Capa

Fras-le (Copa Truck)

Copa Truck: Interlagos tem casa cheia nas vitórias de Monteiro e Andrade

Sexta etapa, realizada neste domingo (21) em São Paulo, foi recheada de disputas, ultrapassagens e até alguns acidentes. Vitória coloca pernambucano da Volkswagen de volta à liderança do campeonato

21.08.2022  |  710 visualizações

Resumo do conteúdo

- Primeira corrida teve pódio formado por Beto Monteiro, Felipe Giaffone e Paulo Salustiano;

- Na segunda, o top-3 foi com Roberval Andrade, André Marques e Felipe Giaffone;

- Próximo encontro da Copa Truck acontece no circuito de Tarumã, no Rio Grande do Sul, nos dias 17 e 18 de setembro.

==

Interlagos teve casa cheia para a sexta etapa da temporada 2022 da Copa Truck, disputada neste domingo (21) no autódromo da zona sul de São Paulo. O público compareceu em peso, enchendo as arquibancadas da reta principal. Com duas corridas bastante movimentadas, as vitórias ficaram com Beto Monteiro, da Volkswagen, e com Roberval Andrade, da Mercedes-Benz.

Com a vitória na primeira corrida mais o quarto lugar na segunda prova, o pernambucano retorna à liderança do campeonato, agora com 192 pontos, quatro a mais que Wellington Cirino, que em Interlagos terminou as provas na sétima e oitava colocações depois de ter largado das últimas posições após uma penalização relacionada à sessão de classificação do sábado (20). Punição também sofrida por Roberval Andrade, que escalou o pelotão na primeira prova para terminar em quarto e vencer a segunda corrida.

A primeira prova teve interrupção por bandeira vermelha antes mesmo da conclusão da primeira volta. Uma batida na largada envolvendo Jaidson Zini, Danilo Alamini, Luiz Lopes e Rodrigo Taborda deixou muitos detritos e dois caminhões parados na reta principal. Ninguém se feriu, e a disputa foi reiniciada alguns minutos depois.

O pole position Felipe Giaffone fez o que pôde para se manter à frente de Beto Monteiro, que colocava intensa pressão sobre o piloto da Iveco. Na segunda metade da prova, quando se defendia dos ataques de Monteiro, Giaffone cometeu um pequeno erro na frenagem para o S do Senna – a maior redução de velocidade do circuito, onde as pastilhas de freio fornecidas pela Fras-le podem superar os 800ºC – e Beto enfim concluiu a ultrapassagem para não perder mais a ponta.

Paulo Salustiano concluiu a prova na terceira posição, seguido de Roberval Andrade, Débora Rodrigues, José Augusto Dias, Wellington Cirino e o campeão de 2021 André Marques fechando os oito primeiros que inverteram as posições para a largada da segunda prova.

Roberval Andrade não quis perder tempo. Imprimindo ritmo forte, ele logo ascendeu à liderança da corrida, enquanto Marques tentava se aproximar, sem sucesso. Atrás dos dois, novamente Felipe Giaffone e Beto Monteiro protagonizavam disputa pela terceira posição – praticamente uma repetição da briga da primeira corrida.

O final, desta vez, foi diferente. E por muito pouco. A intensa pressão de Beto sobre Giaffone quase deu certo, e os dois receberam a bandeirada praticamente lado a lado: na linha de chegada, o Iveco cruzou apenas dois milésimos de segundo (0,002s) à frente do Volkswagen e Giaffone ficou com a terceira posição, com Monteiro em quarto. José Augusto dias, Djalma Fogaça, Evandro Camargo, Wellington Cirino, Raphael Abbate e Djalma Pivetta fecharam os dez primeiros colocados.

Os resultados conquistados por Beto Monteiro em Interlagos o levaram novamente à liderança do campeonato. Agora com 192 pontos, o pernambucano soma apenas quatro a mais que o paranaense Wellington Cirino. Giaffone segue em terceiro, agora com 178, seguido por Salustiano (156) e Roberval Andrade, que subiu à quinta posição com 154 pontos. Débora Rodrigues (150) em sexto, Jaidson Zini (111), Adalberto Jardim (82) e Luiz Lopes (82), e Djalma Fogaça (70) fecham os dez maiores pontuadores da Copa Truck em 2022 até o momento.

Restam agora três etapas para o final do campeonato, que serão distribuídas em dois encontros. O próximo deles, no veloz circuito de Tarumã, no Rio Grande do Sul, acontece nos dias 17 e 18 de setembro e será válido pelas etapas de número 7 e 8.

A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.

