Capa

"Empresas que Movem o Brasil" promove sinergia entre os setores em prol do transporte

'Empresas que Movem o Brasil' reuniu mais de 160 empresas
(Divulgação)

Evento teve palestras sobre diversos assuntos relacionados ao transporte
(Divulgação)

E também vários workshops durante os três dias de realização
(Divulgação)

Empresário, piloto e organizador do evento, Roberval Andrade destacou sucesso
(Divulgação)

Convidados ainda sentiram a emoção dos caminhões da Copa Truck
(Divulgação)

Movimento em prol da sustentabilidade do transporte de carga tem por objetivo contribuir com as operações e rentabilidade das empresas - da indústria aos transportadores; evento reuniu mil pessoas no último final de semana no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP)

23.08.2022  |  1.339 visualizações

Cerca de mil pessoas representando quase 170 empresas estiveram na última sexta-feira (19), sábado (20) e domingo (21) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), participando do “Empresas que Movem o Brasil”. O evento, organizado pelo GCA – Grupo de Compras Andrade -, tem como foco promover a sinergia entre os diversos setores da economia brasileira em prol da sustentabilidade no transporte de cargas.

Em um país com 8,5 milhões de metros quadrados, 60% das mercadorias e produtos comercializados passam por rodovias. No Brasil, com 1,2 milhão de quilômetros de rodovias, pouco mais de 12%, apenas (213,4 mil km) são pavimentados. Com asfalto ou sem, são 2,2 milhões de veículos realizando o transporte de cargas no país anualmente.

No Brasil de dimensões continentais, não é difícil enumerar os problemas que influem nos valores de produtos e serviços ligados a qualquer tipo de mercadoria. Má conservação das estradas, roubo de cargas, uso ineficaz da tecnologia especializada, má qualidade da frota em circulação, informalidade do transporte rodoviário, carga tributária elevada, entre outros, são algumas das mais citadas pelos variados setores do mercado.

Com palestras, ciclos de discussão e workshops, as diversas empresas se reuniram na elaboração de planos e ações focadas na melhoria do transporte de cargas no Brasil. Na opinião de Roverval Andrade, CEO do GCA e organizador do evento, o primeiro encontro já foi um sucesso. “Eu fico muito feliz pela primeira edição deste evento, que durou três dias e reuniu mil pessoas que foram contagiadas pelas discussões em torno da sustentabilidade do transporte rodoviário brasileiro”, disse.

“Foi um sucesso, e a vitória na pista foi um carimbo de confirmação para fazermos mais eventos, em mais lugares, e trazermos mais novos filhos e filhas de caminhoneiros e caminhoneiras – as mulheres já são 180 mil no setor do transporte -, então o Empresas que Movem o Brasil vai ser a voz de todos eles pelo país”, disse Andrade, que ainda brindou os convidados com uma vitória na segunda corrida da sexta etapa da Copa Truck, que foi realizada no domingo em Interlagos.

De acordo com o piloto, empresário e organizador do evento, o “Empresas que Movem o Brasil” se trata de “um movimento em prol da sustentabilidade do negócio de transporte de cargas. Conectamos o mercado da logística em busca de soluções para o transportador, visando a sustentabilidade de seu negócio”, focando também nas ações de ESG – sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança.

Por meio de uma metodologia própria, o movimento busca ajudar o transportador a identificar suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças conseguindo, assim, contribuir com a rentabilidade da operação e geração de negócios. “Acreditamos que somente a conexão entre transportador, indústria fornecedora, embarcadores e motoristas será capaz de garantir a sustentabilidade dos negócios e o crescimento do setor”, continua Andrade.

“Falamos muito de ESG, mas estamos no começo deste caminho. Então, ter o Roberval Andrade aqui, com a imagem dele, junto com o evento, e trazer as empresas e se preocupando com isso, é muito importante para o setor. A partir de agora, acho que algo prático começa a ser discutido e conectar estas empresas. Sozinhos, não conseguimos mudar isso, mas as parcerias nos ajudam a mover neste sentido. Somos muito preocupados com a emissão de gases, como uma empresa de gestão de combustível para frotas, então acho que finalmente estamos conseguindo tirar a sustentabilidade do papel e trazer para a realidade, que é o que vai trazer mudanças de fato”, apontou Kassio Vinícius Seefeld, CEO da TruckPag, uma das 167 empresas que estiveram no evento.

