Capa

Nova geração do Ford Ranger 'Ultimate' inicia defesa do título SARRC para equipe NWM Ford

O novo Ford Ranger T1+ construído pela Neil Woolridge Motorsport
(Mileman Media)

O piloto Lance Woolridge (dir) e o navegador Kenny Gilbert (esq)
(Mileman Media)

O piloto Gareth Woolridge (dir) e o navegador Boyd Dreyer (esq)
(Mileman Media)

Campeonato Sul-Africano começa neste final de semana
(Mileman Media)

A mais recente evolução do Ford Ranger da Neil Woolridge Motorsport apresenta um novo design agressivo baseado na atual picape Ranger, juntamente com melhorias em aerodinâmica, refrigeração, folga off-road e visibilidade

17.04.2024  |  3.390 visualizações
  • Shell junta-se à Equipe NWM Ford Rally-Raid como parceiro principal para a temporada 2024 do Campeonato Sul-Africano de Rally-Raid (SARRC)

  • Os atuais campeões do SARRC, Gareth Woolridge e Boyd Dreyer (#200), buscam defender seu título, com valiosa experiência adquirida no difícil Rally Dakar 2024 na Arábia Saudita, onde terminaram em uma posição entre os sete primeiros na última etapa

  • Lance Woolridge e Kenny Gilbert (#234) iniciam sua segunda temporada juntos, tendo mostrado um ritmo impressionante no ano passado, incluindo um segundo lugar geral na última etapa de 2023

  • Os dois Ford Rangers da NWM são acompanhados pela equipe privada apoiada pela NWM de Wors Prinsloo e Andre Vermeulen, competindo na nova classe 'Ultimate', que substitui a T1+

  • A temporada começa em 19 e 20 de abril de 2024 com o Nkomazi 400 em Malalane, Mpumalanga, totalizando sete etapas, incluindo uma Maratona de três dias na região de Thabazimbi em Limpopo

 

PRETÓRIA, África do Sul, 17 de abril de 2024 – A Equipe NWM Ford Rally-Raid da Neil Woolridge Motorsport (NWM) está iniciando uma nova era empolgante no Campeonato Sul-Africano de Rally-Raid de 2024 (SARRC) com o lançamento de um novo carro, um novo patrocinador principal e o objetivo de defender os títulos Overall Production Vehicle e de classe conquistados no ano passado.

Liderando a campanha SARRC 2024 da equipe - considerada um dos campeonatos de rally-raid domésticos mais competitivos do mundo - está um Ford Ranger NWM completamente redesenhado e reestruturado, apresentando um design mais audacioso e musculoso baseado na picape Ford Ranger de última geração. A carroceria parece agressiva, mas é altamente funcional, introduzindo uma ampla gama de melhorias aerodinâmicas, de refrigeração e de embalagem nesta plataforma vencedora de títulos.

O novo design audacioso é complementado por melhorias internas na suspensão e em todo o trem de força para maximizar o desempenho e a confiabilidade nas condições de corrida off-road mais difíceis, facilitando também o trabalho nos veículos durante a manutenção.

Os veículos de corrida são projetados, fabricados e operados pela NWM, sediada em Pietermaritzburg, KwaZulu-Natal. A empresa possui quase três décadas de experiência em rally-raid de alto nível, sendo as últimas 23 sob a bandeira Ford.

“Entrando no Campeonato SA Rally-Raid como os campeões defensores, é empolgante lançar o programa de corridas de 2024 com a Neil Woolridge Motorsport apresentando um Ford Ranger redesenhado que amplifica o design audacioso do nosso modelo mais recente”, diz Doreen Mashinini, Gerente Geral de Marketing da Ford África do Sul.

“Como a picape Double Cab mais vendida da África do Sul, o Ranger fabricado localmente é a pedra angular de nossa linha. Nossa contínua parceria com a NWM reforça a herança 'Built Ford Tough' do Ranger e é a expressão máxima de nossa campanha de marketing 'Viva a Vida Ranger', que incorpora o estilo de vida aventureiro possibilitado por este Ranger excepcionalmente capaz”, diz Mashinini.

Além de revelar o novo design potente do Ranger, a Equipe NWM Ford Rally-Raid dá as boas-vindas à Shell como parceiro principal para 2024. A nova decoração dinâmica do veículo de corrida apresenta os distintivos logotipos e cores da Shell.

“Como a Shell Downstream África do Sul, é uma honra ser parceiro da icônica marca global Ford, que está presente na África do Sul há mais de 100 anos e que também reflete nossa duradoura presença da Shell na África do Sul. Nossa parceria contribui para a inovação, desenvolvimento social e econômico da África do Sul. Através desta parceria, esperamos desbloquear maiores oportunidades para o país”, diz Nazareth Tekeste, Gerente Geral de Lubrificantes da Shell Downstream África do Sul.

