Capa

Fras-le (Copa Truck)

Copa Truck: 3 finalistas decidem o título em Curitiba

Etapa final da temporada 2021 acontece na capital paranaense. Largada acontece às 11h10 e terá transmissão ao vivo de Band, canais SporTV e YouTube

30.11.2021  |  618 visualizações

Resumo do conteúdo

- Você pode baixar vídeo explicativo com o principal ponto de frenagem de Curitiba para a Copa Truck clicando neste link (versões com e seu locução). Material para livre uso editorial; você também pode conferir no YouTube clicando aqui;

- Traçado de 3.695 metros tem uma longa reta e uma apertada primeira curva que obriga reduções bruscas de velocidade e exigindo tudo do sistema de freios;

- André Marques, com 227 pontos, Wellington Cirino, com 213, e Felipe Giaffone com 209 são os pilotos que alimentam chances de ser o campeão de 2021.


==

O Autódromo Internacional de Curitiba recebe neste final de semana a definição do título de 2021 da Copa Truck. A disputa está entre três pilotos e duas marcas: a Mercedes-Benz com o líder André Marques (227 pontos) e o vice-líder Wellington Cirino (213), e a Iveco com Felipe Giaffone (209 pontos). A largada acontece às 11h10 deste domingo (5) e as duas corridas serão transmitidas ao vivo neste domingo (5) por Band, canais SporTV e o canal oficial da Copa Truck no YouTube.

O líder André Marques é o que alimenta maiores chances. Na liderança com 227 pontos, o paulista da AM Motorsport venceu seis corridas na temporada, conquistou duas pole positions e liderou 69 voltas durante o ano. A seu favor, o fato de ter vencido as duas corridas da sétima etapa, há dois meses também em Curitiba.

Seu companheiro de equipe, o experiente Wellington Cirino, venceu uma corrida, fez duas poles e liderou 50 voltas. Ele soma 213 pontos. Já Felipe Giaffone, terceiro colocado, é o último da tabela que possui chances matemáticas de título, dependendo de outras combinações de resultado. Com 209 pontos, ele venceu duas provas e liderou 21 voltas.

O fato é que a pista de Curitiba sempre proporciona boas disputas entre os caminhões da Copa Truck e com pontos exigentes de frenagem, especialmente nas curvas 1 e 3. Na primeira, a frenagem acontece a 200 metros do final da longa reta de quase um quilômetro, onde os brutos chegam a 170 km/h (logo após a retomada de aceleração do radar obrigatório de 160 km/h) e reduzem para contornar a curva 1 a 75 km/h.

Ao final da reta oposta, os pilotos reduzem a velocidade em 95 km/h, fazendo os trucks baixarem de 180 km/h  para 85 km/h e apenas cinco segundos percorrendo uma distância de meros 180 metros com o pé no freio.

A nona e última etapa da temporada acontece em um dos circuitos mais icônicos do país, e que recebe seu último evento de automobilismo. O autódromo será fechado em 2022 e dará lugar a um empreendimento imobiliário.

A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.

O que dizem os pilotos finalistas ao título

André Marques, AM Motorsport, Mercedes-Benz #77
1º colocado | 227 pontos | 6 vitórias | 2 poles | 69 voltas na liderança
“Venho vivendo um verdadeiro sonho. Tem sido um ano sensacional. Até agora foram seis vitórias, a liderança do campeonato... Ainda assim, nada está ganho. O chão vai tremer em Curitiba e conto com o apoio de toda a torcida”.

Wellington Cirino, AM Motorsport, Mercedes-Benz #6
2º colocado | 209 pontos | 1 vitória | 2 poles | 50 voltas na liderança
“Acho que a minha melhor temporada na Copa Truck. Bons resultados, consistência, só uma quebra até hoje. A regularidade foi muito importante. O campeonato é muito disputado, o regulamento cada vez mais equilibrado entre as marcas, o que gera muitas disputas. Vamos trabalhar muito pela equipe. Tanto o André quanto eu estamos focados no melhor para a equipe. O André tem um pouco mais de chance que eu, mas corrida é corrida e vamos fazer o nosso melhor”.

Felipe Giaffone, Usual Racing, Iveco #4
3º colocado | 213 pontos | 2 vitórias | 2 poles | 21 voltas na liderança
“Minhas chances são menores, mas existem. Para mim é all in, porque não tenho absolutamente nada a perder. Vamos trabalhar duro no acerto do caminhão, usando o que aprendemos na etapa anterior de Curitiba, e vamos para cima”.

