Resumo do conteúdo
- Neste link você baixa o vídeo da volta onboard registrada por Wellington Cirino neste sábado (9) no circuito de Londrina. Material para download e de livre uso editorial;
- Vídeo exclusivo com explicação dos principais desafios do circuito, narrado pelo piloto Beto Monteiro (livre uso editorial)
:: Baixar via WeTransfer
:: Ver no YouTube (disponível para anexação em sites);
- Campeonato tem Beto Monteiro na liderança com 139 pontos, apenas seis a mais que o paranaense Wellington Cirino, e 17 a mais que Felipe Giaffone;
- Corridas da quinta etapa terão transmissão ao vivo por Band e SporTV a partir das 13 horas deste domingo (10)
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Londrina (PR) é o palco da quinta etapa da temporada 2022 da Copa Truck. Toda a ação na pista do norte paranaense foi iniciada na sexta-feira (8) e no início deste sábado (9) foi realizada a classificação para definição do grid de largada.
E a pole position ficou com o Mercedes-Benz #6 de Wellington Cirino, vice-líder da tabela da temporada, e que apesar de ter vencido quatro provas em 2022, fez sua primeira pole na temporada. Sua marca, de 1min39s645, foi apenas 0,115 segundo mais veloz que a de Beto Monteiro (Volkswagen), líder do campeonato e que larga a seu lado amanhã às 13h10. As provas terão transmissão ao vivo por Band, SporTV e YouTube.
A novidade foi que as atividades são realizadas na versão mais longa do traçado, com 3.145 metros, e não na de 3.055 metros – a diferença fica na primeira curva do circuito, que tem uma versão mais curta e outra mais alongada, justamente a que vem sendo usada no final de semana.
Segundo a Fras-le, fornecedora oficial das pastilhas de freio da Copa Truck, o circuito não é dos mais exigentes com os freios por causa de suas características de velocidades médias mais baixas – na ordem dos 113 km/h no caso da pole position registrada por Cirino. São duas retas médias e nove curvas distribuídas por apenas 3.145 metros.
Como foi a volta que deu a pole a Wellington Cirino em Londrina
No final da reta dos boxes, os caminhões estão a 180 km/h e a frenagem para a primeira curva acontece cerca de 300 metros antes da entrada durante nove segundos, durante os quais a velocidade é reduzida em 130 km/h e o truck contorna a curva a 50 km/h.
A curva 3, de 180 graus à esquerda e em subida, fez Cirino reduzir de 100 para 60 km/h em 80 metros e quatro segundos, com as pastilhas de freio da Fras-le auxiliando na frenagem que gera 0,7 G de desaceleração.
Na reta oposta, em descida, os caminhões devem frear para obedecer os 160 km/h regulamentados no radar – também uma frenagem forte com uma redução de 20 km/h em apenas 1,5 segundo e 0,8 G de desaceleração. A retomada dura pouco tempo, uma vez que os pilotos seguem para a curva 6 a 170 km/h e a freada dura sete segundos com redução de 90 km/h durante 250 metros, e o contorno é feito a 80 km/h.
A parte mais lenta do circuito, no terceiro setor, os pilotos reduzem de 120 para 50 km/h na curva 8, a penúltima do circuito, também uma curva de 180 graus à esquerda. A frenagem dura quatro segundos e 110 metros. Depois, há um contorno à direita, em subida, com os caminhões já ganhando velocidade para fechar a volta na reta principal.
A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.
Detalhes da volta de Cirino
FREADA DA CURVA 1 (FINAL DA RETA):
Velocidade Inicial: 180 Km/h
Velocidade Final: 50 Km/h
Distância percorrida na frenagem: 300 Metros
Tempo de frenagem: 9 Segundos.
Redução de Velocidade: 130 Km/h.
Desaceleração: 0.8 G
FREADA DA CURVA 3 (CURVA 3):
Velocidade Inicial: 100 Km/h
Velocidade Final: 60 Km/h
Distância percorrida na frenagem: 80 Metros
Tempo de frenagem: 4 Segundos.
Redução de Velocidade: 40 Km/h.