Outros novos patrocinadores para 2024 incluem o fabricante de rolamentos e juntas CV NTN Corporation, juntamente com a Veldskoen, como parceiro oficial de calçados orgulhosamente sul-africanos da equipe. Eles se juntam aos valiosos patrocinadores existentes, incluindo Ford Credit, Mastercraft e Würth como parceiros secundários da equipe, juntamente com Brembo, Motorcraft, Ironman 4x4, Shatterprufe e Tiger Wheel & Tyre como parceiros técnicos. A Sapphire é a fornecedora oficial de vestuário licenciado e mercadorias para a Ford e parceira da equipe NWM.

“Estamos ansiosos pelo início da temporada de 2024 ao apresentar nosso novo carro que estamos confiantes de que ele eleva o padrão mais uma vez”, diz Neil Woolridge, chefe da equipe da NWM Ford Rally-Raid. “Toda a experiência adquirida nos testes, desenvolvimento e corridas em alto nível durante a temporada SARRC 2023, seguida de nossa competição competitiva no Rally Dakar 2024 com resultados entre os 10 primeiros, foi incorporada ao nosso Ford Ranger NWM de próxima geração.

“Competir neste nível só é possível através do contínuo apoio da Ford África do Sul e da rede de concessionárias Ford, que permanecem nossos principais patrocinadores”, acrescenta Woolridge. “Estamos muito felizes em receber a Shell na equipe este ano, e esperamos que este seja o início de uma parceria longa e gratificante. É fantástico ter NTN e Veldskoen se juntando aos nossos valiosos parceiros que desempenham um papel importante no sucesso de nossa equipe”.

A equipe NWM Ford Rally-Raid novamente apresentará duas inscrições para competir no campeonato SARRC de Veículos de Produção, compreendendo os campeões atuais Gareth Woolridge e Boyd Dreyer no Ranger #200, juntamente com os companheiros de equipe Lance Woolridge e Kenny Gilbert no Ranger #234.

O SARRC alinhou suas classes competitivas com as mudanças implementadas no Campeonato Mundial de Rally-Raid (W2RC) para 2024, começando na primeira etapa do Rally Dakar na Arábia Saudita. A categoria de Veículos de Produção de primeira linha T1+ foi renomeada para 'Ultimate', com as outras classes seguindo a mesma linha e agora chamadas de 'Adventurer', 'Challenger' e 'SSV' para veículos side-by-side.

Ford Ranger NWM de Próxima Geração 'Ultimate'

Incorporando as lições aprendidas ao longo dos quase três décadas da NWM projetando, fabricando e correndo com veículos de rally-raid de alto nível local e internacionalmente, o Ford Ranger NWM de última geração é uma máquina formidável que está preparada para construir sobre o sucesso do pacote campeão do ano passado.

Embora o Ford Ranger 'Ultimate' de 2024 tenha sido completamente redesenhado para refletir o design audacioso do novo Ranger de produção padrão, também deu à equipe a oportunidade de reestruturar e otimizar a aerodinâmica, refrigeração e capacidades off-road do veículo com base em sua vasta experiência na série rally-raid local e no Rally Dakar 2024.

“O design agressivo com a maior área frontal nos permitiu melhorar o fluxo de ar para o pacote de refrigeração frontal, que agora conseguimos reduzir de tamanho. Isso liberou espaço no compartimento do motor, criando melhor acesso para nossos técnicos”, diz Woolridge. “Também ampliamos os arcos das rodas, o que faz o carro parecer mais agressivo e determinado do que nunca, mas a principal inovação é que ele direciona mais ar para os amortecedores dianteiro e traseiro para melhorar a refrigeração e contribuir para um melhor fluxo de ar e extração de calor em todo o carro.”

Aproveitando as novas regras da FIA para 2024, os ângulos de ataque e saída do veículo foram melhorados, tornando-o ainda mais capaz em terrenos desafiadores. A altura do capô também foi reduzida, resultando em melhor visibilidade para os pilotos e navegadores.

A equipe manteve sua comprovada configuração de suspensão, que se baseia em amortecedores e molas exclusivos. Um robusto amortecedor de 76 mm de diâmetro faz serviço em cada canto, apresentando impressionantes 350 mm de curso de roda para absorver os terrenos mais acidentados e saltos que desafiam a gravidade. Houve pequenos ajustes para melhorar a dirigibilidade, mas a maior atualização vem da refrigeração aprimorada do amortecedor que garantirá um desempenho mais consistente ao longo de uma corrida.

