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Fras-le (Copa Truck)

Goiânia terá sol e calor na etapa da Copa Truck, onde poder dos freios é fundamental

Goiânia (GO) recebe a quarta etapa da temporada da Copa Truck
(Vanderley Soares/P1 Media Relations)

Longa reta principal exige frenagens fortes e altas temperaturas das pastilhas
(Vanderley Soares/P1 Media Relations)

Cirino (esq) e Monteiro (dir): líderes separados por apenas dois pontos
(Rafa Catelan/P1 Media Relations)

Quarta etapa da temporada acontece neste final de semana, e previsão do tempo aponta máxima de 32 graus, com umidade relativa do ar em apenas 35%

31.05.2022  |  442 visualizações

Resumo do conteúdo

- Vídeo exclusivo com explicação do principal ponto de frenagem, narrado pelo piloto Roberval Andrade
:: Baixar via WeTransfer
:: Ver no YouTube (disponível para anexação em sites);

- Corridas da terceira etapa terão transmissão ao vivo por Band e SporTV a partir de meio-dia deste domingo (5)


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O Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), recebe neste domingo (5) a quarta etapa da temporada 2022 da Copa Truck. O atual campeonato tem disputa apertada pela liderança da tabela, com Beto Monteiro apenas dois pontos à frente de Wellington Cirino, e apenas 14 à frente de Felipe Giaffone, o terceiro colocado. As corridas do fim de semana começam a partir das 12h10, com transmissão ao vivo de Band, canais SporTV e YouTube oficial da categoria.

O circuito de 3.835 metros é conhecido por ser bastante exigente com os freios. Sua longa reta principal, de mil metros de extensão, obriga os pilotos a uma forte frenagem para a primeira curva do traçado, para a qual os caminhões reduzem em 200 metros a velocidade de 190 para 100 km/h – os bólidos chegariam a cerca de 230 km/h ao final da reta, não fosse pelo radar no qual os pilotos têm de passar a 160 km/h, uma medida imposta pelo regulamento para a redução de emissões.

O miolo do circuito também é bastante técnico, com a freada da última curva do traçado, que antecede a reta, em que os pilotos reduzem de 170 para 80 km/h em apenas cinco segundos e 180 metros.

“A pista de Goiânia é mista, com uma das maiores retas do calendário e um miolo bem travado, com curvas de baixa. Alcançamos até 230 km/h, e com uma freada muito forte no fim da reta e na entrada do miolo, onde dependemos da qualidade das pastilhas de freio, que são submetidas a altas temperaturas. Desde que passamos a usar o material da Fras-le, a durabilidade e a qualidade da frenagem melhoraram muito. É uma pastilha que dissipa o calor muito bem e isso foi um ótimo ganho para a categoria. Ano passado os caminhões perderam potência por força do regulamento, mas graças as pastilhas da Fras-le nós conseguimos superar isso e os tempos de volta são iguais ao que tínhamos antes com mais potência, porque estamos freando mais próximos das curvas. A capacidade de frenagem melhorou muito, especialmente durante as corridas”, destacou José Augusto Dias, o Jô, piloto do Volkswagen 81 da R9 Competições, e que compete na classe Super Truck. As pastilhas podem chegar a picos superiores a 900 graus em regime de prova.

Nas três etapas realizadas até agora, em Santa Cruz do Sul (RS) e em São Paulo (SP), o vice-líder Wellington Cirino foi quem mais venceu corridas, com três vitórias; Roberval Andrade, Paulo Salustiano e o líder Beto Monteiro venceram uma cada. Monteiro (Volkswagen) soma 103 pontos, contra 101 de Cirino (Mercedes-Benz) e 89 de Giaffone (Iveco).

A programação prevê dois treinos livres para sexta-feira (3) e uma sessão livre mais a classificação às 13h30 de sábado (4). No domingo (5), a primeira largada acontece às 12h10 com transmissão ao vivo pela Band, SporTV e pelo YouTube oficial da Copa Truck.

A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.

Fala, piloto!
“A pista de Goiânia tem uma das maiores retas do Brasil, onde o Truck alcança 230 km/h, com uma freada muito brusca para a primeira curva. As pastilhas da Fras-le nos trazem segurança em poder parar cinco toneladas em 200 metros. Temos ótima potência com os motores Mercedes, mas para usar toda essa velocidade, ter um bom conjunto de freios é tão essencial quanto”.
(Roberval Andrade, ASG Motorsport, Mercedes-Benz #15)

A pista de Goiânia na ótica da FRAS-LE
“O circuito de Goiânia tem como principal fator o de possuir uma das maiores retas do Brasil, que mesmo com o radar de 160 km/h, ainda permite o desenvolvimento de velocidades de até 220 km/h. E para que se alcance essas velocidades, os freios precisam estar ‘em dia’ para fazer essa frenagem mais ‘brusca’ e garantir o contorno seguro da curva 1. As demais curvas, combinadas com o clima quente de Goiânia, irão dificultar o resfriamento do sistema, porém, certamente as pastilhas da Fras-le darão conta do recado e irão garantir a performance, durabilidade e segurança a todos os pilotos”.
(Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de Aplicação da Fras-le)

4ª Etapa – Copa Truck 2022
GOIÂNIA (GO)
Autódromo Internacional de Goiânia
Extensão: 3.835 metros
Sentido: horário
Curvas: 12 (7 à direita e 5 à esquerda)

Inauguração: 1974
Previsão climática: Mínima de 17ºC e Máxima de 32ºC; com clima majoritariamente ensolarado, sem previsão de chuvas e baixa umidade relativa do ar (alerta amarelo).

PROGRAMAÇÃO DA ETAPA
Sexta-feira, 3 de Junho
11h00: Treino Livre 1
14h00: Treino Livre 2
Sábado, 4 de Junho
09h50: Treino Livre 3
13h30: Classificação
Domingo, 5 de Junho
08h10: Warmup
12h10: Corrida 1
12h45: Corrida 2

Classificação extra-oficial do campeonato (Top-10):
1. Beto Monteiro, 103 pontos
2. Wellington Cirino, 101
3. Felipe Giaffone, 89
4. Debora Rodrigues, 74
5. Paulo Salustiano, 72
6. Roberval Andrade, 56
7. Luiz Lopes, 53
8. Adalberto Jardim, 49
9. Regis Boessio, 46
10. Jaidson Zini, 42

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de 68 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências  nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos  mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

 A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.  

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.
  A FREMAX, desde 2004,  também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car,  assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.

FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Helen Kaipper – Fras-le
helen.kaipper@fras-le.com

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