Fala, piloto!
“Foram corridas muito boas e disputadas. O Felipe (Giaffone) é um super piloto. Agradeço por poder disputar com ele, em uma briga bem técnica. Eu tinha o caminhão mais equilibrado, mas foi uma disputa muito limpa. Temos segurança nas disputas com os freios que temos hoje em dia. Na segunda corrida faltou um pouquinho para superar o Felipe, mas o objetivo era voltar à liderança”.
(Beto Monteiro, R9 Competições, Volkswagen #88)
Vencedor da Corrida 1

Fala, piloto!
“Eu fiquei muito chateado com a desclassificação de sábado. Acho que houve um erro da equipe. A CBA poderia pensar mais na possibilidade de corrigir para uma advertência, porque a penalidade de largar de último dói muito. Acordei muito confiante, sabendo que tinha condição de buscar uma vitória. Foi minha 11ª vitória na Copa Truck. Gosto muito de Interlagos e corri hoje com um ritmo muito forte. Na segunda corrida, eu corri alguns riscos porque a pista estava escorregadia. Com a pista mais fria, dá para abusar mais dos freios, porque a temperatura é menor. Mas nada é fácil quando você tem de passar 24 caminhões na sua frente e chegar em primeiro com muita gente competente na pista e tantas equipes de alto nível. Depois ficou suave e fiquei muito feliz de ter conquistado essa vitória, então fico honrado e agradecido à minha equipe”.
(Roberval Andrade, ASG Motorsport, Mercedes-Benz #15)
Vencedor da Corrida 2

Resultado extra-oficial Corrida 1 (Top-10)
1. Beto Monteiro (Volkswagen)
2. Felipe Giaffone (Iveco)
3. Paulo  Salustiano (Volkswagen)
4. Roberval Andrade (Mercedes-Benz)
5. Débora Rodrigues (Volkswagen)
6. José Augusto Dias (Volkswagen)
7. Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
8. Fábio Fogaça (Mercedes-Benz)
9. Pedro Paulo Fernandes (Mercedes-Benz)
10. Djalma Pivetta (Iveco)

Resultado extra-oficial Corrida 2 (Top-10)
1. Roberval Andrade (Mercedes-Benz)
2. André Marques (Volkswagen)
3. Felipe Giaffone (Iveco)
4. Beto Monteiro (Volkswagen)
5. José Augusto Dias (Volkswagen)
6. Djalma Fogaça (Mercedes-Benz)
7. Evandro Camargo (Mercedes-Benz)
8. Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
9. Raphael Abbate (Iveco)
10. Djalma Pivetta (Iveco)

Classificação do campeonato (extra-oficial – Copa Truck):

1. Beto Monteiro – 192 pontos
2. Wellington Cirino – 188
3. Felipe Giaffone – 178
4. Paulo Salustiano – 156
5. Roberval Andrade – 154
6. Débora Rodrigues – 150
7. Jaidson Zini – 111
8. Adalberto Jardim – 82
9. Luiz Lopes – 82
10. Djalma Fogaça – 70
11. André Marques – 56
12. Regis Boessio – 46
13. Danilo Dirani - 40

Sobre a FRAS-LE:

A Fras-le destaca-se por ser um powerhouse de reposição em autopeças, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. Além disso, é uma das maiores fabricantes mundiais de material de fricção, atendendo os segmentos de montadoras e reposição. A companhia desenvolve, produz e comercializa produtos para automóveis, motos, veículos pesados, aviação e também para as linhas ferroviária e industrial. Com unidades nos Estados Unidos, China, Argentina, Uruguai e Índia, possui 11 plantas industriais, seis centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças. Desde 1996 a Fras-le é controlada pelas Empresas Randon.

A empresa é líder no mercado de reposição e coloca ao alcance do consumidor produtos com a qualidade da peça original, por meio das marcas Fras-le, Lonaflex, Fremax, Controil e Nakata. Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A Fremax, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car,  assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock.

FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Helen Kaipper – Fras-le
helen.kaipper@fras-le.com

  • Largada da primeira prova teve acidente. Ninguém se feriu
    (Rafa Catelan/P1 Media Relations)

  • Beto Monteiro superou Felipe Giaffone para vencer a primeira corrida do dia
    (Rafa Catelan/P1 Media Relations)

  • O pódio da Corrida 1
    (Rafa Catelan/P1 Media Relations)

  • Largada da segunda corrida deste domingo (21)
    (Rafa Catelan/P1 Media Relations)

  • Roberval Andrade escalou o pelotão para vencer pela 11ª vez na Copa Truck
    (Rafa Catelan/P1 Media Relations)

  • O pódio da Corrida 2
    (Rafa Catelan/P1 Media Relations)

Leia também...

14.05.2025

Copa Truck: Interlagos desafia os freios na terceira etapa

Pastilhas de freio Fras-le, que equipam todos os caminhões do grid, enfrentam as maiores exigências da temporada no circuito das freadas mais intensas do calendário da categoria

09.04.2025

Freios serão decisivos em Londrina na segunda etapa da Copa Truck

Circuito paranaense traz características técnicas: frenagens longas e constantes, desafiando pilotos na otimização do uso das pastilhas Fras-le que equipam todos os caminhões da categoria

08.04.2025

Fras-le expande presença na Copa Truck com patrocínio à Odapel Racing

Marca estampa o Volkswagen #55 de Paulo Salustiano, que disputa a categoria Pro. Equipe também tem José Augusto Dias, o Jô, na classe Elite

19.03.2025

Copa Truck abre temporada desafiando pilotos e máquinas em Campo Grande (MS)

Asfalto abrasivo e calor intenso prometem testar resistência dos caminhões e das pastilhas de freio Fras-le na primeira etapa do campeonato

Entre em contato