4 Junior Championship.

No Brasil, a Hankook é fornecedora oficial da Stock Car Pro Series pelo terceiro ano consecutivo, além de equipar a Stock Light e a Fórmula 4 Brasil. Em 2025, amplia sua presença no cenário nacional ao fornecer pneus para a Turismo Nacional e para os campeonatos TCR Brasil e South America, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento do automobilismo na América Latina.


HANKOOK TIRE & TECHNOLOGY – Imprensa
Cleber Bernuci - P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br
fone/WhatsApp (19) 99222 2517

 

Leia também...

28.03.2025

Hankook estende presença no automobilismo e estreia no TCR South America

O Autódromo Juan Manuel Fangio, em Rosário, recebe a primeira etapa do campeonato sul-americano, que conta com a estreia da fabricante sul-coreana como fornecedora oficial de pneus e cinco brasileiros no grid

Entre em contato