Capa

Fras-le (Copa Truck)

Copa Truck abre temporada com vitórias de Cirino e Salustiano e acidente múltiplo

Mercedes-Benz e Volkswagen dividiram as vitórias nas duas corridas que abriram a temporada da Copa Truck neste sábado (12) em Santa Cruz do Sul (RS). O domingo (13) reserva ainda a segunda etapa, com corridas a partir das 13h50

12.03.2022  |  516 visualizações  |  anexos

ATENÇÃO: Release anterior foi enviado sem os resultados oficiais anexados. Neste envio, os PDFs se encontram ao final do texto. Pedimos desculpas pelo incômodo.

Resumo do conteúdo

- Você pode baixar vídeo explicativo com os principais pontos de frenagem de Santa Cruz do Sul para a Copa Truck nas seguintes versões: YouTube e WeTransfer;

- Principal ponto de frenagem no autódromo de Santa Cruz é no final da reta principal, onde os caminhões reduzem quase 100 km/h em menos de 100 metros;

- Segunda prova do dia foi marcada por múltiplo acidente envolvendo três caminhões; ninguém ficou ferido.

- RESULTADOS FINAIS EM ARQUIVOS ANEXADOS AO FINAL DO TEXTO

==

Começou a Copa Truck 2022. Santa Cruz do Sul (RS) recebeu neste sábado (12) a primeira etapa da principal categoria de caminhões da América do Sul e nas duas corridas disputadas sob um clima ensolarado – embora com aproximação de nuvens – as vitórias ficaram com Wellington Cirino e Paulo Salustiano.

Beto Monteiro largou da pole position, mas o paranaense da equipe ASG usou a força de seu Mercedes-Benz para conquistar a liderança ainda nos estágios iniciais da primeira prova e vencer com uma vantagem superior a sete segundos. Monteiro, de Volkswagen, protagonizou bela disputa com o Iveco de Felipe Giaffone pelo segundo lugar. O campeão de 2020 levou vantagem e Giaffone fechou o pódio da corrida 1 tendo Roberval Andrade em quarto e Paulo Salustiano em quinto.

Na inversão dos oito primeiros colocados no grid, o gaúcho Régis Boessio tracionou melhor na largada e assumiu a ponta com seu Volvo trazendo junto Paulo Salustiano. Entretanto, na segunda volta, um acidente causado por óleo na pista na aproximação da curva 3 tirou nada menos que cinco caminhões da disputa – entre eles, a batida entre José Augusto, Roberval Andrade e Felipe Tozzo. Ninguém se feriu, mas o caminhão de segurança permaneceu na pista pela maior parte da prova enquanto as equipes de resgate faziam a limpeza do trecho com óleo.

A disputa foi liberada com duas voltas para o final, quando Boessio liderava a corrida e sofria intensa pressão de Paulo Salustiano – que venceu a segunda corrida da Copa Truck em 2019, na última passagem da categoria por Santa Cruz do Sul. O piloto do Volkswagen #55 conquistou a ultrapassagem na curva 3, um dos principais pontos de frenagem do circuito de 3.531 metros. A chegada entre os dois foi apertada, com apenas 0s174 entre vencedor e segundo colocado. Débora Rodrigues completou o pódio na terceira posição. Wellington Cirino e Pedro Paulo Fernandes fecharam os cinco primeiros.

O domingo (13) em Santa Cruz do Sul (RS) reserva ainda a segunda etapa da Copa Truck 2022. A classificação para definição do grid de largada acontece às 8h30, com a largada às 13h50 (segunda corrida começa às 14h25), com transmissão ao vivo da Band, SporTV3, e no YouTube pelo canal oficial da Copa Truck e no canal High Speed TV.

A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.

