Capa

Fras-le (Copa Truck)

Tarumã recebe a Copa Truck após hiato de três anos

O circuito de Tarumã volta a receber a Copa Truck após hiato de 3 anos
(Pedro H. Tesch)

Wellington Cirino é o líder do campeonato com 127 pontos
(Vanderley Soares/P1 Media Relations)

Três a mais que o companheiro de equipe André Marques
(Vanderley Soares/P1 Media Relations)

A Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio da Copa Truck
(Vanderley Soares/P1 Media Relations)

Tradicional circuito gaúcho é o palco da quinta etapa da temporada para a acirrada disputa pelo título de 2021. Diferença entre líder e vice-líder na classificação geral é de apenas três pontos

10.08.2021  |  445 visualizações

Resumo do conteúdo

- Você pode baixar vídeo explicativo com os principais pontos de frenagem de Tarumã para a Copa Truck clicando neste link (versões com e seu locução). Material para livre uso editorial; você também pode conferir no YouTube clicando aqui;

- Circuito de 3.016 metros é rápido, exigente e não permite erros. A famosa curva 1 é uma das mais lembradas do automobilismo brasileiro e a curva 4 exige uma redução de velocidade de 110 km/h em 130 metros e apenas 4 segundos;

- Band, SporTV2 e o canal oficial da Copa Truck no YouTube transmitem as corridas da quinta etapa no domingo (15) a partir das 14 horas


==

O Autódromo Internacional de Tarumã volta a receber a Copa Truck após quase quatro anos. O tradicional e veloz circuito localizado na cidade de Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, será o palco da quinta etapa da temporada 2021 no próximo domingo, 15 de agosto, com transmissão ao vivo pela Band, SporTV2 e pelo canal oficial da categoria no YouTube.

A última visita de uma das maiores competições de caminhões do planeta ao circuito gaúcho aconteceu em 2017. Na ocasião, a pole position foi de Danilo Dirani, que venceu também a primeira corrida; na segunda disputa, o vencedor foi Witold Ramasauskas.

O tradicional e desafiador traçado de 3.016 metros é um dos que trazem as maiores médias de velocidade por volta entre os autódromos brasileiros. Mas há um ponto em específico que traz grande exigência ao sistema de freios – e também às pastilhas de freio Fras-le desenvolvidas especialmente para a categoria: a curva 4, na qual os caminhões se aproximam a cerca de 170 km/h e na freada reduzem a velocidade para apenas 60 km/h em meros quatro segundos – e cerca de 130 metros.

O campeonato segue bastante disputado, especialmente entre os pilotos a AM Motorsport. Com os caminhões da Mercedes, Wellington Cirino lidera a disputa com 127 pontos, apenas três à frente de seu companheiro de equipe André Marques, vencedor de duas das quatro corridas disputadas em Cascavel (PR) nas duas últimas etapas do Oeste Paranaense. Felipe Giaffone é o terceiro com a Iveco, somando 103 pontos. Paulo Salustiano (90), Roberval Andrade (87), Beto Monteiro (85), Valmir Benavides (76), Luiz Lopes (74) e Danilo Dirani (69) fecham os dez primeiros na tabela geral do campeonato.

As atividades de pista começam na sexta-feira (13) com os dois primeiros treino livres. No sábado (14), a classificação para definição do grid de largada acontece às 14 horas. No domingo (15), as largadas estão marcadas para as 14h05 e 14h35 – lembrando que não há intervalo entre as duas largadas, uma vez que os caminhões invertem as oito primeiras posições no grid da segunda prova em movimento.

A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.

Fala, pilota!
“Tarumã é o autódromo onde estreei, onde fiz a minha primeira corrida de caminhão, 23 anos atrás. É uma pista rápida, que gosto muito, mas que não aceita erros, principalmente na curva 4 e na Curva do Laço, que são curvas onde as freadas trazem emoção e os pilotos praticamente têm de parar o truck. São trechos exigentes com os freios”.
(Débora Rodrigues, R9 Motorsport, Volkswagen #7)

A pista de Tarumã na ótica da FRAS-LE
“Em uma pista que permite uma das médias mais altas de velocidade da competição, a responsabilidade do freio em caso de uma frenagem de emergência é muito maior. Porém, em uma condução normal dos pilotos, a pista de Tarumã em si traz um traçado capaz de demandar dos sistema de freios em um nível similar ao da etapa anterior de Cascavel (RS) - não tão severa quanto a de Interlagos e Goiânia. Por mais que a curva 4 traga uma alta dissipação de energia e geração de calor, a alta velocidade dos demais trechos com poucos pontos fortes de frenagem traz consigo a maior refrigeração dos sistema de freios e uma conservação da integridade de pastilhas e demais componentes do freio. Certamente será uma ótima experiência poder acompanhar a performance e durabilidade diante da utilização da nossa pastilha nesse desafio, agora em solo gaúcho”.
(Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de Aplicação da Fras-le)

