Caro colega jornalista,
Este e-mail contém sugestão de pauta que, caso você julgue interessante, temos o prazer de encaminhar abaixo material preparado aproveitando a semana do Grande Prêmio de São Paulo, 19a etapa do Mundial de Fórmula 1, com o comparativo entre as frenagens dos carros de Fórmula 1, da Stock Car e da Copa Truck na aproximação ao S do Senna, primeira curva do traçado de Interlagos, o ponto de frenagem mais forte da pista.
O vídeo traz simulações das frenagens para a primeira curva do circuito pelas três categorias e pode ser baixado clicando aqui. O link do WeTransfer expira em 18 de novembro e o material é de livre uso editorial.
Caso queira conferir o vídeo de cada categoria individualmente, seguem os links do YouTube:
Frenagem Fórmula 1 | Frenagem Stock Car | Frenagem Copa Truck
Os vídeos dos carros da Stock Car e Copa Truck foram produzidos na ocasião das etapas em que cada categoria correu em Interlagos em 2021.
Abaixo, os dados fornecidos com as informações da frenagem de cada categoria para o S do Senna em Interlagos:
COPA TRUCK
Velocidade Inicial: 180 km/h
Velocidade final: 60 km/h
Redução de velocidade: 120 km/h
Distância percorrida em frenagem: 210 metros
Tempo de Frenagem: 7 segundos
Desaceleração: 1G
STOCK CAR
Velocidade Inicial: 240 km/h
Velocidade Final: 75 km/h
Redução de velocidade: 165 km/h
Distância percorrida em frenagem: 200 metros
Tempo de Frenagem: 5 segundos
Desaceleração: 1,5G
Pressão no pedal do freio: 70 kg
Potência gerada na frenagem: 2.539 kW
FÓRMULA 1
Velocidade Inicial: 359 km/h
Velocidade Final: 132 km/h
Redução de velocidade: 227 km/h
Distância percorrida em frenagem: 145 metros
Tempo de Frenagem: 2,44 segundos
Desaceleração: 5,8G
Pressão no pedal do freio: 174 kg
Potência gerada na frenagem: 3.234 Kw
Fontes:
Copa Truck: Fras-le
Stock Car: Fras-le e Fremax
Fórmula 1: Brembo
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CLEBER BERNUCI
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Interlagos recebe o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 neste fim de semana
(Pirelli)
Os carros de F1 tiram 227 km/h numa frenagem de 2,4s e só 145 metros com 5,8G
(Pirelli)
O Stock Car desacelera 1,5G no S do Senna: são 165 km/h em 200 metros e 5 seg
(Duda Bairros)
O Copa Truck reduz 120 km/h em 7 segundos e 210 metros no S do Senna
(Pedro Tesch)
É também na Stock Car o principal ponto de ultrapassagem e maior frenagem
(Duda Bairros)
Entre os caminhões, o S do Senna também é o principal ponto de ultrapassagem
(Vanderley Soares/P1 Media Relations)