Capa

Fras-le (Copa Truck)

Beto Monteiro faz barba, cabelo e bigode no sábado da Copa Truck em Curitiba

Atual campeão ainda não havia vencido nesta temporada, e agora o fez em grande estilo: pole position e vitória nas duas corridas deste sábado (4), válidas pela sexta etapa da temporada

04.09.2021  |  485 visualizações

Resumo do conteúdo

- Você pode baixar vídeo explicativo com os principais pontos de frenagem de Curitiba para a Copa Truck clicando neste link (versões com e seu locução). Material para livre uso editorial; você também pode conferir no YouTube clicando aqui;

- Traçado de 3.695 metros tem uma longa reta e uma apertada primeira curva que obriga reduções bruscas de velocidade e exigindo tudo do sistema de freios;

- Domingo reserva a sétima etapa, que terá a tomada de tempos às 9h45 e a largada para as provas a partir das 14 horas com transmissão ao vivo de Band, SporTV2 e pelo YouTube oficial da Copa Truck

==

Beto Monteiro não deu chances a ninguém neste sábado (4) em Curitiba (PR) durante a disputa da sexta etapa da temporada 2021 da Copa Truck. O atual campeão da categoria fez o máximo de pontos depois de marcar a pole position e vencer as duas corridas do dia.

O piloto da Volkswagen marcou 40 pontos e saltou da sexta para a quarta posição na tabela, agora com 145 pontos, em um dia em que o líder Wellington Cirino pôde respirar um pouco aliviado com o revés do companheiro de equipe e adversário direto na luta pelo título, André Marques. Cirino, que fez dois terceiros lugares neste sábado (4), viu Marques ser o segundo colocado na primeira corrida, mas abandonar a disputa seguinte. Assim, a diferença entre os dois, que era de apenas dois pontos, agora sobe para 18.

Beto foi escoltado no pódio da primeira corrida pela dupla da Mercedes com Marques e Cirino, e na segunda prova, mesmo largando do oitavo lugar, conseguiu se beneficiar de algumas brigas por posição para chegar à frente de Felipe Giaffone e novamente de Wellington Cirino.

Mas o domingo ainda reserva emoções em Curitiba com a disputa da sétima etapa. A definição do grid acontece às 9h45 e as disputas começam a partir das 14h00, com transmissão ao vivo pela Band, SporTV2 e pelo YouTube oficial da Copa Truck.

A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.

Fala, piloto!
“O trabalho da equipe foi impressionante. A R9 Competições e o time de engenharia da Volkswagen estão de parabéns pelo caminhão maravilhoso que eles me entregaram. Nós fizemos a pole em um final de semana que chegamos muito fortes, liderando treinos e vencendo as duas provas. Nós tínhamos uma esperança de ir bem aqui, mas o resultado foi até acima das novas expectativas, por isso estou muito feliz. Nós trabalhamos com uma performance muito constante do nosso caminhão. Os adversários tiveram algumas disputas atrás que me ajudaram também a abrir uma boa distância, mas foi maravilhoso conseguir essas vitórias. Nosso objetivo é tentar sair com o máximo de pontos daqui para brigar no campeonato. Tomara que amanhã nós possamos repetir esses ótimos resultados”.
(Beto Monteiro, R9 Motorsport, Volkswagen #88)
Pole position e vencedor das duas provas da sexta etapa

A pista de Curitiba na ótica da FRAS-LE
“O autódromo de Curitiba é uma pista que traz uma longa reta onde os pilotos podem alcançar 170km/h após o radar e antes da frenagem da primeira curva, para a qual a redução tem de ser muito forte para fazer o contorno à direita a cerca de 75 km/h. Logo em seguida, sem dar muito refresco aos freios, as curvas da Junção e Pinheirinho aumentarão ainda mais a temperatura nas pastilhas e discos, podendo chegar aos 800ºC ao longo da corrida. São três curvas com freadas extremamente exigentes; no entanto, as pastilhas da Fras-le serão grandes aliadas dos pilotos para garantir a máxima performance e ótima integridade do sistema de freios até o fim da corrida”.
(Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de Aplicação da Fras-le)