A pista de Curitiba na ótica da FRAS-LE
“O autódromo de Curitiba é uma pista que traz uma longa reta onde os pilotos podem alcançar 170km/h após o radar e antes da frenagem da primeira curva, para a qual a redução tem de ser muito forte para fazer o contorno à direita a cerca de 75 km/h. Logo em seguida, sem dar muito refresco aos freios, as curvas da Junção e Pinheirinho aumentarão ainda mais a temperatura nas pastilhas e discos, podendo chegar aos 800ºC ao longo da corrida. São três curvas com freadas extremamente exigentes; no entanto, as pastilhas da Fras-le serão grandes aliadas dos pilotos para garantir a máxima performance e ótima integridade do sistema de freios até o fim da corrida”.
(Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de Aplicação da Fras-le)

9 ª Etapa – Copa Truck 2021 - FINAL
PINHAIS (PR)
Autódromo Internacional de Curitiba
Extensão: 3.695 metros
Sentido: horário
Curvas: 8 (6 à direita e 2 à esquerda)

Inauguração: 7 de agosto de 1970
Previsão climática: Tempo ensolarado, mas com aumento de nuvens pela manhã e previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite. Mínima de 14ºC e máxima de 20ºC.
Pole position em 2021*: Beto Monteiro (Volkswagen), 1min42s924 e 1min42s817
Vencedores em 2021*: Beto Monteiro (Volkswagen) e André Marques (Mercedes)
*Curitiba recebeu as etapas de número 6 e 7 nos dias 4 e 5 de setembro.

PROGRAMAÇÃO DA ETAPA:
Sexta-feira, 3 de dezembro
12h00 – Treino Livre 1 (50 min)
14h45 – Treino Livre 2 (50 min)
Sábado, 4 de dezembro
10h00 – Treino Livre 3 (50 min)
13h00 – Classificação (60 min)
Domingo, 5 de dezembro
07h50 – Warm Up (10 min)
11h08 – Corrida 1 (25 min)
11h43 – Corrida 2 (20 min)

Vencedores até o momento na temporada:
Goiânia:
Felipe Giaffone (Iveco) e André Marques (Mercedes)
Interlagos: Wellington Cirino (Mercedes) e Paulo Salustiano (Volkswagen)
Cascavel: André Marques (Mercedes) e Danilo Dirani (Mercedes)
Cascavel: André Marques (Mercedes) e Danilo Dirani (Mercedes)
Tarumã: André Marques (Mercedes) e Regis Boessio (Volvo)
Curitiba: Beto Monteiro (Volkswagen) em ambas
Curitiba: André Marques (Mercedes) em ambas
Potenza: Felipe Giaffone (Iveco) e Danilo Dirani (Mercedes)

CAMPEONATOS
Classificação Geral Copa Truck (Top-10)

1. André Marques - 227 pontos
2. Wellington Cirino - 213 (-14)
3. Felipe Giaffone - 209 (-18)
4. Paulo Salustiano - 182 (-45)
5. Beto Monteiro - 166 (-61)
6. Adalberto Jardim - 144 (-83)
7. Luiz Lopes - 133 (-94)
8. Jaidson Zini - 128 (-99)
9. Danilo Dirani - 119 (-108)
10. Roberval Andrade - 119 (-108)

Classificação Geral Super Truck (Top-10)*
1. Felipe Tozzo - 218 pontos
2. José Augusto Dias - 209 (-9)
3. Giuliano Losacco - 203 (-15)
4. Danilo Alamini - 173 (-45)
5. Glauco Barros - 162 (-56)
6. Daniel Kelemen - 157 (-61)
7. Djalma Pivetta - 152 (-66)
8. Evandro Camargo - 151 (-67)
9. Fábio Fogaça - 134 (-84)
10. Ricardo Alvarez - 112 (-106)
*A classe Super Truck é destinada a pilotos com experiência recente em corridas de caminhões

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de 67 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências  nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos  mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

 A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.  

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock
Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A FREMAX, desde 2004,  também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car,  assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.


FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Helen Kaipper – Fras-le
helen.kaipper@fras-le.com

  • André Marques é o líder com 227 pontos
    (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

  • E é o piloto que sai na frente na disputa pelo título da Copa Truck
    (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

  • Wellington Cirino é o segundo com 213
    (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

  • E disputa a taça contra o companheiro de equipe
    (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

  • Felipe Giaffone é o terceiro com 209 pontos
    (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

  • E corre por fora com seu Iveco contra os Mercedes
    (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

Leia também...

14.05.2025

Copa Truck: Interlagos desafia os freios na terceira etapa

Pastilhas de freio Fras-le, que equipam todos os caminhões do grid, enfrentam as maiores exigências da temporada no circuito das freadas mais intensas do calendário da categoria

09.04.2025

Freios serão decisivos em Londrina na segunda etapa da Copa Truck

Circuito paranaense traz características técnicas: frenagens longas e constantes, desafiando pilotos na otimização do uso das pastilhas Fras-le que equipam todos os caminhões da categoria

08.04.2025

Fras-le expande presença na Copa Truck com patrocínio à Odapel Racing

Marca estampa o Volkswagen #55 de Paulo Salustiano, que disputa a categoria Pro. Equipe também tem José Augusto Dias, o Jô, na classe Elite

19.03.2025

Copa Truck abre temporada desafiando pilotos e máquinas em Campo Grande (MS)

Asfalto abrasivo e calor intenso prometem testar resistência dos caminhões e das pastilhas de freio Fras-le na primeira etapa do campeonato

Entre em contato