Capa

ARTIGO: O impacto positivo da diversidade de gênero no automobilismo: como as mulheres estão mudando a cara do esporte a motor

Fabiana Ecclestone é Vice-Presidente da FIA para o Esporte na América do Sul
(Beto Issa/GP São Paulo de F1)

por Fabiana Ecclestone*

07.03.2023  |  1.314 visualizações

O automobilismo é um esporte que, historicamente, tem sido dominado pelos homens. Não é por menos: foi inventado por eles. Nos considerados “anos de ouro” das décadas de 1960 e 1970, as mulheres vistas nos autódromos eram em sua maioria esposas de pilotos e chefes de equipe ou namoradas – e que cumpriam magistralmente a função de cronometrista, sempre sentadas na mureta, faces tensas, com cronômetro de bolso (de ponteiro, ainda), caneta e prancheta na mão anotando tempos de volta de seus maridos/namorados que se arriscavam a altíssimas velocidades na pista – e muitos não voltaram.

Exceções – raras – sempre existiram. Maria Teresa de Filippis foi a primeira mulher a disputar a Fórmula 1, em 1959; Lella Lombardi, em 1975, foi a de maior sucesso chegando inclusive a pontuar no GP da Espanha daquele ano. E há a primeira destas exceções, ainda antes da existência da própria F1: a destemida francesa Hellé-Nice, que desafiou e venceu vários de seus concorrentes e estabeleceu diversos recordes de velocidade nos anos 1930 e 40.

A presença feminina sempre foi crescente no esporte a motor, mas de maneira muito tímida. Como protagonistas da competição, houve casos de sucesso como Michèle Mouton, vice-campeã mundial de rali em 1982 e vencedora de diversas provas, e o da alemã Jütta Kleinschmidt, até hoje a única mulher a vencer o rali Dakar na categoria geral, em 2001. Em ambos os casos, são feitos gigantescos.

No entanto, nos últimos 20 anos, o envolvimento feminino no esporte a motor, passou a crescer e nas mais diversas funções, seja como piloto, chefe de equipe, na engenharia, comunicação, marketing, jurídico e de eventos. Esse incremento se intensificou ainda mais nos últimos 10 anos com mais mulheres ocupando mais e mais posições consideradas chave, e este fenômeno está mudando a cara do esporte. Para melhor. Para uma visão mais ampla e mais diversificada.

Há várias razões para esse aumento. Uma delas é a crescente conscientização sobre a igualdade de gênero e a importância da diversidade e inclusão em todas as áreas da sociedade. Outra razão é a implementação de políticas de igualdade de gênero por parte de empresas, equipes e organizações esportivas, que estão trabalhando ativamente para atrair mais mulheres para o esporte.

Felizmente, muitas organizações esportivas estão trabalhando ativamente para tornar o automobilismo mais diverso e inclusivo. A FIA, por exemplo, estabeleceu a Comissão de Mulheres no Automobilismo para promover a igualdade de gênero no esporte. Além disso, a Fórmula 1 criou a F1 Academy, uma categoria exclusivamente feminina que visa oferecer uma plataforma para as mulheres se destacarem no automobilismo. A chefia da nova categoria, inclusive, é de Susie Wolff, que já foi piloto de testes da Williams e foi chefe da equipe Venturi na Fórmula E – pessoa com experiência e altamente capacitada para o cargo.

Em resumo, o aumento do número de mulheres no esporte a motor é um desenvolvimento importante que beneficia a indústria e abre portas para muitas mulheres que desejam seguir uma carreira no automobilismo, mas ainda há um longo caminho a percorrer para garantir a igualdade de oportunidades para todos os envolvidos.

Não podemos desistir e continuaremos buscando oportunidades.

*Fabiana Ecclestone é brasileira, advogada, e atua como Vice-Presidente da FIA (Federação Internacional do Automóvel) para o Esporte na América do Sul

 

 

 

 

Mais informações à imprensa:
Cleber Bernuci
P1 Media Relations
+55 19 992 222 517
imprensa@p1media.com.br

Leia também...

03.07.2024

Sul-americano de Kart: Campeões da OK FIA e OK Júnior terão premiação para disputa do Mundial de Kart na Inglaterra

Iniciativa inédita foi anunciada por Fabiana Ecclestone, vice-presidente da FIA para o Esporte na América do Sul, durante a celebração dos 120 anos da entidade no Uzbequistão, no último mês. Regulamento já está disponível

29.06.2024

Prestes a correr nos EUA, Silas Passos destaca experiência na F-1600

Piloto conquistou um quinto lugar na categoria Master em prova ocorrida no domingo passado (23), no circuito de Interlagos

17.06.2024

Com colaboração brasileira, FIA anuncia novo Programa de Mentoria para Mulheres no Automobilismo

Visando facilitar o crescimento e o compartilhamento de conhecimento, o programa irá associar mulheres experientes àquelas que desejam avançar ou iniciar suas carreiras no esporte motorizado. Iniciativa tem colaboração da brasileira Fabiana Ecclestone, VP de Esportes da FIA na América do Sul

17.04.2024

Nueva generación de Ford Ranger 'Ultimate' inicia defensa del título SARRC para el equipo NWM Ford

La última evolución del Ford Ranger de Neil Woolridge Motorsport presenta un nuevo diseño agresivo basado en la actual camioneta Ranger, junto con mejoras en aerodinámica, refrigeración, altura off-road y visibilidad.

Entre em contato