Fala, piloto!
"Larguei muito bem e consegui antecipar uma marcha na disputa com o Beto, o que me permitiu usar um pouco mais de potência para passar o Beto. Depois trabalhei com um bom ritmo e estou muito feliz pela vitória hoje, e embora o caminhão tenha se comportado muito bem o tempo todo, já sabemos que temos alguma coisa a melhorar para amanhã".
Wellington Cirino, Mercedes-Benz #6, ASG Motorsport
VENCEDOR DA CORRIDA 1

Fala, piloto!
“Troquei de caminhão para esta temporada, então tem sido uma etapa de aprendizado. Não tivemos muito tempo para treinar, e na primeira corrida eu fiquei bem chateado porque levei pancada de todos os lados. Na corrida 2 eu e o Boessio largamos melhor e depois infelizmente houve o acidente – em que graças a Deus ninguém se machucou. Por mais que o caminhão estivesse um pouco prejudicado das batidas na primeira corrida, eu tinha que tentar alguma coisa e só teria duas voltas. Tentei de tudo e felizmente conseguimos trazer esse caneco para casa e ótimos pontos para o campeonato. Amanhã vamos com tudo”
Paulo Salustiano, Volkswagen #55, R9 Competições
VENCEDOR DA CORRIDA 2

A pista de Santa Cruz do Sul na ótica da FRAS-LE
“A curva 1 é o principal ponto de frenagem, e é onde os pilotos vão buscar aquele metro a mais para consolidar as ultrapassagens. A curva 3 também traz uma freada importante, pois os caminhões chegam a uma velocidade elevada, assim como a curva 4, também exigente com as pastilhas. Em outros trechos do traçado os pilotos vão modulando o pedal do freio para auxiliar no direcionamento da dianteira do caminhão, então os freios não terão muito tempo para ‘respirar’. O consumo das pastilhas não será alto como em Interlagos ou Goiânia, duas pistas extremamente exigentes, mas será superior ao consumo apresentado na etapa final de 2021 em Curitiba, por exemplo”.
(Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de Aplicação da Fras-le)

Etapas 1 e 2 – Copa Truck 2022
SANTA CRUZ DO SUL (RS)
Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul
Extensão: 3.531 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 14 (7 à esquerda e 7 à direita)
Últimos vencedores: 2019 - Beto Monteiro (VW) e Paulo Salustiano (VW)

Inauguração: 2005
Previsão climática: Domingo com mínima de 20ºC e máxima de 30ºC e previsão apontando chuva no período da manhã e diminuição da nebulosidade conforme o dia avança.

PROGRAMAÇÃO DA ETAPA:
Domingo, 13 de março*
7h50 – Warm-up
8h30 – Classificação*
13h55 – Corrida 1
14h28 – Corrida 2
*Transmissão ao vivo das duas corridas nos canais Band e SporTV2, bem como no YouTube oficial da categoria e pelo portal High Speed TV.

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de 68 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências  nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos  mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

 A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.  

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock
Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A FREMAX, desde 2004,  também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car,  assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.


FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Helen Kaipper – Fras-le
helen.kaipper@fras-le.com



  • Wellington Cirino venceu a corrida 1 com mais de 7 segundos de vantagem
    (Rafa Catelan)

  • Enquanto Paulo Salustiano cruzou a linha de chegada com 0,1 segundo na frente
    (Rafa Catelan)

  • Lance do acidente da corrida 2
    (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

  • Óleo na pista fez caminhões saírem do traçado
    (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

  • E três deles bateram. Felizmente, ninguém se feriu
    (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

  • Pódio da Corrida 1
    (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

  • Pódio da Corrida 2
    (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

Leia também...

14.11.2024

Com retorno da Copa Truck a Curvelo, Fras-le faz sua estreia no Circuito dos Cristais

Fornecedora oficial das pastilhas de freio da categoria desde 2021, a Fras-le irá "parar" os brutos mais velozes do automobilismo pela primeira vez no técnico traçado mineiro

08.10.2024

Copa Truck retorna ao Tarumã com novidades e curva que gera grande carga aos freios

Autódromo passa por reformas que aumentam a segurança e melhoram a infraestrutura. Sétima etapa promete disputas intensas, com destaque para a técnica e desafiadora Curva do Laço, que exige habilidade dos pilotos com os freios

28.08.2024

Cascavel recebe Copa Truck com campeonatos embolados e pista amiga dos freios

Um dos circuitos mais velozes do Brasil é palco da sexta etapa da temporada. Curva mais rápida do circuito é também a que exige a maior desaceleração pelas pastilhas de freio da Fras-le

30.07.2024

Freios a 900 graus: Copa Truck chega a Interlagos e avança à segunda metade da temporada

Na pista das freadas mais fortes do calendário, a Fras-le, fornecedora oficial das pastilhas de freio da categoria, comprova a qualidade de seus produtos sob as mais altas exigências

Entre em contato