Resumo do conteúdo
- Você pode baixar vídeo explicativo com os principais pontos de frenagem de Cascavel para a Copa Truck clicando neste link (versões com e sem locução). Material para livre uso editorial; você também pode conferir no YouTube clicando aqui;
- Circuito de 3.058 metros é um dos mais velozes do país. Os caminhões conseguem médias de velocidade de 140 km/h em uma volta; exigência com os freios, por outro lado, é menor em comparação com outras pistas do calendário
- Band, SporTV2 e o canal oficial da Copa Truck no YouTube transmitem as duas corridas deste domingo (18) a partir das 14h45
==
A Copa Truck teve um sábado bastante movimentado no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), com a realização da terceira etapa da temporada. O circuito cascavelense recebe amanhã a etapa de número quatro. Um dia que começou com uma densa neblina que demorou a se dispersar – o que acabou inclusive adiando a sessão de definição do grid de largada -, mas que depois teve sol e temperaturas na casa dos 18 graus.
A pole position foi de Wellington Cirino com o tempo de 1min20s273, com o atual campeão Beto Monteiro largando em segundo. A vitória na primeira prova ficou com André Marques, companheiro de equipe de Cirino, que logo no começo subiu à segunda posição e nas voltas finais conseguiu uma ultrapassagem para vencer pela segunda vez na temporada e garantir uma dobradinha Mercedes-Benz. A trinca no pódio foi completada por Danilo Dirani.
Com a inversão dos oito primeiros colocados no grid da segunda corrida, foi Felipe Giaffone que largou na frente com o truck da Iveco. Resistindo bravamente aos ataques do Mercedes de Danilo Dirani, parecia que o experiente piloto conseguiria segurar o adversário, mas Dirani conseguiu a ultrapassagem para vencer pela primeira vez em três anos – a última havia sido em 2018. Giaffone terminou em segundo com Beto Monteiro fechando na terceira posição.
O domingo (18) reserva mais uma sessão de classificação, prevista para as 8h50, e a largada para a primeira das duas corridas válidas pela quarta etapa, a partir das 14h50, com transmissão ao vivo de Band, SporTV2 e YouTube oficial da Copa Truck.
A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.
Fala, piloto!
“É um ano em que estamos muito focados no campeonato, então toda vitória é sempre bem-vinda e nos deixa muito felizes. Larguei em segundo, fiquei atrás do Cirino e abrimos alguma vantagem para o terceiro colocado. Em dado momento, vi uma oportunidade e arrisquei a ultrapassagem na curva do Bacião e deu tudo certo. Agora é voltar amanhã para tentar tudo de novo”.
(André Marques, AM Motorsport, Mercedes-Benz #77)
Vencedor da Corrida 1
Fala, piloto!
“A vitória veio! Depois de duas primeiras etapas em Goiânia e Interlagos, em que não consegui participar das provas, aqui foi o começo da temporada para mim. Ontem estudamos muito! Conseguimos um sexto lugar na classificação, onde sabíamos que tínhamos um caminhão muito competitivo para a corrida e eu acreditava em pódio, mas não em terminar entre os três a primeira e vencer a segunda. Hoje, realmente, foi para lavar a alma! Só agradecer a equipe por esse grande trabalho. Vamos concentrar para amanhã fazermos mais um grande trabalho”.
(Danilo Dirani, PP Motorsport, Mercedes-Benz #28)
Vencedor da Corrida 2
A pista de Cascavel na ótica da FRAS-LE
“Em uma pista com curvas de raios longos que permitem desenvolver altíssimas velocidades, a refrigeração dos freios é mais eficiente, além das próprias características do traçado exigirem menos do sistema como um todo. Duas curvas trarão certamente grandes emoções e desafio aos pilotos durante a prova, com grande destaque a curva do Bacião, onde os pilotos buscarão o limite para realizar a frenagem em busca de boas ultrapassagens, e também a curva 8, que leva à reta principal. O grande desafio para a Fras-le é desenvolver um material de atrito capaz de adaptar-se em condições não somente de extrema exigência e altas temperaturas, mas também em condições menos exigentes e com temperaturas de trabalho mais brandas, como é o exemplo do circuito de Cascavel”.
(Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de Aplicação da Fras-le)
Copa Truck – 3ª etapa
Resultado extra-oficial da Corrida 1 (Top-10):
1. 77 André Marques (Mercedes-Benz)
2. 6 Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
3. 28 Danilo Dirani (Mercedes-Benz)
4. 15. Roberval Andrade (Volkswagen)
5. 88 Beto Monteiro (Volkswagen)
6. 55 Paulo Salustiano (Volkswagen)
7. 2 Valmir Benavides (Iveco)
8. 4 Felipe Giaffone (Iveco)
9. 99 Luiz Lopes (Iveco)
10. 90 Giuliano Losacco (Mercedes-Benz)
Resultado extra-oficial da Corrida 2 (Top-10):
1. 28 Danilo Dirani (Mercedes-Benz)
2. 4 Felipe Giaffone (Iveco)
3. 88 Beto Monteiro (Volkswagen)
4. 55 Paulo Salustiano (Volkswagen)
5. 6 Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
6. 15 Roberval Andrade (Volkswagen)
7. 2 Valmir Benavides (Iveco)
8. 77 André Marques (Mercedes-Benz)
9. 57 Felipe Tozzo (Iveco)
10. 5 Adalberto Jardim (Protótipo)
3ª e 4ª Etapa – Copa Truck 2021
CASCAVEL (PR)
Autódromo Internacional Zilmar Beux
Extensão: 3.058 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 8 (2 à direita e 6 à esquerda)
Inauguração: 7 de agosto de 1970
Previsão climática: Tempo ensolarado; mínima de 2ºC e máxima de 12ºC
Pole positions em 2020: Wellington Cirino (MB) e Leandro Totti (MB)
Vencedores em 2020: Wellington Cirino (MB), Beto Monteiro (VW) e Valdeno Brito (MB)
PROGRAMAÇÃO DA ETAPA:
Domingo, 27 de junho
08h00 – Warm-up
08h50 – Classificação (4ª etapa)
14h50 – Largada Corrida 1 (4ª etapa)
15h30 – Largada Corrida 2 (4ª etapa)
Vencedores até o momento na temporada:
Goiânia: Felipe Giaffone (Iveco) e André Marques (Mercedes)
Interlagos: Wellington Cirino (Mercedes) e Paulo Salustiano (Volkswagen)
Cascavel: André Marques (Mercedes) e Danilo Dirani (Mercedes)
Calendário Copa Truck 2021
23/05: Goiânia (GO)
27/06: Interlagos (SP)
17 e 18/07: Cascavel (PR)
15/08: Tarumã (RS)
04 e 05/09: Curitiba (PR)
03/10: Potenza (MG)/ou outro local
05/12: Curitiba (PR)
Sobre a FRAS-LE:
No mercado há mais de 67 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.
A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.
Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock
Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.
A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.
FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial
Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517
Helen Kaipper – Fras-le
helen.kaipper@fras-le.com
Wellington Cirino, o pole position da terceira etapa
(Vanderley Soares)
Largada da Corrida 1
(Vanderley Soares)
André Marques, vencedor da Corrida 1
(Vanderley Soares)
Foi a segunda vitória de André Marques na temporada
(Vanderley Soares)
Pódio da Corrida 1
(Vanderley Soares)
Largada da Corrida 2
(Vanderley Soares)
Danilo Dirani, vencedor da Corrida 2
(Vanderley Soares)
Danilo Dirani voltou a vencer na Copa Truck após 3 anos
(Vanderley Soares)
Pódio da Corrida 2
(Vanderley Soares)