Tudo começa no apoio ao transportador e ao motorista, as bases da movimentação de mercadorias no Brasil. “Apoiamos os transportadores, os frotistas, na ampliação e renovação de suas frotas. É importante estarmos junto dos clientes que movem o brasil, que empregam diversas famílias brasileiras, discutindo soluções que possam auxiliar na sustentabilidade dos negócios no transporte, bem como a segurança dos motoristas que cruzam o país”, destacou Larissa Maluf, Gerente Comercial Consórcio Mercedes-Benz.

Empresas de combustível, financeiras, do ramo de alimentos, fabricantes, todas participaram do evento com foco em soluções. “É um privilégio estar em um evento desse, porque mais do que corretora de seguros, nós somos gestores de risco. Somos uma seguradora especializada no transporte e logística, e mais do que só o seguro, queremos melhorar os índices de risco e contribuir para a melhora do negócio para o cliente. Um evento como este traz muitas experiências, muita gente do setor, e quando isso acontece em torno de um assunto, o resultado são várias ideias e projetos. Então é muito interessante, e também trazemos a nossa parte, e podemos ajudar neste projeto de gestão, que no final, para nós, se resume a salvar vidas”, afirmou Marcos Carraro, Diretor Comercial Carraro Seguros.

Thiago Ferreira da Silva, Gerente de Filial da Pacaembu, distribuidora de peças, destaca dois assuntos essenciais: eficiência e sustentabilidade. “Dois pontos muito importantes que apresentamos aqui foi o pensar em segurança, e para a Pacaembu é muito importante termos essa preocupação com os caminhoneiros e com o transporte. Diversos assuntos foram abordados, tudo pensado no bem-estar e na segurança do motorista. Esta também é a nossa cultura: fornecer e transportar com eficiência as mercadorias, para que cheguem da maneira correta ao cliente. Nutrimos também esta preocupação com o motorista, e como somos focados 100% na linha pesada; então estar aqui junto de empresas que estão preocupadas com os caminhoneiros, significa para a Pacaembu que estamos no lugar certo”.

O “Empresas que Movem o Brasil” teve o patrocínio de: American, Truckpag, Consórcio Mercedes-Benz, Veloe, Pratic Sider, Guerra Rodofort, Mercedes-Benz, Maggi, Niju, Seara, ZF, Repom, Grupo Vamos, Olho de Gato, Pacaembu, Carraro, IturanMob.


MAIS INFORMAÇÕES
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
+55 19 99 222 2517
imprensa@p1media.com.br

Leia também...

03.07.2024

Sul-americano de Kart: Campeões da OK FIA e OK Júnior terão premiação para disputa do Mundial de Kart na Inglaterra

Iniciativa inédita foi anunciada por Fabiana Ecclestone, vice-presidente da FIA para o Esporte na América do Sul, durante a celebração dos 120 anos da entidade no Uzbequistão, no último mês. Regulamento já está disponível

29.06.2024

Prestes a correr nos EUA, Silas Passos destaca experiência na F-1600

Piloto conquistou um quinto lugar na categoria Master em prova ocorrida no domingo passado (23), no circuito de Interlagos

17.06.2024

Com colaboração brasileira, FIA anuncia novo Programa de Mentoria para Mulheres no Automobilismo

Visando facilitar o crescimento e o compartilhamento de conhecimento, o programa irá associar mulheres experientes àquelas que desejam avançar ou iniciar suas carreiras no esporte motorizado. Iniciativa tem colaboração da brasileira Fabiana Ecclestone, VP de Esportes da FIA na América do Sul

17.04.2024

Nueva generación de Ford Ranger 'Ultimate' inicia defensa del título SARRC para el equipo NWM Ford

La última evolución del Ford Ranger de Neil Woolridge Motorsport presenta un nuevo diseño agresivo basado en la actual camioneta Ranger, junto con mejoras en aerodinámica, refrigeración, altura off-road y visibilidad.

Entre em contato