6ª e 7 ª Etapa – Copa Truck 2021
PINHAIS (PR)
Autódromo Internacional de Curitiba
Extensão: 3.695 metros
Sentido: horário
Curvas: 8 (6 à direita e 2 à esquerda)

Inauguração: 7 de agosto de 1970
Previsão climática: Tempo ensolarado; mínima de 19ºC e máxima de 30ºC.
Pole position em 2020: Wellington Cirino (Mercedes), 1min41s736
Vencedores em 2020: Beto Monteiro (Volkswagen) e Paulo Salustiano (Volkswagen)

PROGRAMAÇÃO DA ETAPA:
Domingo, 5 de setembro
08h10 – Warm-up
09h45 - Classificatório
14h10 – Largada Corrida 1
14h45 – Largada Corrida 2

Vencedores até o momento na temporada:
Goiânia:
Felipe Giaffone (Iveco) e André Marques (Mercedes)
Interlagos: Wellington Cirino (Mercedes) e Paulo Salustiano (Volkswagen)
Cascavel: André Marques (Mercedes) e Danilo Dirani (Mercedes)
Cascavel: André Marques (Mercedes) e Danilo Dirani (Mercedes)
Tarumã: André Marques (Mercedes) e Regis Boessio (Volvo)
Curitiba: Beto Monteiro (Volkswagen) em ambas

Resultado extra-oficial – Corrida 1
1. #88 Beto Monteiro VW 11 voltas
2. #77 Andre Marques MB a 6.385
3. #6 Wellington Cirino MB a 6.783
4. #4 Felipe Giaffone IVE a 10.579
5. #81 Jose Augusto Dias VW a 31.527
6. #7 Debora Rodrigues VW a 36.249
7. #5 Adalberto Jardim PRO a 37.477
8. #27 Fabio Fogaça PRO a 39.582
9. #0 Danilo Alamini VW a 39.882
10. #99 Luiz Lopes MB a 39.898
11. #69 Evandro Camargo MB a 40.158
12. #57 Felipe Tozzo IVE a 42.962
13. #90 Giuliano Losacco MB a 49.461
14. #21 Djalma Pivetta IVE a 52.396
15. #43 Glauco Barros MB a 55.096
16. #45 Daniel Kelemen MB a 55.918
17. #3 Ricardo Alvarez SCA a 1 volta
Não completaram
#25 Jaidson Zini MB a 9 voltas
#8 Rodrigo Pimenta PRO a 11 voltas
Não largaram
#29 PP Fernandes
#55 Paulo Salustiano
#2 Valmir Benavides
#83 Regis Boessio
#15 Roberval Andrade
#28 Danilo Dirani
Melhor volta: Beto Monteiro, 1:44.824

Resultado extra-oficial - Corrida 2
1. #88 Beto Monteiro VW 15 voltas
2. #4 Felipe Giaffone IVE a 14.930
3. #6 Wellington Cirino MB a 24.359
4. #7 Debora Rodrigues VW a 36.719
5. #27 Fabio Fogaça PRO/S a 51.732
6. #81 José Augusto Dias VW/S a 52.715
7. #69 Evandro Camargo MB/S a 59.978
8. #0 Danilo Alamini VW/S a 1:00.702
9. #99 Luiz Lopes IVE a 1:05.349
10. #90 Giuliano Losacco MB/S a 1:10.997
11. #21 Djalma Pivetta IVE/S a 1:17.797
12. #8 Rodrigo Pimenta PRO/S a 1:25.308
13. #43 Glauco Barros MB/S a 1:43.943
14. #29 PP Fernandes MB/S a 2 voltas
15. #55 Paulo Salustiano VW a 3 voltas
16. #57 Felipe Tozzo IVE/S a 3 voltas
Não completaram
#2 Valmir Benavides IVE a 6 voltas
#45 Daniel Kelemen MB/S a 6 voltas
#3 Ricardo Alvarez SCA/S a 9 voltas
#77 André Marques MB a 9 voltas
#83 Regis Boessio VOL a 10 voltas
#15 Roberval Andrade VW a 13 voltas
#25 Jaidson Zini MB a 15 voltas
#5. Adalberto Jardim PRO a 15 voltas
#28, Danilo Dirani MB a 15 voltas
Melhor volta: Beto Monteiro, 1:43.524


