Capa

Adriano Medeiros testa carro da F3 Britânica

Piloto brasileiro radicado na Inglaterra afirma que a série é "o melhor primeiro passo para a carreira no esporte a motor da Europa"

07.02.2017  |  164 visualizações
Adriano Medeiros testou na última semana o Tatuus-Cosworth, carro da tradicional Fórmula 3 Britânica. O treino aconteceu na pista de Bedford, na Inglaterra, a convite dos organizadores da categoria, e o brasileiro destacou o caráter formador da série, que revelou vários campeões mundiais de Fórmula 1, incluindo os brasileiros Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna, entre vários outros que fizeram carreira na principal categoria do automobilismo mundial.

Medeiros, que já competiu em diversas categorias na Grã-Bretanha, tem em seu currículo o título da Classic Formula Ford e vitórias na NASCAR Euro Series, além de participações em provas de longa duração. Coach respeitado na Inglaterra, Adriano competirá em 2017 no Britcar Endurance Championship pilotando um BMW M3 formando dupla com Rob Hudson.

O teste no Bedford Autodrome aconteceu com pista úmida, mas o brasileiro pôde sentir o potencial do Tatuus-Cosworth de 230 cavalos da categoria-escola britânica, vencida em 2016 pelo brasileiro Matheus Leist.

"A primeira impressão é a de que o carro é muito equilibrado. Ele responde bem e o nível de aderência é incrível. O piloto pode realmente sentir a pressão aerodinâmica e a aceleração que o motor oferece é incrível. É tudo o que um piloto pode esperar de um monoposto de alto nível", disse.

Adriano referiu-se ao bólido como um equipamento que testa os limites do piloto. "Imediatamente eu me senti em casa com o carro. Ele traz bastante tecnologia, câmbio com paddleshift atrás do volante, e toda engenharia de ponta está lá. A maneira como o carro responde, ele faz exatamente o que você quer. A F3 é uma categoria que já faz os competidores começarem a se acostumar com o downforce, e o desafio técnico que ele oferece vai ao encontro de todas as expectativas", continuou.

Segundo ele, isso permite uma curva de aprendizado mais íngreme, preparando os competidores para os desafios seguintes da carreira para quem busca a Fórmula 1, por exemplo. "Tudo na F3 Britânica é guiado para o aprendizado. É um carro incrível, em que o piloto é colocado sob demanda em circuitos técnicos de baixa e alta velocidade. E na Inglaterra pode-se viajar para a maioria das pistas economizando com a logística. Eu absolutamente recomendaria para qualquer um", afirmou.

Acompanhe o vídeo do teste no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=OukFOcSHTXw


Para mais informações:
www.adrianomedeiros.co.uk
  • Adriano Medeiros teve seu primeiro contato com o carro da F3 Britânica
    (Divulgação)

  • Treino aconteceu no Bedford Autodrome
    (Divulgação)

  • Brasileiro se sentiu "imediatamente em casa" com o Tatuus-Cosworth
    (Divulgação)

Leia também...

02.04.2025

MAVTV cresce, passa por rebranding e aumenta alcance no país agora como RACER Brasil

Com mais de 360 corridas a serem transmitidas ao vivo em 2025 só no Brasil, o canal chegará a mais plataformas, alcançando mais de 165 milhões de dispositivos no país - cerca de 500 milhões no mundo todo -, agora sob nova nomenclatura

24.02.2025

Fabiana Ecclestone destaca crescimento do kartismo 4T na América do Sul e o papel pioneiro do continente junto à FIA

Primeiro Sul-Americano de Kart da modalidade reforça crescimento da categoria na América do Sul, destacando sua acessibilidade, impacto no automobilismo de base e apoio da FIA

03.07.2024

Sul-americano de Kart: Campeões da OK FIA e OK Júnior terão premiação para disputa do Mundial de Kart na Inglaterra

Iniciativa inédita foi anunciada por Fabiana Ecclestone, vice-presidente da FIA para o Esporte na América do Sul, durante a celebração dos 120 anos da entidade no Uzbequistão, no último mês. Regulamento já está disponível

29.06.2024

Prestes a correr nos EUA, Silas Passos destaca experiência na F-1600

Piloto conquistou um quinto lugar na categoria Master em prova ocorrida no domingo passado (23), no circuito de Interlagos

Entre em contato