Capa

Carros da Fórmula 2 alcançam os 300 km/h em veloz pista árabe

Guilherme Samaia alcançou os 300 km/h na pista de Jidá, na Arábia Saudita
(Dutch Photo Agency)

Brasileiro teve problemas de temperatura com um dos pneus no classificatório
(Dutch Photo Agency)

Corridas deste sábado (4) começam às 9h30 e 15h40
(Dutch Photo Agency)

Guilherme Samaia atingiu a velocidade durante a sessão de classificação no início da tarde desta sexta-feira (3) no circuito urbano de Jidá. Média de velocidade na volta da pole position de Oscar Piastri foi de 220,32 km/h

03.12.2021  |  477 visualizações

O circuito de rua de Jidá, na Arábia Saudita, palco da penúltima etapa tanto da Fórmula 1 como da Fórmula 2, provou ser, de fato, extremamente veloz. Mesmo com 27 curvas distribuídas por 6.174 metros, a pista tem proporcionado altíssimas médias de velocidade. A melhor volta do dia, de 1min29s018, por Lewis Hamilton no segundo treino livre, teve uma média de 249,68 km/h, marca inferior somente às registradas no velocíssimo autódromo de Monza, na Itália, onde os carros registram cerca de 252 km/h de média.

Na Fórmula 2 não tem sido muito diferente. A volta da pole position do australiano Oscar Piastri, em 1min40s878, traz uma média de 220,32 km/h. O carro da Charouz Racing System pilotado pelo brasileiro Guilherme Samaia, por exemplo, alcançou os 300 km/h na sessão classificatória desta sexta-feira (3). Anteontem, o piloto de 24 anos classificou a pista como “rápida feito Spa-Francorchamps, mas sem espaço para erros como Mônaco”.

Apesar da altíssima velocidade, Samaia teve sérios problemas de aderência em seu bólido, especialmente no pneu dianteiro direito, que no momento decisivo da volta rápida, acabou não atingindo seu melhor desempenho e apresentando o chamado graining.

Isso ocorre quando a superfície do pneu adquire uma textura granulada que atinge a parte externa dos pneus, geralmente ocasionada pela grande diferença de temperatura entre pista e pneus.

“Eu tinha um problema nas curvas rápidas à esquerda. Segui um procedimento de preparação dos pneus que não funcionou e não colocou a borracha na janela certa de temperatura para o melhor funcionamento. O dianteiro direito simplesmente não funcionava, então nas curvas à esquerda, quando o carro se apoia do lado oposto, eu não conseguia aderência. Vamos ver como melhorar isso para as corridas de amanhã”, disse Samaia.

O sábado (4) já tem duas corridas de 20 voltas (45 minutos + 1 volta), sendo uma delas noturna. A primeira às 9h30 e a segunda às 15h40, no horário de Brasília. No domingo (5), a categoria faz a preliminar da Fórmula 1.

No Brasil, os fãs de velocidade podem assistir a Fórmula 2 pelo canal por assinatura Bandsports ou pelo app da F1.

PROGRAMAÇÃO
Horários de Brasília
Transmissão: Bandsports
Sábado (04/12)
Sprint Race 1 – 9h30 – 20 voltas
Sprint Race 2 – 15h40 – 20 voltas
Domingo (05/12)
Feature Race – 11h25 – 28 voltas


Saiba mais em: www.fiaformula2.com
Charouz Racing: www.charouz-racing.com
Instagram Guilherme Samaia: www.instagram.com/gsamaia


P1 Media Relations
(@p1mediapr)
CLEBER BERNUCI
+55 19 992 222 517
imprensa@p1media.com.br

Leia também...

03.07.2024

Sul-americano de Kart: Campeões da OK FIA e OK Júnior terão premiação para disputa do Mundial de Kart na Inglaterra

Iniciativa inédita foi anunciada por Fabiana Ecclestone, vice-presidente da FIA para o Esporte na América do Sul, durante a celebração dos 120 anos da entidade no Uzbequistão, no último mês. Regulamento já está disponível

29.06.2024

Prestes a correr nos EUA, Silas Passos destaca experiência na F-1600

Piloto conquistou um quinto lugar na categoria Master em prova ocorrida no domingo passado (23), no circuito de Interlagos

17.06.2024

Com colaboração brasileira, FIA anuncia novo Programa de Mentoria para Mulheres no Automobilismo

Visando facilitar o crescimento e o compartilhamento de conhecimento, o programa irá associar mulheres experientes àquelas que desejam avançar ou iniciar suas carreiras no esporte motorizado. Iniciativa tem colaboração da brasileira Fabiana Ecclestone, VP de Esportes da FIA na América do Sul

17.04.2024

Nueva generación de Ford Ranger 'Ultimate' inicia defensa del título SARRC para el equipo NWM Ford

La última evolución del Ford Ranger de Neil Woolridge Motorsport presenta un nuevo diseño agresivo basado en la actual camioneta Ranger, junto con mejoras en aerodinámica, refrigeración, altura off-road y visibilidad.

Entre em contato