Classificação do campeonato (Top-10 COPA TRUCK):
1. Wellington Cirino, 191
2. André Marques, 173
3. Felipe Giaffone, 160
4. Beto Monteiro, 145
5. Paulo Salustiano, 136
6. Luiz Lopes, 113
7. Jaidson Zini, 107
8. Adalberto Jardim, 96
9. Roberval Andrade, 94
10. Valmir Benavides, 93

Classificação do campeonato (Top-10 SUPER TRUCK)*:
1. Felipe Tozzo, 170
2. Giuliano Losacco, 157
3. Glauco Barros, 149
4. José Augusto Dias, 148
5.Danilo Alamini, 137
6. Fabio Fogaça, 120
7. Evandro Camargo, 118
8. Djalma Pivetta, 113
9. Daniel Kelemen, 101
10. PP Fernandes, 75
*A classe Super Truck é destinada a pilotos com experiência recente em corridas de caminhões

Calendário Copa Truck 2021
23/05: Goiânia (GO)
27/06: Interlagos (SP)
17 e 18/07: Cascavel (PR)
15/08: Tarumã (RS)
04 e 05/09: Curitiba (PR)
03/10: Potenza (MG)/ou outro local
05/12: Curitiba (PR)

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de 67 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências  nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos  mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

 A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.  

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock
Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A FREMAX, desde 2004,  também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car,  assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.


FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Helen Kaipper – Fras-le
helen.kaipper@fras-le.com

  • Beto Monteiro foi "o cara" deste sábado (4) em Curitiba na Copa Truck
    (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

  • Wellington Cirino fez dois terceiros lugares e conseguiu abrir vantagem
    (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

  • Beto Monteiro comemora o sábado perfeito em Curitiba
    (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

  • Felipe Giaffone foi segundo na corrida 2
    (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

  • Largada da Corrida 1
    (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

  • Pódio da Corrida 1
    (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

  • Largada da Corrida 2
    (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

  • Pódio da Corrida 2
    (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

Leia também...

14.11.2024

Com retorno da Copa Truck a Curvelo, Fras-le faz sua estreia no Circuito dos Cristais

Fornecedora oficial das pastilhas de freio da categoria desde 2021, a Fras-le irá "parar" os brutos mais velozes do automobilismo pela primeira vez no técnico traçado mineiro

08.10.2024

Copa Truck retorna ao Tarumã com novidades e curva que gera grande carga aos freios

Autódromo passa por reformas que aumentam a segurança e melhoram a infraestrutura. Sétima etapa promete disputas intensas, com destaque para a técnica e desafiadora Curva do Laço, que exige habilidade dos pilotos com os freios

28.08.2024

Cascavel recebe Copa Truck com campeonatos embolados e pista amiga dos freios

Um dos circuitos mais velozes do Brasil é palco da sexta etapa da temporada. Curva mais rápida do circuito é também a que exige a maior desaceleração pelas pastilhas de freio da Fras-le

30.07.2024

Freios a 900 graus: Copa Truck chega a Interlagos e avança à segunda metade da temporada

Na pista das freadas mais fortes do calendário, a Fras-le, fornecedora oficial das pastilhas de freio da categoria, comprova a qualidade de seus produtos sob as mais altas exigências

Entre em contato