5ª Etapa – Copa Truck 2021
VIAMÃO (RS)
Autódromo Internacional de Tarumã
Extensão: 3.016 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 9 (4 à direita e 5 à esquerda)

Inauguração: 8 de novembro de 1970
Previsão climática: Tempo ensolarado; mínima de 13ºC e máxima de 22ºC
Pole positions em 2017*: Danilo Dirani (Scania), 1min20s888
Vencedores em 2017: Danilo Dirani (Scania) e Witold Ramasauskas (Volkswagen)
*Data da última prova da Copa Truck no circuito de Tarumã

PROGRAMAÇÃO DA ETAPA:
Sexta-feira, 13 de agosto
13h40 – Treino Livre 1
16h00 – Treino Livre 2
Sábado, 14 de agosto
10h10 – Treino Livre 3
14h00 – Classificatório
Domingo, 15 de agosto
08h40 – Warm-up
14h05 – Largada Corrida 1
14h35 – Largada Corrida 2

Vencedores até o momento na temporada:
Goiânia:
Felipe Giaffone (Iveco) e André Marques (Mercedes)
Interlagos: Wellington Cirino (Mercedes) e Paulo Salustiano (Volkswagen)
Cascavel: André Marques (Mercedes) e Danilo Dirani (Mercedes)
Cascavel: André Marques (Mercedes) e Danilo Dirani (Mercedes)

Classificação do campeonato (Top-10 extra-oficial COPA TRUCK):
1. Wellington Cirino, 127 pontos
2. André Marques, 124
3. Felipe Giaffone, 103
4. Paulo Salustiano, 90
5. Roberval Andrade, 87
6. Beto Monteiro, 86
7. Valmir Benavides, 76
8. Jaidson Zini, 76
9. Luiz Lopes, 74
10. Danilo Dirani, 69

Classificação do campeonato (Top-10 extra-oficial SUPER TRUCK)*:
1. Felipe Tozzo, 139 pontos
2. Glauco Barros, 106
3. Giuliano Losacco, 94
4. Evandro Camargo, 88
5. Danilo Alamini, 86
6. José Augusto dias, 78
7. Daniel Kelemen, 74
8. Djalma Piveta, 67
10. Ricardo Alvarez, 66
10. Fábio Fogaça, 44
*A classe Super Truck é destinada a pilotos com experiência recente em corridas de caminhões

Calendário Copa Truck 2021
23/05: Goiânia (GO)
27/06: Interlagos (SP)
17 e 18/07: Cascavel (PR)
15/08: Tarumã (RS)
04 e 05/09: Curitiba (PR)
03/10: Potenza (MG)/ou outro local
05/12: Curitiba (PR)

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de 67 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências  nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos  mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

 A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.  

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock
Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A FREMAX, desde 2004,  também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car,  assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.


FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Helen Kaipper – Fras-le
helen.kaipper@fras-le.com

Leia também...

14.11.2024

Com retorno da Copa Truck a Curvelo, Fras-le faz sua estreia no Circuito dos Cristais

Fornecedora oficial das pastilhas de freio da categoria desde 2021, a Fras-le irá "parar" os brutos mais velozes do automobilismo pela primeira vez no técnico traçado mineiro

08.10.2024

Copa Truck retorna ao Tarumã com novidades e curva que gera grande carga aos freios

Autódromo passa por reformas que aumentam a segurança e melhoram a infraestrutura. Sétima etapa promete disputas intensas, com destaque para a técnica e desafiadora Curva do Laço, que exige habilidade dos pilotos com os freios

28.08.2024

Cascavel recebe Copa Truck com campeonatos embolados e pista amiga dos freios

Um dos circuitos mais velozes do Brasil é palco da sexta etapa da temporada. Curva mais rápida do circuito é também a que exige a maior desaceleração pelas pastilhas de freio da Fras-le

30.07.2024

Freios a 900 graus: Copa Truck chega a Interlagos e avança à segunda metade da temporada

Na pista das freadas mais fortes do calendário, a Fras-le, fornecedora oficial das pastilhas de freio da categoria, comprova a qualidade de seus produtos sob as mais altas exigências

Entre em contato