Desaceleração: 0.7 G
FREADA DO RADAR (OBRIGATÓRIO 160 KM/H):
Velocidade Inicial: 180 Km/h
Velocidade Final: 160 Km/h
Distância percorrida na frenagem: 70 Metros
Tempo de frenagem: 1,5 Segundos.
Redução de Velocidade: 20 Km/h.
Desaceleração: 0.8 G
FREADA DA RETA OPOSTA (CURVA 6):
Velocidade Inicial: 170 Km/h
Velocidade Final: 80 Km/h
Distância percorrida na frenagem: 250 Metros
Tempo de frenagem: 7 Segundos.
Redução de Velocidade: 90 Km/h.
Desaceleração: 0.7 G
FREADA DA CURVA 8 (CURVA 8):
Velocidade Inicial: 120 Km/h
Velocidade Final: 50 Km/h
Distância percorrida na frenagem: 110 Metros
Tempo de frenagem: 4 Segundos.
Redução de Velocidade: 70 Km/h.
Desaceleração: 0.7 G
Fala, piloto!
“Estamos com um caminhão rápido. Na minha segunda tentativa no top-qualifying eu consegui caprichar bastante para acertar uma volta muito boa. Só tenho a agradecer a equipe pelo caminhão que viemos desenvolvendo. Tenho um carinho muito especial pela pista de Londrina, e a classificação do sábado é meio caminho andado para as corridas de domingo. O traçado exige frenagens bem técnicas, especialmente ao final das retas, porque freamos em pêndulo (quando se freia já contornando a curva) e a suspensão tem de estar muito bem equilibrada”.
(Wellington Cirino, ASG Motorsport, Mercedes-Benz #6)
Pole Position etapa 5 – Londrina (PR)
A pista de Londrina na visão da FRAS-LE
“A pista de Londrina talvez seja uma das etapas da temporada que menos exige dos freios em termos de intensidade de frenagem. As pastilhas de freio da Fras-le são desenvolvidas para operar em condições extremas, garantindo uma performance de frenagem elevada, mesmo em altas temperaturas. Neste caso, onde a demanda é mais baixa, o grande desafio para que os pilotos obtenham uma performance ideal dos freios, sem que as pastilhas fiquem tão agressivas, é buscar o equilíbrio entre refrigeração dos freios via água a fim de manter uma temperatura um pouco mais alta, e assim, evitar travamentos desnecessários dos pneus”.
(Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de Aplicação da Fras-le)
Resultado final da Classificação (top-8)
1. Wellington Cirnio (Mercedes) – 1min39s645
2. Beto Monteiro (Volkswagen) – 1min39s760
3. Roberval Andrade (Mercedes) – 1min39s786
4. Paulo Salustiano (Volkswagen) – 1min40s197
5. André Marques (Volkswagen) – 1min40s623
6. Débora Rodrigues (Volkswagen) – 1min41s204
7. Adalberto Jardim (Protótipo) – 1min41s859
8. Pedro Paulo Fernandes (Mercedes) – 1min42s486
5ª Etapa – Copa Truck 2022
LONDRINA (PR)
Autódromo Internacional Ayrton Senna
Extensão: 3.145 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 9 (3 à direita e 6 à esquerda)
Inauguração: 1992
Previsão climática: Mínima de 11ºC e Máxima de 28ºC; com clima majoritariamente ensolarado, sem previsão de chuvas.
PROGRAMAÇÃO DA ETAPA
Domingo, 10 de julho
09h00: Warm Up
13h10: Largada Corrida 1
13h45: Largada Corrida 2
Classificação do campeonato (Top-10):
1. Beto Monteiro, 139 pontos
2. Wellington Cirino, 133
3. Felipe Giaffone, 122
4. Paulo Salustiano, 102
5. Debora Rodrigues, 101
6. Roberval Andrade, 84
7. Adalberto Jardim, 68
8. Luiz Lopes, 65
9. Jaidson Zini, 64
10. Regis Boessio, 46
Sobre a FRAS-LE:
No mercado há mais de 68 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.
A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.
Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock
Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.
A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.
FRAS-LE
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Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial
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Helen Kaipper – Fras-le
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