O desempenho do motor V6 EcoBoost biturbo de 3,5 litros é em grande parte inalterado, entregando potência máxima de 265 kW com base nas rigorosas regulamentações da FIA. No entanto, a equipe ajustou o software de controle do motor para pequenas melhorias gerais, juntamente com um melhor controle da velocidade máxima permitida de 170 km/h e das restrições de velocidade intermediárias que podem ser usadas dentro de um estágio competitivo ou na ligação entre as seções de corrida. Isso minimizará a perda de tempo durante as transições de velocidade, onde cada segundo conta.

Também foram feitos trabalhos nos diferenciais em prol da consistência e confiabilidade. “Os diferenciais no carro de Gareth completaram todo o Rally Dakar sem serem revisados ou trocados, o que é um testemunho de sua robustez”, diz Woolridge. “Fortalecemos os conjuntos de proteção dos diferenciais dianteiro e traseiro para fornecer proteção adicional em terrenos acidentados e implementamos um novo design modular de protetor de cárter para tornar o carro mais fácil e rápido de trabalhar durante a manutenção.

“Por fim, focamos em reduzir o peso desnecessário para garantir que o carro esteja dentro da especificação de peso mínimo de 2.010 kg, pois isso garante que podemos obter o melhor desempenho do carro”, completa Woolridge.

Campeonato Sul-Africano de Rally-Raid 2024

O par de novos Ford Rangers NWM fará sua estreia na primeira etapa do campeonato, o Nkomazi 400, que acontece em Malalane, Mpumalanga, nos dias 19 e 20 de abril.

Eles serão acompanhados pela equipe privada apoiada pela NWM de Wors Prinsloo e Andre Vermeulen (#241), que começarão a temporada com o Ranger de mesma especificação que correram no ano passado.

A temporada é composta por um total de seis eventos com sete corridas. Após o evento em Mpumalanga, o SARRC segue para o Vryheid 400 em KwaZulu-Natal nos dias 24 e 25 de maio, seguido pela Maratona TGRSA de três dias de 21 a 23 de junho a ser realizada na região de Thabazimbi/Waterberg da província de Limpopo, que sediou a final da temporada de 2023. Este é um evento candidato para potencialmente sediar uma etapa do Campeonato Mundial de Rally-Raid na África do Sul em 2025.

Para a segunda metade da temporada, haverá uma rodada dupla para as etapas quatro e cinco no Parys 400 nos dias 16 e 17 de agosto, levando à sexta etapa, o Free State 400, que será baseado no autódromo Phakisa Raceway perto de Welkom pelo segundo ano.

A última etapa está programada para 8 e 9 de novembro na área de Rayton/Bronkhorstspruit, perto da fronteira das províncias de Gauteng e Mpumalanga.

Os fãs podem acompanhar toda a ação e rastrear a posição das equipes durante cada uma das corridas usando o aplicativo RallySafe, que pode ser baixado para dispositivos iOS e Android nas lojas de aplicativos relevantes.

A Equipe NWM Ford Rally-Raid tem orgulho de contar com o apoio dos seguintes parceiros: Shell, Ford Credit, Mastercraft, Würth, NTN, Brembo, Veldskoen, Motorcraft, Ironman 4x4, Sapphire, Shatterprufe e Tiger Wheel & Tyre.

Instagram:
@fordperformancesa

CONTATOS
Colin Mileman:
colin@milemanmedia.co.za
+27 82 897 6145
Cleber Bernuci: imprensa@p1media.com.br
+55 19 99222 2517

Leia também...

17.04.2024

Nueva generación de Ford Ranger 'Ultimate' inicia defensa del título SARRC para el equipo NWM Ford

La última evolución del Ford Ranger de Neil Woolridge Motorsport presenta un nuevo diseño agresivo basado en la actual camioneta Ranger, junto con mejoras en aerodinámica, refrigeración, altura off-road y visibilidad.

20.03.2024

MAVTV Brasil aumenta presença no país com lançamento de novo canal na PlutoTV

Serviço de streaming inaugura novo canal brasileiro dedicado ao esporte motorizado que, entre várias categorias das Américas, transmite também a Stock Car

12.03.2024

MAVTV Brasil traz aos fãs brasileiros o melhor do automobilismo mundial na TV

Lançamento do canal no país realça estratégia de expansão internacional, que se intensifica em 2024. Na primeira fase, dispositivos Samsung disponibilizarão o canal através do Samsung TV Plus

28.02.2024

Rands é a nova patrocinadora do piloto Jaidson Zini na Copa Truck 2024

Marca busca aproximação com público e se apresenta como uma plataforma completa de soluções financeiras para o ecossistema da mobilidade

Entre em contato